quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Chá de carqueja

PHOTODISC/THINCKSTOCK

Conhecida também como iguapé, vassoura ou condamina, a carqueja é uma planta cheia de propriedades que auxiliam no funcionamento do organismo. A planta inteira pode ser usada e, geralmente, é consumida em forma de chá, mas é possível usá-la em temperos de carnes gordurosas, já que ela quebra as moléculas de gordura.

Com gosto característico e muito amargo, a planta é famosa e encontrada facilmente em todas as regiões do país. O chá de carqueja pode auxiliar no tratamento de várias doenças, mas existem contra indicações.

Benefícios da carqueja
As propriedades da carqueja reduzem a quantidade de glicose no sangue e, portanto, podem auxiliar no controle de alguns tipos de diabetes; combatem vermes intestinais; auxiliam no tratamento contra o trypanosoma cruzi, protozoário causador do mal de chagas; purificam o sangue melhorando a circulação; reduzem obstruções do fígado e vesícula biliar e auxiliam no controle de hipertensão. Ainda podem ser atribuídos a carqueja o controle e tratamento de problemas gastrointestinais, como úlceras, estomatites, afta, azia, má digestão, prisão de ventre e diarreia e o controle de temperatura, já quem uma de suas propriedades é antitérmica e auxilia no tratamento de gripes e resfriados.

A carqueja também é aliada das dietas, pois reduz a quantidade de glicose no sangue, melhora o funcionamento do intestino, tem efeito diurético, eliminando o inchaço e, portanto, ajuda a emagrecer.

Em 1999, um estudo clínico provou que a planta também tem ação antiviral para doenças como herpes simples e estomatite vesicular.

Contra indicação da carqueja
Embora a planta possa trazer benefícios, é importante lembrar que existem contra indicações. O consumo em excesso pode baixar o número de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela imunidade do organismo, e prejudicar o sistema imunológico. Além disso, pessoas hipertensas e diabéticas devem consultar um médico antes da ingestão do chá de carqueja, já que o uso junto com medicamentos para controle destas doenças pode resultar em sobrecarrego para o organismo.

Gestantes e lactantes também devem evitar o chá de carqueja. A planta tem algumas substâncias que podem ser abortivas, já que agem diretamente no útero. A produção de leite também pode ser alterada, além dos componentes serem transferidos para o bebê através da amamentação, o que pode desregular o organismo dele que ainda não está acostumado e preparado para receber determinadas substâncias.

Como fazer chá de carqueja
O chá pode ser feito de várias formas, entre elas acrescentando outras plantas, como erva-doce e camomila.

Para a receita simples, basta ferver 20 gramas de folhas picadas em um litro de água, abafar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.



por Beatriz Helena
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário