sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Chá de bananeira imbé trata úlceras e inflamações

Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e a casca seca da bananeira imbé podem ser utilizadas para tratar uma série de condições de saúde

A bananeira imbé, de nome científico Philodendron bipinatifidum, é uma planta pertencente à família das aráceas, sendo também conhecida como cipó-imbé e tracuá. Originário do Brasil, trata-se de um vegetal que, embora seja tóxico, proporciona benefícios à saúde.

Características da bananeira imbé
A bananeira imbé apresenta folhas gigantes, verdes, brilhantes e profundamente cortadas, o que as tornam diferentes e, por esse motivo, é bastante utilizada como planta ornamental em jardins e quintais. Já as flores não possuem muita importância ornamental, mas podem ser usadas em vasos para decoração de interiores.

Foto: depositphotos

Tolerante às baixas temperaturas, a bananeira imbé deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e com regas regulares.

Em tempos passados, a planta foi usada na pesca pelos nativos e remanescentes do meio rural brasileiro.

Propriedades e benefícios
Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e a casca seca da bananeira imbé podem ser utilizadas para tratar uma série de condições de saúde, como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com esta planta, pois as suas folhas podem ser tóxicas. O princípio ativo da bananeira imbé é o oxalato de cálcio.

As raízes do vegetal normalmente são usadas para confeccionar cestos, barbantes e outros itens.

Como preparar o chá de bananeira imbé?
O modo de preparo da infusão desta planta depende do problema de saúde a ser tratado. Veja a seguir:

Hidropisia
Para tratar hidropisia, basta cozinhar 10 gramas de cascas e folhas frescas de bananeira imbé em 1 litro de água. A recomendação de consumo deste chá é de várias xícaras ao dia, até que a condição melhore.

Úlceras
No caso do tratamento de úlceras, aplicam-se as folhas frescas amassadas. Nos outros casos, recomenda-se um banho com base no cozimento das folhas frescas e a casca do caule do vegetal.

Cuidados
Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais na literatura consultada, mas lembre-se que qualquer tratamento só deve ser iniciado sob orientação médica. Apenas um especialista poderá analisar o seu caso cuidadosamente e indicar o melhor tratamento.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário