terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os vegetais verdes no combate ao diabetes.




Fonte: www.blogdocatarino.com


Consumir mais vegetais verdes, como espinafre e outros itens folhosos, pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, revelou um estudo publicado pelo British Medical Journal. O levantamento entra em um campo controverso, e os autores alertam que é preciso pesquisar mais.

Uma equipe da Universidade de Leicester (Inglaterra), chefiada por Patrice Carter, revisou seis estudos feitos com 200 mil pessoas que exploraram o vínculo entre o consumo de frutas e vegetais e a doença. Comer uma ou meia porção extra de vegetais verdes reduziria em 14% o risco de desenvolver a doença, mas ingerir mais frutas e vegetais combinados demonstrou ter um impacto desprezível.

A alimentação e a prática de exercícios são formas de prevenção conhecidas, mas quais alimentos funcionam melhor e por que permanecem questões sem resposta, em face dos poucos estudos realizados. A equipe de Carter sugere que os vegetais de folhas verdes são úteis porque são ricos em antioxidantes e magnésio.

Em outro estudo, divulgado no British Journal of Pharmacology, cientistas chineses informaram que um composto extraído de ervas ajudou a reduzir o impacto do diabetes tipo 2 em camundongos. A emodina inibe a enzima 11-Beta-HSD1, que desempenha um papel na resistência à insulina, hormônio que ajuda a remover o excesso de açúcar do sangue.

– Seria necessário desenvolver elementos químicos com efeitos similares aos da emodina. Estuda-se quais deles poderiam ser usados como medicamento – disse Ying Leng, do Instituto de Matéria Médica de Xangai.

Saiba mais sobre o diabetes.

O diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, se espalha rápido entre os países em desenvolvimento, à medida que suas populações adotam uma dieta rica em gorduras e açúcar e seguem um estilo de vida sedentário.
São mais de 220 milhões de portadores no mundo. A doença mata mais de 1 milhão de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O diabetes é tratado com injeções de insulina e a adoção de uma dieta para controle dos níveis de açúcar.
Sem os devidos cuidados, a enfermidade pode provocar problemas cardíacos, cegueira, amputações e falência renal.

Benefícios do tomate para a saúde




Fonte: Blogers

Muitas pessoas compram o tomate e às vezes acabam deixando de lado e não comendo e esse alimento que até estraga na geladeira, isso não é bom porque sabemos que o tomate é um alimento totalmente rico em vitaminas A, B e C ainda é um tempero delicioso e tem funções interessantes que podem ser administradas como remédios. Os benefícios dele se classificam em trazer estimulação da secreção gástrica, auxiliar no tratamento de pele, gota prisão de ventre e reumatismo, favorece também o crescimento e auxilia contra as infecções bacterianas, se você tem queda de cabelos fique sabendo que o tomate pode auxiliar nisso e para quem tem queimaduras de sol pelo corpo pode preparar o suco de tomate puro para passar no local das queimaduras várias vezes por dia. Como é o caso da maioria das frutas que tem essas vitaminas os cientistas descobriram que o tomate pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, pois suas sementes envolvem uma substancia que é muito importante para o impedimento da formação de coágulos, por sinal os tomates são a fonte mais rica em anticoagulantes do mundo.

Para quem tem que tratar os cálculos renais pode usar e abusar do auxilio do chá de tomateiro porque este tem propriedades especializadas em eliminar o acido úrico, sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais. O tomate não é apenas para ser ingerido porque existem muitos produtos de beleza que tem fontes dele, a base de onde os produtos de beleza são feitos do licopeno uma substância que é extraída da polpa do fruto beneficiando a beleza. Seu efeito para a pele pode ser considerado o mesmo da vitamina A, só que tem a vantagem de não conter seus sintomas adversos já que ele não precisa estar composto em ácido retinóico que pode causar irritação e fotossensibilidade. Sobre nossa pele o tomate tem um grandioso poder contra os radicais livres que são os maiores responsáveis pelo envelhecimento, manchas e flacidez, o que precisamos fazer é uma dieta “mediterrânea” que tem como principal alimento diariamente o tomate podemos notar por isso que os povos como franceses, espanhóis, italianos como os mais saudáveis do mundo.

Cinco benefícios que a melancia traz para sua dieta




Foto: Thinkstock

No calor, nada melhor que comer algo com poucas calorias como sobremesa. Além dos efeitos refrescantes e saborosos da melancia, existem outros cinco importantes motivos de adicionar essa fruta em sua dieta. O ideal é mantê-la em seu cardápio por no mínimo, duas semanas. Confira quais são os benefícios:

1. Dieta de desintoxicação

A melancia é composta por 95% de água. Em dietas de desintoxicação, você está autorizado a consumir até dois quilos de melancia, com a recomendação importante: a última “refeição” deve ser antes das 19h. Além disso, é proibido associar a melancia com carnes, alimentos enlatados ou fritos porque pode causar indigestão. Para eliminar a constipação, coma duas fatias de melancia pela manhã e mais nada por duas horas.

2. Propriedades anti-cancerígenas

O licopeno, substância que proporciona a cor vermelha da melancia, é muito eficiente na prevenção do câncer. Sementes de melancia estão cheias de “gorduras boas” e magnésio. Além disso, têm alguns outros nutrientes que melhoram a visão.

3. Curvas definidas

A melancia não tem colesterol nem gordura. Em 100 gramas de fruta, são apenas 25 calorias. Para manter as curvas, escolha dois dias da semana em que somente consumirá melancia e água mineral. Nos outros cinco dias, troque uma refeição por um grande pedaço da fruta. Mas não se esqueça de manter uma dieta equilibrada com proteínas e lipídios também.

4. Limpeza dos rins

A melancia tem grande quantidade de potássio, que é ótimo para limpeza dos rins, e muitos antioxidantes, que ajudam a mantê-los saudáveis. Além disso, a melancia reduz a quantidade de ácido úrico no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal.

5. Protege o coração

Melancia tem a capacidade de reduzir a pressão sanguínea e temperatura corporal. Por isso, recomenda-se consumir melancia em dias quentes, porque reduz o risco de ter um derrame. O licopeno auxilia o coração a funcionar melhor e beta-caroteno mantém seu coração jovem e previne as doenças cardíacas normais que vêm com o passar dos anos.

domingo, 29 de agosto de 2010

Melão de São Caetano

Fonte: Receita Natural

O Melão de são caetano pertence ao gênero botânico Momordica pertencente à família Cucurbitaceae; muito conhecido como “melãozinho”.

O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorróidas.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão-de-são-caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

balsamina longa,
caramelo,
erva de são caetano,
erva de lavadeira,
erva de são vicente,
fruto de cobra,
goya,
melão de são caetano,
melãozinho,
meloeiro de são caetano,
nigauri,
nigagori,
quiabeiro de angola,


Propriedades:

É adstringente, afrodisíaca, aperitiva, cicatrizante, depurativa do sangue, laxante, purgativo, vermicida.
Auxilia em casos de afecções biliares,
Catarata, dores de ouvido, dor reumática, escabiose, enxaquecas, febre, fígado, menstruações, picadas de insetos, Livra de cólicas abdominais, colite, hemorróidas, infecções da pele, irrigação vaginal, leucorréia,
No tratamento de cravos.

Cuidados

Pode decair a taxa de glicose sanguinea, pode ter ação teratogênica, causar aborto

Pode interagir com hipoglicemiantes.

Foto do Melão de São Caetano por Asian Health Secrests.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Chá de Cajueiro

Fonte: Receita Natural

Mais um dos medicamentos recomendados pela ANVISA, desta vez utilizando a árvore que fornece os cajus, o cajueiro (Anacardium occidentale). O grande benefícios desse chá é tratar a diarreia que não tenha sido causada por infecção.
Você vai precisar de:

4,5 g (uma colher de sopa e meia da entrecasca do cajueiro
150ml de água (uma xícara de chá)

Modo de Preparo:

Deve-se fazer decocção dos ingredientes citados, deixando tudo a ferver por cerca de cinco a dez minutos.
Posologia

Beber uma xícara de chá de três a quatro vezes por dia.
Precauções

Não utilizar por mais tempo que o recomendado.
Também evitar durante a gravidez
Não utilizar com medicamentos anticoagulantes, corticóides e antiinflamatórios.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde





Hora do chá
Fonte: www.maisde50.com.br
da redação
24/08/2010

Incluir uma xícara de chá em algum momento de seu dia pode trazer grandes benefícios à saúde. A medicina cada vez mais descobre as vantagens das ervas em nossas vidas e comprova que essa bebida pode ser um santo remédio em algumas situações. Uma recente pesquisa realizada pela European Journal Clinical aponta que o chá oferece mais vantagens à saúde do que a água, combate a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce, e ainda protege contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.


Segunda bebida mais consumida do mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos. Reza a lenda que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte descansavam sob uma árvore enquanto ferviam água quente para beber. Algumas folhas caíram dentro do recipiente. Encantado com o aroma e a cor do líquido, o imperador resolveu bebê -lo e, surpreendentemente, sarou da enfermidade que o acometia. Assim nasceu o chá.

Os chás são muito indicados para alguns sintomas exclusivamente femininos. É o que afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori. “Nas mulheres, que costumam sofrer bastante com os incômodos das cistites (infecções urinárias), eles estimulam a bexiga. A fitoterapia (terapia das ervas), nesse caso, serve para complementar os tratamentos convencionais (alopáticos ou homeopáticos) nas doenças crônicas”, diz Vanderlí.


Vale salientar que ainda que a maioria das ervas ofereça segurança, é sempre bom ouvir a opinião de um especialista, pois elas podem ajudar no processo de cura, mas, muitas vezes, não atuam sozinhas. ”Pessoas que usam medicamentos frequentemente não podem ingerir qualquer chá, pois há o risco de a planta interferir na ação do remédio”, destaca a nutricionista.

Existem as plantas chamadas adaptogênicas que podem ser usadas no combate ao estresse. “Como o nome diz, essas espécies nos ajudam na adaptação ao meio em que vivemos, aumentando a resistência do organismo nas situações de ansiedade. Um bom exemplo é o ginseng, que auxilia quem quer prevenir o nervosismo e a fadiga e serve ainda de antídoto quando esses problemas já se instalaram no organismo”, complementa Vanderli.

A nutricionista aconselha comprar a planta seca em farmácias de manipulação, em vez das opções industrializadas, e tomar o chá morno ou frio - nunca quente ou gelado em excesso. "A quantidade máxima diária deve ser de um litro", alerta.

Uma xícara de chá sem açúcar tem, em média, apenas duas calorias. Os especialistas recomendam ingerir a bebida sem adoçá-la, a fim de preservar o seu sabor original.

“Preste atenção às suas reações físicas e emocionais ao usar os chás como medida preventiva da saúde. Nem sempre o efeito é o mesmo para todo mundo. Há pessoas que ficam agitadas com determinada planta, enquanto outras sentem sono ou sensação de calma,” conclui a fitoterapeuta.

Benefícios para o corpo

Desperta a mente
A teína, a mesma substância que a cafeína mas existente no chá, diminui a fadiga e mantém a mente desperta, embora a ingestão de infusões muito concentradas ou em jejum possa causar náuseas e vómitos, devido ao conteúdo rico em taninos.
Se for ingerido em doses elevadas também provoca nervosismo, insónia e taquicardia. Para diminuir a quantidade de cafeína do chá, pode derramar-se água a ferver nas folhas e deixar repousar 30 segundos, antes de preparar a bebida.

Diminui o peso
Alguns estudos indicam que o chá verde pode ajudar a perder peso, uma vez que aumenta o calor durante a digestão, o metabolismo dos alimentos, a absorção e o dispêndio de energia proveniente da gordura necessários para o emagrecimento. O poder diurético do chá potencia ainda a eliminação dos líquidos que dificultam a perda de gordura.


Protege os dentes
Uma chávena de chá por dia diminui o risco de cárie, sendo a protecção maior quando se fazem bochechos com a bebida. Um estudo britânico de 1991 sugere que a ingestão de chá previne doenças de estomatologia, uma vez que contem flúor. No entanto, o uso abusivo provoca manchas nos dentes, causadas pelas concentrações de corantes naturais.

Defende o organismo
O chá aumenta as defesas do organismo, ao ajudar os glóbulos brancos a defenderem-se de infecções e das invasões de bactérias ou vírus.
O tanino do chá verde protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas

Melhora a digestão
O chá ajuda a melhorar a digestão, porque os óleos essenciais aumentam o fluxo de sucos gástricos. Este é um dos principais motivos porque os chineses e japoneses têm o hábito de tomar chá depois das refeições.

Erva Doce - Chá para Cólicas Gastrointestinais

O chá de erva doce é muito utilizado e conhecido por suas propriedades contra as cólicas, sejam em bebês quanto a cólica gastrointestinal que temos a receita de hoje. Esta receita tem o aval da ANVISA que, além de recomendar a erva doce (Pimpinela anisum também conhecida com Anis) para estas cólicas, também mostra ser eficiente contra má digestão e atua como expectorante.





Você vai precisar de:

1,5 g (três colheres de café) com os frutos da erva doce
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Aqui faremos uma decocção, fervendo os frutos da erva doce por alguns minutos junto com a água. A observação é que a erva doce deve ser amassada imediatamente antes de ser utilizada.

Posologia

Uma xícara do chá de erva doce três vezes ao dia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aprenda a fazer um suco rejuvenescedor





A nutricionista Daniela Martinazzo ensina a fazer o suco da horta. A receita é refrescante e tem propriedades antioxidantes, que protegem o corpo da ação danosa dos radicais livres - moléculas que, em excesso, podem provocar o envelhecimento precoce. Assista ao vídeo!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Se livre de calos e cravos através de frutas,verdura e plantas

Banana: amarrar a casca da banana sobre o calo, colocando a parte de dentro em contato com o mesmo.

Cebola: amarrar um pedaço de cebola crua em cima do calo. Fzer 3 dias.

Mamão: Amarrar uma pequena fatia de mamão verde em cima do calo. Fazer 3 dias.

Babosa: Amarrar um pedaço de folha de babosa cortada ao meio em cima do calo. Deixar pelo menos 1 noite, depois trocar.

Livro: Cuidar da saúde através das plantas.

Embora aqui você encontre todas as aplicações de inúmeras plantas, além das diversas maneiras de utilizá-las, lembre-se de que tudo deve ser usado com moderação e preferencialmente sob os cuidados e indicações de um profissional especializado. Não se arrisque inutilmente, tentando a auto-medicação.





Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

Chá de Quebra Pedra - Cálculo Renal – Tratamento




Phyllanthus niruri
Fonte: Receita Natural
Litíase renal os populares cálculos renais, podem ser tratados com os tradicionais chás de queba pedra. Isso porque o quebra pedra (Phyllanthus niruri) auxilia na eliminação destes cálculos renais desde que pequenos. Claro, o chá de quebra pedra não substitui o tratamento médico, mas pode auxiliar, e muito aliviar os sintomas do cálculo renal. Veja a receita conforme recomendação da ANVISA.



Você vai precisar de:

3g (uma colher de sopa) das partes aéreas do quebra pedra
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente o quebra pedra de deixe abafado por alguns minutos para extrair as propriedades da planta por infusão.
Posologia

Utilizar uma xícara do chá de duas a três vezes ao longo do dia.
Cuidados

Não expelirá cálculos renais grandes
Não deve ser utilizado na gravidez
Não tomar doses acima das recomendadas e não utilizar por mais de três semanas consecutivas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Boldo do Chile - Chá colagogo e colerético




Fonte: Receita Natural
Peumus boldus
O chá de boldo é uma das mais tradicionais receitas contra a má digestão. É claro, existem outras como a carqueja, espinheira santa, cúrcuma e até o mamoeiro. Mas o boldo ou o boldo do chile (Peumus boldus) que é objeto deste artigo reina absoluto contra a dispepsia (distúrbios da digestão como colagogo e colerético)

Você vai precisar de:

1 a 2 g (uma a duas colheres de chá) das folhas de boldo do chile
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão normal. Ferva a água e apague o fogo. Uma vez fervida, acrescente na água as folhas de boldo do chile e deixe o recipiente tampado por alguns minutos.
Posologia

Utilize duas xícaras de chá ao longo do dia.
Precauções

Não utilizar em casos de obstrução das vias biliares, doenças severas no fígado e em casos de gravidez.
Evitar usar em pessoas com doença hepática aguda ou severa, colecistite séptica, espasmos do intestino e íleo e câncer hepático
Não exceder a dosagem recomendada

Quinua – benefícios



A Quinua é um grão originário dos Andes. É saboroso e concentra aminoácidos que formam uma proteína de alto valor biológico.


Além da proteína, este alimento é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, sendo assim dificilmente se transforma em gordura.

Mas não é só isso!, a Quinua ainda conta com vitaminas, sais minerais e gordura boa inclusive ômega 3 que limpa as artérias.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conheça a planta alternativa para substituir o açúcar.



Stévia

Fonte:Equipe Bem Star 
Por mais que apareçam adoçantes naturais como a stévia, que são indicados por profissionais de nutrição, para tentar amenizar e prevenir alguns problemas causados pelo açúcar, principalmente o refinado. A questão é, mesmo sabendo que esses produtos são muito mais saudáveis, algumas pessoas não conseguem utilizá-lo, pois sentem um pouco de sabor residual.

A Agave pode ser uma boa opção para substituir o açúcar nas refeições diárias. A plantinha de nome diferente pertence à família Agavaceae, e é de origem Mexicana. A produção ocorre através de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta. A coloração do extrato é amarelo-claro, possui odor agradável e textura mais suave que o mel, não contém glúten, é sem lactose e de origem vegetal.

A importância incluir o agave na alimentação é que se trata de um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar, e de baixo índice glicêmico, o que permite sua utilização por diabéticos controlados.

O extrato de agave vendido em algumas lojas é orgânico, o que garante ainda mais a qualidade do alimento, já que o certificado orgânico é dado apenas para produtos cuja matéria-prima foi cultivada sem a utilização de aditivos químicos.

Outro ponto muito interessante é que seu poder de adoçar os alimentos é três vezes maior que o açúcar comum, e por isso não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. Além disso, o agave orgânico é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Por Fernanda Lage

A importância de comer Tomate




Altamente consumido em todo o mundo o tomate é dito por muitos como de origem italiana (talvez por causa das massas), porém ele é originário do México e os astecas o consumiam a cerca de 650 a.C e foi levado para a Europa pelas mãos de Cristóvão Colombo.O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção de vários tipos de câncer (inclusive o de próstata),fortalecimento do sistema imunológico e um menor risco de catarata.Mas a propriedade do tomate que mais chama a atenção é o licopeno, que dá a coloração vermelha e possui propriedades antioxidantes. O licopeno combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Há muitas variedades de tomate no mercado, como o caqui, o cereja, o italiano e o salada. Na hora de escolher, prefira os frutos mais firmes, lisos, sem furos, manchas ou ferimentos. Quando já estão amolecidos, possuem uma maior quantidade de água, menos sabor, e estragam com maior rapidez. E uma dica: lave e enxugue os tomates antes de guardá-los na geladeira, assim eles correm menos risco de mofar e podem durar até uma semana refrigerados.
Fonte: www.zevariedades.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Guaraná em Pó




Fonte: natural.enternauta.com.br

Não é de hoje que o Guaraná da Amazônia (Paullinia cupana) é referencia quando se trata de estimulante. As sementes do guaraná, amplamente utilizada em refrigerantes e energéticos tem propriedades de combater o cansaço, fadiga e funcionar como tônico, seja para suportar as pressões do dia a dia, seja para atletas. No entanto, o consumo do pó de guaraná deve ser regrado e, para dar esta dica, baseamos nas recomendações da ANVISA.


Você vai precisar de:

0,5g a 2g (de uma a quatro colheres de café) do pó de guaraná

Modo de Preparo:

Se desejar, pode-se diluir o pó em água
Posologia

Utilizar a quantidade de guaraná pura ou diluída em água
Guaraná em pó – efeitos colaterais

* A ser evitado em casos de pessoas que sofram de ansiedade, hipertiroidismo, hipertensão, arritmias, problemas cardíacos, estomacais e intestinais, taquicardia paroxística, gastrite e cólon irritável.
* Evitar dosagens acima da recomendada por poder causar insônia, nervosismos e ansiedade.
* Não associar com outras drogas com bases xânticas (café, noz de cola, mate),
nem com antihipertensivos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Maracujá um ótimo calmante



Para o chá:

3 g (uma colher de sopa) das folhas de maracujá
150 mL (uma xícara de chá) de água


Como Preparar:

O chá é preparado no modo infusão, ou seja, primeiro ferve-se e desliga o fogo. Depois acrescenta-se as folhas e abafa por alguns minutos.

Como tomar:
Beba 01 xícara de chá de maracujá 01 ou até 02 vezes no dia.

Cuidados:

Algumas pessoas pode ter sonolência, nunca use junto com remédios de depressão ou sedativos e nem tomar esse chá por muito tempo.


A Anvisa, coloca em sua lista de medicamentos fitoterápicos três variedades de maracujá (Passiflora anata, Passiflora edulis e Passiflora incarnata

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Propriedades do Chá de abacaxi



Fonte: Receita Natural
O chá de abacaxi é uma delícia, se for acrescentado hortelã, então melhora, e muito, o sabor. É claro que esta combinação já é consagrada no famoso suco de abacaxi com hortelã. Bom, vejamos como é feito este chá de abacaxi.


Você vai precisar de:

Casca de um abacaxi
Um litro de água
Seis folhas de hortelã
Uma canela em pau
açúcar, açúcar mascavo ou adoçante


Modo de Preparo:

Primeiramente, ferva as cascas do abacaxi na água por aproximadamente dez minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã para dar sabor. Tampe e deixe por mais cinco minutos descansando. Depois disso, basta coar o chá de abacaxi, e adoçar a seu gosto, mexendo com a canela em pau.
Posologia


Beba o chá para relaxar a noite e se aquecer

Sucos naturais.



Clorofila

Fonte:Equipe Bem Star 
Perder alguns minutos do seu tempo em casa para preparar um suco natural ou ter o habito de pedir fora de casa, fará um bem enorme para sua saúde. Tomar sucos frescos e comer muitos alimentos crus a fim de fornecer a fibra necessária ao organismo é um grande passo para uma dieta saudável. Se conseguir juntar os dois em um só copo melhor ainda.

Os legumes e verduras são mais difíceis de digerir que as frutas. Demoram mais a serem assimilados pelo organismo. Porém , quando se toma o suco de legumes o corpo absorve imediatamente as partículas alimentícias, assegurando para o organismo 100% dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais.

O suco de clorofila é a grande novidade em matéria de sucos naturais, considerada por muitos pesquisadores como a fonte de nutrição mais balanceada do planeta. Seus 103 nutrientes, entre vitaminas, proteínas e sais minerais trazem benefícios indiscutíveis.

É muito importante para a saúde, sua ação é desintoxicante. Sendo assim, a clorofila limpa todo o nosso organismo das impurezas e toxinas nele depositadas.

Ingerido todos os dias, você ira passar por uma mudança orgânica rapidamente. Deve ser preparado a partir de vegetais frescos e orgânicos, como: couve, brócolis, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba, folhas de nabos. Deverá ser tomado pela manhã em jejum.

Existem inúmeras receitas hoje no mercado de suco de clorofila misturado com alimentos ricos em nutrientes e cruz. Monte a sua e dê um passo em prol da saúde. Você observará mudanças nos cabelos, nos olhos, nas unhas e na pele, que ganharão mais vivacidade e brilho.

Por Fernanda Lage

sábado, 7 de agosto de 2010

Azeitona ajuda a combater o mau colesterol




 
O combate a obesidade e as doenças relacionadas, como nível de colesterol, é algo constantemente discutidos pela sociedade médica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas ligados à obesidade. No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso, e apresenta problemas com colesterol alto. Ligado a prevenção destes males da saúde está um alimento que ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim: a azeitona.

O colesterol total é composto por dois tipos, o HDL, conhecido como colesterol bom e necessário para o corpo, e o LDL, o vilão que precisa ser controlado, pois pode causar o entupimento de veias e artérias, levando ao infarto de miocárdio e derrame. Uma forma de alterar o nível ruim do colesterol é consumir a azeitona e o azeite de oliva Extra Virgem, dois exemplos saborosos e nutritivos.

Em substituição a gordura saturada, considerada ruim para a saúde, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas e frituras em geral, entra a azeitona, e o azeite de oliva Extra Virgem, dois alimentos admirados na cozinha, que enriquecem massas e saladas, dando um toque fresco e aromático aos pratos. De acordo com a nutricionista Fabiane Veltrini, da Vale Fértil, "as azeitonas têm alto teor de gorduras monoinsaturadas que ajudam combater o nível de colesterol ruim no sangue, e são fonte de vitaminas A, e E, minerais, como cálcio, ferro, e fósforo. Além de evitar o envelhecimento precoce, já que possui polifenois que evitam a formação de radicais livres", explica.

As moléculas de polifenois neutralizam os radicais livres, assim como a vitamina C do sumo de limão evita que a maçã descascada escureça. Por isso, as azeitonas devem fazer parte da alimentação ao longo de toda a vida. A azeitona também possui água e fibra alimentar, importante para o funcionamento do intestino.

Segundo Fabiane "o ideal é consumir em média de 5 a 7 azeitonas por dia, ou 1 colher de sobremesa de azeite de oliva Extra Virgem, para diminuir o nível de colesterol ruim", diz. Para aqueles que possuem problemas com pressão alta, a nutricionista indica uma boa opção para substituir o sal da salada, em uma mistura saudável e saborosa de ervas finas, limão, azeite de oliva Extra Virgem, e Aceto Balsâmico, que também possui propriedades interessantes a saúde, semelhante ao vinho. A azeitona pode ser considerada como um dos aperitivos mais saudáveis. Seis azeitonas, que contém aproximadamente 23 gramas, têm menos da metade das calorias de igual peso de amendoins ou cajus.
Nathalia Arduini

Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O poder medicinal das sementes da árvore Sucupira no tratamento do câncer de próstata e outros.




àrvore de sucupira
O tronco retorcido finca raízes profundas no solo do Cerrado. A Sucupira espalha as sementes pelo interior do Brasil, mas dá mais do que flor e sombra. É de uso comum. Nos rincões do país, a semente da Sucupira é um santo remédio.
Semente de sucupira

Entrevista com Mary Ann Folglio- pesquisadora da Unicamp:

"A Sucupira tem o uso popular. Um aluno nosso quis comprovar se o uso popular realmente funcionava. Foi aí que começamos a estudar a sucupira para inflamação e também encontramos vários relatos para dor."

Os pesquisadores fazem questão de desfazer o mito de que tudo o que é natural não faz mal. Pode fazer sim. Substâncias produzidas pelas plantas podem ser tóxicas. O organismo humano encontra dificuldades em digerí-las ou absorvê-las. No caso da Sucupira o que a população já sabia, a ciência confirmou.

Ao longo de 11 anos cientistas estudam o poder medicinal da Sucupira nos laboratórios do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e agrícolas da Universidade de Campinas, o CPQBA.


"Atualmente já conseguimos comprovar que as sementes da sucupira tem substâncias envolvidas com o processo da inibição da dor e da inflamação e de câncer com uma seletividade para o cancer de próstata.

Aproveitamos os modelos que temos no CPQBA que são modelos in vitro de linhagens de células tumorais humanas e avaliamos essas células tumorais. Observamos que essas substâncias e os extratos da sucupira eram capazes de inibir o crescimento dessas células que foram tiradas de células de tumores humanos.

Os pesquisadores coordenados pela doutora Mary Ann Foglio querem agora descobrir se a substância da sucupira pode ser colocada em cápsulas, comprimidos ou injeções sem perder o efeito. Para que a planta se torne um medicamento muitas análises ainda precisam ser feitas. Mas os cientistas já reconhecem: encontraram uma riqueza que brota no solo do cerrado- um bioma rico em plantas medicinais, mas muito ameaçado.



"Quanto mais árida, mais adversas as situações que alguém é sujeito mais você tem que agir para sobreviver. É isso que acontece com as plantas do cerrado. Elas estão em um lugar árido, sem muitos nutrientes e a planta precisa sobreviver. O que ela faz? Ela produz essas substâncias como uma resposta para a sobrevida dela. Igual aos humanos: quanto mais adversidades colocarem mais se vai lutar para sobreviver.

Autor:

Editora-Chefe: Vera Diegoli. Reportagm:Laís Duarte. Pauta: Marici Arruda. Produção:Maurício Lima. Edição de Imagens: João Kralik. Supervisor: Washington Novaes.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Medicinal Guaco




Expectorante e broncodilatador, combate tosses, asma, bronquites e rouquidão, além de problemas do aparelho respiratório.Combate reumatismos. É antifebrífugo. Popularmente também usado para combater sífilis, gota e infecções intestinais.
Os sertanejos empregam a planta contra picadas de cobra e de insetos venenosos.


No uso para crianças, administrar infusos fracos na proporção da metade da dose dos adultos.
Xarope por decocção: Pegar um punhado de caules e folhas e ponha em 2,5 litros de água fervendo, deixando até reduzir para 0,5 litro no fogo. deixe esfriar um pouco, filtre, junte 250 gramas de açúcar e ferva até o ponto de xarope. Quando ferver acrescente 3 colheres de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro.
Tomar 1 colher de sobremesa junto ao café da manhã, almoço e jantar.


Infuso: coloca-se 2 ou 3 gramas de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos.
Tomar 2 vezes ao dia.

Macerado: é preparado com 4 gramas de folhas em 100 ml de vinho, deixando por 10 dias num vidro fechado e esterelizado. Coar e tomar um cálice pequeno duas vezes ao dia.

Xarope: Misturar água e açúcar em ponto de calda. Adiciona-se o chá forte de guaco e toma-se 4 a 6 colheres de sopa ao dia.

Uso caseiro: Quando em flor, é muito procurado por abelhas melíferas. No caso de aversão ao leite, pode se substituí-lo por infusão de guaco adoçada com mel.

Uso mágico:
Aromaterapia: Auxilia na restauração da paralisia parcial e sequelas.
Efeitos colaterais: A erva provoca vômitos, usada em dosagens elevadas.

Nomes Populares
Erva-de-serpentes, cipó-catinga, erva-de-cobra,uaco
Nome Científico
Mikania glomerata / Família - Compostas


Planeta
Mercúrio


Origem
Originário da América do Sul, já utilizado pelos índios como contraveneno para serpentes. Vegeta nas regiões sul e sudeste do Brasil, nas matas e cerrados, mas serve bem para o cultivo doméstico.
Partes usadas
planta florida, folhas

Características e Cultivo
O guaco é uma planta que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos. Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo. Folhas opostas, simples, ovais, acuminadas, verde escuras na face principal e mais claras na reversa. Folhas novas apresentam cor verde limão.Secas cheiram a amêndoa. A floração em forma de pequenos capítulos longipedunculados., de cor branca.
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

Molécula presente na maçã pode aperfeiçoar tratamento da leucemia




Alcaparras, a maçã, o vinho tinto, o chá verde, a cebola e o aipo também contém quercetina

Molécula com propriedades antioxidantes naturais, a quercetina pode ser empregada como complemento de medicamentos utilizados nos tratamentos contra a leucemia linfoide crônica, intensificando seus efeitos, segundo o Conselho Nacional de Pesquisa italiano. Esse é o tipo mais frequente de leucemia entre adultos.

— A molécula é capaz de bloquear o processo de transformação de uma célula normal em um tumor, ou de inverter se ele já estiver em curso — explica Gian Luigi Russo, pesquisador responsável pelo estudo.

A quercetina é uma molécula antioxidante natural, normalmente presente em alimentos como as alcaparras, a maçã, o vinho tinto, o chá verde, a cebola e o aipo.

O pesquisador ressalta o potencial da molécula, mas também faz um alerta:

— Ela é bem tolerada, mesmo em doses elevadas. Mas doses massivas de antioxidantes, incluindo a quercetina, absorvidas livremente sob a forma de suplementos dietéticos por pessoas saudáveis e sem controle médico, podem se tornar perigosas para a saúde.
Fonte: Zero Hora