sexta-feira, 30 de julho de 2010

Poejo – Muito bom para abrir o apetite




Poejo (Mentha pulegium) traz muitos benefícios à saúde, entre eles o de abrir o apetite. Mas suas propriedades não ficam só por aí, é bom remédio para enjôo, recomendado também para problemas respiratórios pois atua como expectorante, problemas digestivos, espasmos gastrointestinais, cálculos biliares e colecistite.
Mulheres grávidas não deve tomar como também na lactação, crianças menores de 6 anos também não pode usar, a utilização por longo tempo pode prejudicar o fígado.


Para fazer o chá:

Uma colher de sobremesa das partes de cima do poejo
Uma xícara de chá de água

Como preparar:

Ferva a água e desligue o fogo, acrescente o poejo e deixe a xícara tampada por uns 10 minutos.

Posologia

Tome uma xícara de chá 2 a 3 vezes durante o dia ou , tome durante ou depois das principais refeições.

terça-feira, 27 de julho de 2010

ABSINTO




ARTEMISIA ABSINTHIUM. LINEU.

Família das compostas.

SINONÍMIA – Losna, Erva Santa, erva dos Vermes, Losna Maior, Absintio Comum, acintro, Alvina,Aluína.

DESCRIÇÃO – Espécie originária da Europa, bastante cultivada no Brasil. Mede cerca de 1,10 m de altura e possui um cheiro agradável forte.
As folhas são brancas, oblongas e lanceoladas. Suas flores são hermafroditas, de cor amarela e formam cachos. Seu fruto é redondo e possui um sabor amargo.
Desta planta se obtém um óleo volátil, de cor verde, que é empregado na fabricação do licor do Absintio, bebida que provoca males a daúde, pois sua ação é exercida principalmente sobre o cérebro e sistema nervoso. Essa essência contém um principio amargo: “absintina” e “anabsintina”.

USO POPULAR – É um tônico muito usado nos casos de fraqueza orgânica. É também indicado contra distúrbio do aparelho digestivo, mau funcionamento do fígado e obstipação intestinal.
Usado com eficiência no combate a oxiúros e áscaris.
Fonte: Livro Plantas Medicinais de uso na Amazônia - Cultural Cejup pg. 10 e 11

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Propriedades Medicinais do Abacateiro




LAURUS PERSIA, LINEU
PERSEA GRATISSIMA, GAERTN.
PERSEA AMERICANA, MILL.

Família das lauráceas

SINONIMIA- Árvore que pode atingir até 20 metros de altura, possui caule pouco reto e é considerado, também, como ornamental, devido ao seu elegante porte. Sua s folhas são ovais, elípticas, coriáceas, alternas, pecioladas, de cor verde escura na parte superior e mais claro na parte inferior. Medem de 12 a 20 cm de comprimento por cinco a nove cm de largura. Suas flores são pequenas, de cor amarela ou branco esverdeado. Seu fruto tem formato de uma pêra, cor verde ou violácea e mede de 12 a 20 cm de comprimento e 15 cm de largura. O abacate é muito apreciado por conter uma polpa de cor verde amarelada, comestível, muito saborosa. Deste fruto se extrai um óleo, de cor amarelo esverdeado, muito utilizado na indústria de cosméticos. Esta árvore fornece uma madeira macia e compacta que é utilizada na marcenaria. São encontradas as seguintes substâncias na polpa do fruto: margarina,ácido málico, amido, estearina, glicose e ácido acético.
As folhas novas contêm o principio amargo denominado “Abacatina”. Alguns autores acreditam que esta planta seja originária da Pérsia, porém há outros que afirmam que ela deve ser oriunda do México ou da América Central. Certo é que vegeta em muitos países, sendo bem difundida em todo Brasil. A análise da polpa madura do Abacate apresenta esta composição:
Água..............................71,51%
Proteínas..........................2,15%
Matérias Graxas.............19,31%
Hidratos de Carbono........5,63%
Cinzas...............................1,36%

Contem ainda vitaminas e sais minerais.

USO POPULAR – o abacate, alem de muito rico em nutrientes, apresenta um sabor delicado, que o torna uma das frutas mais consumidas no País. A sua polpa contem um óleo rico em vitamina, A,B,D,E,G, alem de lecitina e fitosterol, que lhe confere propriedades anti raquíticas. A decocção ou o infuso das folhas do abacateiro tem emprego no tratamento de diarréia, reumatismo, infecção das vias urinárias, bronquite, alem de se constituir em um poderoso colagogo e diurético. A casca do abacateiro é vermífuga e bastante eficaz no tratamento de hemorróidas. O caroço do abacate, reduzido a pó, em infusão, é largamente usado na Amazônia, como Tonico do couro cabeludo e debelador de eczemas, alem de oferecer uma tinta negra muito empregada pelos indígenas párea tingir seus utensílios.

Fonte: Livro Plantas Medicinais de uso na Amazônia - Cultural Cejup pg. 9 e 10

Chá de Melissa – para cólicas, ansiedade e calmante

A Melissa ou Erva Cidreira (Melissa officinalis) conhecida pelas propriedades contra cólicas, ansiedade e serve tambem como um leve calmante.

Para fazer o chá:

Duas a quatro gramas de melissa (Erva cidreira)
Uma xícara de chá de água

Como preparar:

Para preparar faz-se uma infusão, ou seja, ferve-se a água e desliga-se o fogo. Em seguida, acrescenta-se melissa e deixando abafado por alguns minutos.

Posologia

Tomar uma xícara de chá de melissa de duas a três vezes ao dia.


Precauções

Pessoas com hipotiroidismo e pressão baixa não deve tomar o chá.

domingo, 25 de julho de 2010

Tanchagem - Inflamação na Boca e Faringe





tanchagem
Fonte: natural.enternauta.com.br

Tanchagem, Tansagem ou Tranchagem são nomes populares da mesma erva (Plantago major), variam apenas da pronuncia mais usual, tanchagem e que serve para inflamações na boca e faringe, segundo recomendações da ANVISA. Vejamos aqui como fazer um gargarejo para auxiliar a tratar estas inflamações.

Você vai precisar de:

6-9 g (duas a três colheres de sopa) das folhas de tanchagem
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Faça uma infusão, fervendo a água e, só depois de ter o fogo desligado, acrescentando a tanchagem.

Posologia

Aplicar no local afetado, bochechando e gargarejando três vezes ao dia

Precauções

Não utilizar em caso de hipotensão arterial (pressão baixa), obstrução intestinal e gravidez
Não engolir
Nunca utilizar a casca da semente

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Espinheira Santa bom para azia

(Maytenus ilicifolia)
Um ótimo remédio para aliviar os sintomas da azia é o chá de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia). A mesma tem propriedades para a gastrite. O chá também serve para dispepsia (má digestão.

Ingredientes para o chá:

1 ou 2 g das folhas de espinheira santa
150 ml (o correspondente a uma xícara de chá) de água

Como Preparar:

Ponha a água no fogo e deixe ferver. Depois , desligue o fogo e junte as folhas da Espinheira Santa, deixe tampado por mais ou menos 05 minutos.

Posologia

Tomar uma xícara do chá para azia de 3 a 4 vezes ao dia.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Camomila - Inflamações (boca e garganta)

O chá de camomila, alivia cólicas intestinais, esta planta tambem pode ser utilizada em em contusões ou processos inflamatórios na boca ou garganta. A camomila (Matricaria recutita) não é utilizada como chá, mas como compressa ou em gargarejos e bochechos.

Como fazer:
6-9g (2 a 3 colheres de sopa) de flores de camomila
150 ml (01 xícara de chá) de água

Como preparar:

O preparo é igual a um chá normal, ferve-se a água e desliga o fogo. Acrescenta-se as flores de camomila deixando abafado por alguns minutos.

Como usar
Aplicar no local em compressa, gargarejo ou bochecho de 3 a 4 vezes ao dia.

Cuidados
Não aplicar em regiões próximas aos olhos.

sábado, 17 de julho de 2010

Os benefícios da quinoa

A quinoa, mesmo não sendo tão conhecida no Brasil quanto a soja ou a linhaça, grãos considerados muito benéficos para a saúde, aos poucos começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3.

A quinoa possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades. Grão originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.

Vale lembrar que é recomendável lavar os grãos da quinoa em água quente antes de consumi-los, para que sejam melhor aproveitados os valores biológicos de suas proteínas.

Base da alimentação no império Inca, a quinoa ficou conhecida como grão sagrado. Outros benefícios do consumo desse cereal (que pode ser encontrado também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade e a memória e a recuperar os tecidos.

A Organização das nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO) já deu o aval a esse alimento que ainda não está popularizado no Brasil, mas já vem sendo cultivado, já que se adapta a qualquer tipo de solo, seja seco ou úmido e é resistente ao frio e ao calor.

Consumida há 10 mil anos pelos povos indígenas, a quinoa foi redescoberta pelos povos andinos e tem a Bolívia como o seu maior produtor mundial. No Brasil, vem sendo pesquisada desde a década de 80 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (Embrapa), que tenta adaptá-la ao solo de cerrado e os resultados têm se mostrado promissores, já que as características genéticas da espécie produzida no Brasil não diferem muito da andina.

Quinoa Informação Nutricional/Quantidade
Gorduras -> 1,9g
Carboidratos -> 17,6g
Fibras -> 2,8g
Proteínas -> 4,4g

Hoje em dia, quando é grande a preocupação com alimentação saudável e balanceada, a quinoa pode ser uma opção para quem tem prisão de ventre. Rica em fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino e é boa também para quem faz dieta com o intuito de emagrecer. É que o consumo da quinoa prolonga a sensação de saciedade. Representa uma ótima fonte nutricional para populações mais carentes. Serve de opção para celíacos, já que não contém glúten e para vegetarianos, pois substitui perfeitamente o consumo de carne vermelha. E mais: é indicada para idosos e para atletas que treinam pesado.

O grão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.
Fonte: www.bancodesaude.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Saiba como Limpar o seu Intestino sem Sofrimento

http://maissaude.org
Má Alimentação 

Malva - Chá para problemas respiratórios

Quando o assunto são as afecções respiratórias, a malva pode ser uma grande aliada. O chá da planta atua como um expectorante natural em adultos. Vejamos a receita deste chá de Malva (Malva sylvestris) segundo recomendações da ANVISA.

Você vai precisar de:

* 2g (uma colher de sobremesa) de folhas e flores de malva
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Coloque a xícara de água no fogo. Quando estiver a ponto de ferver, desligue e acrescente as folhas e flores de malva. Tampe e aguarde alguns minutos a infusão.
Posologia

Beba quatro xícaras do chá de malva ao longo do dia.
Receita Natural

A cor da saúde - Veja os beneficios das frutas

O vermelho das frutas fornece poderosos antioxidantes que previnem tumores, melhoram a circulação e ainda protegem contra problemas cardiovasculares.
A cor vermelha das frutas é sinônimo de que poderosos antioxidantes se encontram no alimento.
Entre eles estão a antocianina e o ácido elágico, responsáveis por grande parte dos benefícios do morango, amora, framboesa, cereja e romã.

A antocianina é um flavonóide com ação imunoestimulante, excelente para o sistema circulatório, pois evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos sanguíneos, esclarece a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Já o ácido elágico previne alterações celulares causadas pelos radicais livres, que podem levar ao câncer e a outras doenças degenerativas.
Já melancia e goiaba – além do morango – são importantes fontes de licopeno. Essa substância que confere a cor vermelha às frutas, evita o surgimento de doenças cardiovasculares, devido ao seu poder de redução do colesterol ruim (LDL), explica a nutricionista Márcia Dal Médico. Também tem importante papel na prevenção de câncer, especialmente o de próstata.
Porém, nem só de antioxidantes vivem as frutas de cor avermelhada. Confira quais os outros benefícios que cada uma pode trazer a saúde.

Aproveite ao máximo.
imagem: leituragastronomica.wordpress.com
O morango é realmente uma excelente fonte de antioxidantes. Além de antocianina, ácido elágico e licopeno, essa fruta apresenta catequina e delphinidin, dois compostos fenólicos que potencializam a ação contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Não é a toa que, devido a esse time antioxidante, o morango é uma das frutas que mais favorecem o rejuvenescimento da pele. A catequina ainda auxilia no fortalecimento das defesas do organismo.
A nutricionista Daniela Jobst acrescenta que a fruta é bastante rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol. Isso porque, ao serem digeridas, essas fibras formam um gel que se liga as gorduras e as elimina junto com as fezes.
Infelizmente, , o morango é um alimento bastante perecível e dura entre 3 e 4 dias no máximo, quando armazenado em geladeira. Por isso, saber escolher bem na hora de comprar é essencial para evitar o desperdício. A cor do alimento deve ter o tom vermelho, bastante vivo. Além de folhas e cabinhos bem verdes, e frutas com manchas escuras ou partes moles devem ser descartadas. Outra dica é não lavar o morango antes de colocar na geladeira, pois fruta molhada apodrece com maior facilidade.

Poder anti-inflamatório
imagem: brasilescola.com

Mais conhecida por ser a fruta que enfeita o topo do bolo ou do sorvete, a cereja, quando consumida fresca, pode trazer muitos outros benefícios.
Seus principais nutrientes são os ácidos naturais,como o salicílico, o succínico e o málico.
O ácido salicílico possui potente efeito anti-inflamatório, tão importante que a substância é utilizada como um dos componentes de analgésicos. Já os ácidos succínico e málico eliminam toxinas do sangue e estimulam as glândulas digestivas.
Assim como as outras frutas vermelhas, a cereja contém boas quantidades de vitamina C, que, junto com o ferro presente na fruta, é uma grande aliada no combate à anemia. O ferro ainda auxilia no armazenamento e transporte de oxigênio dentro da célula, acrescenta a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Para terminar, o cálcio, que participa da formação e manutenção da massa óssea do corpo, e a vitamina A, que mantém a saúde da pele e dos olhos, são mais alguns dos nutrientes que a cereja apresenta.

Pele rejuvenescida
imagem:alinhavodeideias.blogspot.com

Característica das estações quentes, a amora é uma fruta pequena, de sabor bem adocicado e com uma coloração que varia entre o vermelho e o preto.
É uma importante fonte de silício, mineral que estimula as proteínas de sustentação(colágeno e elastina), dando firmeza e tonicidade à pele. Por isso o mineral, junto com os antioxidantes da amora, favorece o rejuvenescimento do corpo.
Por conter bastante potássio, sua utilização como tônico muscular nas práticas esportivas vem crescendo. Isso porque esse mineral tem papel importante para o relaxamento muscular, promovendo a dilatação dos vasos e melhorando o fluxo sanguíneo, além de ser essencial para a conservação do equilíbrio ácido/base do organismo, afirma Greice.
A amora ainda possui boas doses de pectina, fibra solúvel que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, combate a prisão de ventre e regula a absorção intestinal do açúcar proveniente dos alimentos, equilibrando as taxas de glicose.
Por fim, seu suco quente ainda auxilia contra problemas de garganta, como rouquidão e inflamações.
Fibras poderosas

A framboesa está entre as frutas mais ricas em fibras solúveis. Essas fibras, ao ajudarem na eliminação de gorduras, melhoram os níveis de colesterol no sangue,reduzem o risco da formação de cálculos biliares e retiram metais e toxinas indesejáveis do corpo, fazendo uma verdadeira faxina no organismo.
Além disso, a fermentação dessas fibras por bactérias da flora intestinal permite baixar o pH desse meio, tornando-o mais ácido, o que é favorável para o desenvolvimento de boas bactérias de melhoria da flora, complementa a nutricionista Luana Vasconcelos.
Entre outros nutrientes presentes na fruta está o manganês. O mineral é necessário para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, atua na saúde dos nervos e na normalização do nível de açúcar no sangue, diz a nutricionista Lilian Speziali.
Além do manganês, a vitamina C, presente em grande quantidade na framboesa, também favorece as defesas do organismo, melhorando a resistência do corpo contra infecções.

Hidratação para o organismo
90%: essa é a percentagem de água que está presente na melancia. Essa grande quantidade faz da fruta uma ótima fonte de hidratação, principalmente depois de um exercício físico ou nos dias quentes de verão. Além disso, favorece a eliminação de líquidos retidos no organismo, combatendo os indesejáveis inchaços.
A melancia também fornece vitaminas C e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo, o fósforo faz parte da estrutura das membranas das células, além de ser essencial à transmissão de impulsos nervosos e armazenamento e liberação de energia, informa Greice.
Apesar de ser pouco calórica (cada fatia pequena contém 33 calorias, tornando-a ótima opção para o cardápio de dietas), a melancia concentra grande quantidade de frutose, um tipo de açúcar de fácil digestão que pode elevar o nível de glicose no sangue rapidamente. Por isso, quem sofre de diabetes deve ficar de olho na quantidade consumida.
Na hora da compra, prefira sempre a melancia inteira.quando fatiada, o contato com o ar oxida parte de seus nutrientes, diminuindo seus benefícios. Além do mais, o manuseio da fruta cortada pode aumentar o risco de multiplicação de micróbios.

Barreira contra o Câncer
imagem:noticias.r7.com
Além do ácido elágico, a romã conta com os benefícios de mais dois tipos d ácidos; o gálico e o protocatequínico. Juntos, eles barram moléculas que danificam as estruturas das células e podem causar câncer, afirma um estudo realizado pela Universidade de são Paulo(USP), que também atribui aos ácidos elágico e gálico o poder de proteger as paredes internas das artérias, reduzindo as chances de ocorrer problemas cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
Outros nutrientes, como potássio e vitaminas A e B9 _ mais conhecida como ácido fólico _ também são encontrados na fruta. A vitamina A mantém os olhos protegidos contra infecções, trabalha para a saúde da pele, evitando manchas e garantindo um bronzeado mais bonito, e é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico . o ácido fólico é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê desde o inicio da gestação e, por isso, deve ser consumido antes mesmo da mulher engravidar.
As cascas da romã ainda produzem um chá com efeito vermífugo e anti-inflamatório.

Aliada do peso
Além de trazer muitos benefícios a saúde, a goiaba pode ser uma ótima aliada na perda de peso. Isso porque possui apenas 54 calorias a cada 100g e é repleta de fibras da polpa até a casca.
Como esses nutrientes demoram mais para serem digeridos, acabam prolongando a sensação de saciedade e mantém a fome longe por mais tempo.
As fibras ainda melhoram o funcionamento do intestino e contribuem para a regulação dos níveis de colesterol e glicose no sangue.
A concentração de vitamina C na goiaba é uma das maiores entre os alimentos, porém, sua versão branca contém maior quantidade que a vermelha. Esse nutriente não só fortalece a imunidade e auxilia na cicatrização, como também é antioxidante, atuando contra a ação dos radicais livres no organismo.
Segundo a nutricionista Teresa Labanca, a fruta possui também razoáveis concentrações de vitamina A e vitaminas do complexo B, entre elas a B2(riboflavina) e a B3(niacina). A riboflavina melhora a absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos, sendo peça importante na produção de energia. Já a niacina participa da formação de neurotransmissores, incluindo a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.
Texto: Alice Ramos
Consultoria: Carolina Marques, Daniela Jobst, Greice Caroline Baggio, Lilian Speziali, Luana Vasconcelos, Márcia Dal Médico e Teresa Labanca.
Nutricionistas: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga.
Revista: O Poder das Frutas ano 2 nº 2 pags. De 6 a 9


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

domingo, 11 de julho de 2010

Falsa Melissa - Chá para Gases

A falsa melissa, também falsa erva cidreira ou apenas cidreira (Lippia alba) é eficaz não só contra a flatulência, ou gases intestinais, mas para vários outros males relacionados como cólicas abdominais, distúrbios estomacais e o chá de falsa melissa atua como digestivo. Além disso, resolve quadros leves de ansiedade e insônia, atuando como calmante suave. Confira a receita desta chá conforme especificações da ANVISA para uso adulto ou infantil.


Você vai precisar de:

* 1 a 3 g (de uma a três colheres de chá) das partes aéreas da planta
* 150 mL (uma xícara de chá)

Modo de Preparo:

Coloque a xícara de chá de água para ferver e, assim que levantar fervura, apague o fogo. Então acrescente a falsa melissa e deixe tampado por alguns minutos.
Posologia

Beber de três a quatro xícaras do chá ao longo do dia.
Cuidados

* Não utilizar em casos de hipotensão (pressão baixa)
* Doses elevadas podem levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia
Receita Natural

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pepino - Conheça o quão precioso ele é



01.PEPINOS conteem a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02.Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03.Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04.As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

05.Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

06.Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos conteem bastante açúcar, Vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07.Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08.Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09.Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10.Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11.Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12.Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13.Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes.
============ ========= =
SUCO DE PEPINO

O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, visícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. 
O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.. .
Dora Saunier

Dez Motivos para Usar a Babosa

 

O uso da Babosa poderá lhe trazer um novo ânimo para viver a vida, reforçando todas as suas defesas imunológicas e dando novo vigor ao seu corpo.
Veja alguns motivos para usar a Babosa:

Edição: Antônio Ventura  Em: Medicina Natural

1. Contribui para a saúde e higiene da sua boca. Tomar o Gel diariamente assegura e permite a manutenção da saúde, fornecendo ao organismo de forma natural estes aminoácidos essenciais.
Uma análise da planta de Aloe Vera demonstrou que nenhuma outra planta conhecida, consegue duplicar da mesma forma estes aminoácidos essenciais.
2. O Gel da Babosa inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, Ácido Fólico e Niacina. O corpo humano, simplesmente não consegue armazenar algumas destas vitaminas.

Por esse motivo é necessário uma suplementação regular através da alimentação. A melhor forma de conseguir isso é beber uma dose diária de Aloe Vera Gel, construindo de forma natural um sistema de defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
3. Ajuda a regular o peso e os níveis de energia, pois auxilia a libertação de toxinas. O Gel do Aloe Vera apresenta na sua composição, 12 substâncias naturais que mostraram melhorar a flexibilidade muscular e o bom funcionamento das articulações.
A Babosa ajuda na manutenção das articulações e mobilidade muscular.
4. A Babosa  fornece um vasto leque de materiais para a construção e manutenção de uma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias.
Utilizando os nutrientes do Aloe Vera, a pele poderá combater de uma forma eficaz, os efeitos do envelhecimento precoce. Uma dose diária de Aloe Vera Gel pode ser exatamente o que a sua pele necessita.
5. Potencia a manutenção e elasticidade da pele e os níveis saudáveis de colágeno. Fibroblastos são células que podemos encontrar na pele, que produzem fibras como o Colágeno e a Elastina. Estas fibras estruturam a pele dando-lhe um aspecto mais saudável. Quanto mais tiver, mais nova a sua pele permanecerá.
O Aloe Vera estimula os fibroblastos a reproduzirem-se mais rapidamente, produzindo-se assim maior quantidade de fibras. O Aloe Vera ajuda a capacidade regeneradora da pele.
6. Contribuição para a ingestão da dose diária recomendada de sais minerais (cálcio, sódio, ferro, potássio, magnésio, cromo, manganésio). Todos sabemos que para manter o bem-estar e a saúde é necessário que o organismo reponha os níveis de minerais, o que é conseguido pela ingestão de alimentos que fazem parte da nossa dieta.
Beber Aloe Vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.
7. A Babosa estimula o funcionamento intestinal tem um efeito maravilhoso na estimulação do funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal, e alivia os incômodos associados ao funcionamento do intestino.
8. As propriedades antiinflamatórias atuam reduzindo a inflamação sem potenciar efeitos secundários. A Babosa tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite ou picadas de inseto.
9. O consumo diário da Babosa permite a ingestão de aminoácidos, essenciais ao bom funcionamento do organismo. Fornece um apoio de forma natural, ao sistema imunológico.
O nosso sistema imunológico funciona sem parar, protegendo o nosso organismo. O Aloe Vera com as suas propriedades naturais, dá ao organismo as reservas necessárias para este utilizar de acordo com as suas necessidades.
10. Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele em caso de queimaduras. Como a Babosa contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária.
O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.
“Quatro são os alimentos que são indispensáveis para o bem-estar do homem: O trigo, a uva, a oliva e o Aloe Vera. O primeiro alimenta, o segundo levanta seu ânimo, o terceiro o coloca em harmonia e o quarto o cura” Cristóvão Colombo (1451-1506)
“A razão principal do fracasso da medicina moderna está no fato dela se ocupar dos defeitos e não das causas” Dr. Edward Bach (1886-1936)
Edição: Antônio Ventura  Em: Medicina Natural

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Agrião

O agrião (Nasturtium officinale), da família Cruciferae, é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes.

O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. É uma brássica, assim como a couve, o repolho e o brócoli. Além deste, existe outro tipo de agrião, chamado agrião d’água. Como esse tipo é raro no mercado brasileiro, não será tratado nesta cartilha.

Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.

Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.

O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.

Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, pois é muito refrescante.

Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Vale experimentar: Agrião com Abacaxi

Ingredientes:

1/2 maço de agrião
1 abacaxi
1 litro de água gelada
açúcar a gosto

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador;
Coe e sirva gelado.
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 litro
Sugestão: substitua o abacaxi por frutas como laranja e maracujá.
Saiba mais sobre o agrião
Fonte: emplastrum


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Cebolas medicinais

Cebola (Allium cepa) e alho (Allium sativum) são considerados remédios para quase tudo. Se o leitor procurar na internet, encontrará dezenas de páginas sobre as propriedades destes dois alimentos/temperos, que são muito utilizados na culinária brasileira. Até mesmo Gilberto Gil já compôs uma música em homenagem ao alho, “Pílula de Alho”, sobre as propriedades medicinais deste, conhecidas desde a antiguidade. Muitas propriedades medicinais do alho e da cebola são reconhecidas cientificamente, e foram objeto de inúmeros estudos que relatam várias substâncias destas plantas, principalmente substâncias sulforadas (contendo átomos de enxofre) [1].

O estudo mais recente menciona que uma mistura de cebola, mel e vinagre pode ser utilizada para o tratamento de diabetes e para controlar a pressão arterial (mas os detalhes desta receita não são indicados, nem como deve ser tomado, e nem em que casos esta mistura é recomendada). Além disso, diz também que as cebolas apresentam atividade anti-carcinogênica (de formação de células de câncer). Além disso, o estudo faz referências a propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobiana, antifúngica, antiparasítica e antiespasmódica da cebola, que pode, inclusive ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Ou seja, cebola parece ser uma verdadeira panacéia [2].
Os autores do estudo isolaram uma substância, que foi chamada de onionina A (do inglês, onion = cebola), identificada utilizando-se técnicas de análises químicas modernas, como ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas. A estrutura química da onionina A apresenta algumas caracteríticas bem particulares, como a presença de dois grupos sulfóxido (S+_O-).

Os autores do estudo investigaram a capacidade da onionina A de inibir a expressão de um processo chamado de CD163. Este processo ocorre quando células normais humanas (chamadas de macrófagos) são tratadas com uma enzima chamada de interleucina-10 (IL-10). Estes macrófagos podem se infiltrar em células cancerígenas, e formar os chamados “macrófagos associados a tumores” (TAM, tumor-associated marophages). No caso de alguns tumores, a presença de TAMs pode diminuir a capacidade de tais tumores serem bem diagnosticados (em tempo), fazendo com que os tumores se desenvolvam sem que possam ser detectados. A onionina A, isolada da cebola, apresentou inibição do processo CD163, o que sugere que esta substância da cebola inibe a associação de macrófagos com células tumorais. Mais uma propriedade descoberta para uma das muitas substâncias presentes na cebola.

[1]ResearchBlogging.orgRose, P., Whiteman, M., Moore, P., & Zhu, Y. (2005). Bioactive S-alk(en)yl cysteine sulfoxide metabolites in the genus Allium: the chemistry of potential therapeutic agents Natural Product Reports, 22 (3) DOI: 10.1039/b417639c

[2] ResearchBlogging.orgEl-Aasr, M., Fujiwara, Y., Takeya, M., Ikeda, T., Tsukamoto, S., Ono, M., Nakano, D., Okawa, M., Kinjo, J., Yoshimitsu, H., & Nohara, T. (2010). Onionin A from Allium cepa Inhibits Macrophage Activation Journal of Natural Products DOI: 10.1021/np100105u
Mais sobre cebola


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Chá Para Tosse

O chá indicado para tosse desta receita é feito de uma planta chamada chambá, mas que, curiosamente é conhecida como Melhoral e por vezes Anador. Trata-se da Justicia pectoralis que, segundo recomendações da ANVISA tem poderes de curar tosse em adultos e crianças além de agir como expectorante e broncodilatador.

Você vai precisar de:

* 5g (cinco colheres de chá) das partes aéreas da erva chambá
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Faça uma infusão como a de costume: Coloque a água para ferver e, ao chegar no ponto de fervura, desligue o fogo, só então acrescentando o chambá. Depois disso, tampe e deixe abafado por alguns minutos.
Posologia

Beber uma xícara do chá para tosse de duas a três vezes ao dia.
Precauções

Evitar em caso de tratamento com anticoagulantes (ou problemas de coagulação) e analgésicos
Receita Natural

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Suco de maçã é benéfico para pessoas com Alzheimer

 


O consumo diário de suco de maçã pode ser benéfico para pessoas com doença de Alzheimer, segundo pesquisa da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, embora a bebida não tenha efeitos em relação à função cognitiva dos pacientes, ela está associada a uma melhora em seu humor – que geralmente declina com a progressão da doença degenerativa -, amenizando sintomas como ansiedade, agitação e delírio.
Avaliando 21 pacientes com a doença em estágios moderados ou graves, os pesquisadores observaram que o consumo diário de aproximadamente 250 ml de suco de maçã estava associado a uma melhoria de 27% nos sintomas comportamentais e psicóticos desses pacientes. Os resultados, entretanto, não indicaram diferenças nas escalas de atividade da doença e da capacidade de realizar as atividades da vida diária.
“O modesto, mas estatisticamente significativo, impacto do suco de maçã sobre os sintomas psicológicos e comportamentais da demência no estudo alimenta o corpo de evidências que apoia a utilidade das abordagens nutricionais, incluindo sucos de frutas e vegetais, em atrasar o início e a progressão da doença de Alzheimer, mesmo frente aos conhecidos fatores de risco genéticos”, destacam os autores. Baseados nos resultados, os especialistas consideram o suco de maçã um suplemento útil que “pode, inclusive, reduzir a carga do cuidador”.

Suco de beterraba diminui risco de doença do coração e AVC

 
Quem gosta de suco de beterraba e apresenta hipertensão tem um motivo a mais para bebê-lo. De acordo com pesquisadores do Instituto de Pesquisa William Harvey, da Universidade Queen Mary de Londres, Inglaterra, ele reduz a pressão arterial dentro de 24 horas e, assim, diminui o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

A equipe comparou pacientes que receberam um copo por dia de 250 ml da bebida com os que ingeriram cápsulas de nitrato. Os dois métodos foram igualmente eficazes na diminuição da pressão.
Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico. A publicação Hypertension, da Associação Americana do Coração, divulgou os resultados.
No ano passado, um estudo realizado pela Universidade de Exeter e Escola de Medicina Península, na Inglaterra, concluiu que beber suco de beterraba pode deixar a prática esportiva menos fadigante. O líquido aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.
Fonte: Terra