quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)

Responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral; contribui também na manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Sua carência resulta em lesões na lingua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz; torna os lábios secos e língua avermelhada; pode causar distúrbios oculares, tais como catarata e glaucoma.

PRINCIPAIS FONTES
abacate, amêndoa, amendoim, brócolis, castanhas, espinafre, feijão branco, levedo de cerveja.

VITAMINA B1 (TIAMINA)

Regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. sua carência resulta em Inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa. Em casos extremos, pode ocorrer Beribéri.

PRINCIPAIS FONTES
amêndoa - amendoim - arroz integral - Aveia - castanha-do-pará - levedo de cerveja.

VITAMINAS/VITAMINA "A"

PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS NUTRICIONAIS

As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mais indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.
Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se perdem pelo processo de cozimento dos alimentos, instala-se um quadro de desnutrição e avitaminose.

São conhecidas cerca de 17 vitaminas, sendo que as principais são:

VITAMINA "A"

Mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, ressecamento da garganta, cabelos quebradiços e cegueira noturna.

PRINCIPAIS FONTES
abacate - acelga - abóbora - brócolis - cajú - cenoura - chicória - espinafre - mamão - manga - melão - pêssego.

CÁLCIO

Substancia responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da vitamina K, e coordena as funções do sódio e do potássio.

PRINCIPAIS FONTES
leite de vaca ou de cabra, caruru, couve, cominho, soja (farinha), melado, ovos.

FIBRAS

Substancia presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal.

PRINCIPAIS FONTES
arroz integral, aveia, cevada em grão, centeio, ervilha, germe de trigo, grão de bico, lentilha, macarrão integral, milho, soja, trigo integral.

VITAMINA P (ÁCIDO CÍTRICO)

Tem funções parecidas comas da vitamina C (Ácido Ascórbico). Além disso, proporciona resistencia aos vasos sanguineos, aos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Sua carencia resulta em escorbuto e predisposição às infecções.

PRINCIPAIS FONTES
cidra, laranja, lima, limão, tangerina.

VITAMINA K

Fortalece os vasos sanguineos, favorece a coagulação do sangue e mantem o equilibrio do sistema circulatório. Sua carencia resulta em hemorragias.

PRINCIPAIS FONTES
algas marinhas, cebola, cenoura,couve, espinafre, Iogurte natural.

VITAMINA H

Proporciona saúde e beleza à pele, é também indispensável na coordenação motora. sua carência resulta em caspa, debilidade geral, dores musculares, eczema, seborréia e sonolência excessiva.

PRINCIPAIS FONTES
arroz integral, aveia, banana, germe de trigo, leite, levedo de cerveja.

VITAMINA E

É responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares.

PRINCIPAIS FONTES
abacate, alface, amendoim(óleo), banana, couve, germe de trigo (óleo), soja.

VITAMINA D (D1,D2,D3)

Regula a absorção, pelo organismo, do cálcio e fósforo presentes nos alimentos. Sua carencia na infancia resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal dos dentes e ossos. a carencia desta vitamina favorece o surgimento de cáries dentárias, osteoporose e amolecimento dos ossos.

PRINCIPAIS FONTES
banhos de sol, gema de ovo, leite e seus derivados.

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

Fortalece o sistema de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. Sua carência resulta em predisposição as infecções, gripes e resfriados, alergias e debilidade geral; as carências crônicas podem causar escorbuto e depressão mental.

PRINCIPAIS FONTES
abacaxi, acerola, alface, alho, caju, cebola, espinafre, laranja, limão e pimentão.

VITAMINA B12 (COBALAMINA)

Combate os vários tipos de anemia, atua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. sua carencia resulta em Anemia perniciosa e perturbações nervosas.

PRINCIPAIS FONTES
amendoa, batatas, cereais integrais, germe de trigo, hortaliças de cor verde, leite, levedo de cerveja.

VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)

Também age sobre as células nervosas e os tecidos da pele.

PRINCIPAIS FONTES
farelo de trigo, germe de trigo, levedo de cerveja, melado de cana.

VITAMINA B5 (NIACINA)

Assim como as demais vitaminas do grupo B, a Niacina age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. sua carência resulta em Dermatose, Diarréia e Manchas da Pele.

PRINCIPAIS FONTES
amendoim, castanha do pará, levedo de cerveja, pimentão e trigo integral.

Alecrim-pimenta previne cárie

Clique para Ampliar
Pesquisador Marco Botelho comprovou eficácia da planta na tese de doutorado (Foto: José Leomar)
Clique para Ampliar
A cárie é um dos problemas de saúde pública mais graves no Ceará, onde só 38,16% dos jovens com 18 anos conservam todos os dentes. Mas a prevenção e o combate à cárie e gengivite ganham um reforço revolucionário com o óleo essencial da planta alecrim-pimenta. Desenvolvida nos departamentos de Saúde Comunitária, Farmacologia, Biologia, Farmácia e Química Orgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisa comprovou a eficácia e segurança no combate à doença.
Aécio Santiago
O dentista pernambucano, radicado no Ceará desde os 10 anos de idade, Marco Antônio Botelho, 37 anos, comprovou clínica e laboratorialmente, através da tese de doutorado, a eficácia do alecrim-pimenta no combate às cáries.

Trata-se de um antisséptico eficaz, composto sem álcool, elemento utilizado convencionalmente nos antissépticos do mercado. Em outras palavras, isso quer dizer que o uso do alecrim poderá se disseminar e beneficiar de modo rápido, seguro e barato milhões de pessoas em todo o País, principalmente na Região Nordeste onde o problema é mais grave.

Em poucos dias, a tese poderá ser publicada no jornal de maior credibilidade da área, o “Journal of Periodontology”, dos Estados Unidos, o que significa que passou por uma rigorosa observação de pelo menos cinco revisores, que avaliam, contestam, questionam e só depois de muito questionamento acerca do método e do rigor aplicado na pesquisa dão o aval para a publicação.

A descoberta científica, inédita no Brasil e no mundo, foi realizada em parceria com a Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, e foi testada em 81pessoas, de 16 a 65 anos de idade do Morro Sandras, na Favela Vicente Pinzón, em Fortaleza, com métodos rigorosos e que, em breve, poderão ser respaldados quando o produto começar a ser comercializado, de forma pioneira no Ceará, e beneficiar imediatamente milhões de pessoas, principalmente aquelas residentes em áreas carentes da Capital e do Interior.

O estudo, que resulta da tese de doutorado, será apresentado nos Estados Unidos no próximo ano, alcançando repercussão mundial.

PESQUISA — Foi retirada uma amostra da saliva dos pacientes contendo determinada quantidade de bactérias. após uma semana acompanhando e monitorando os pacientes, e um mês de estudos e observações em laboratório, com realização de bochechos duas vezes ao dia, e sem uso de nenhum antisséptico bucal, comprovou-se a ação antibacteriana do produto.

O índice de eficácia no combate à cárie depois da aplicação do óleo do alecrim foi de 70%. Em 1991, Marco Botelho foi o vencedor do Prêmio Nacional Kolynos, pelo trabalho desenvolvido com o uso da planta alecrim- pimenta no combate à cárie. Naquele momento, o experimento também utilizava o pó de juazeiro; que apresentava como característica principal atividade espumante, e a placa bacteriana era melhor removida. Associada ao creme dental que foi desenvolvido, foi adicionado o alecrim, conferindo ao produto uma forte atividade antibacteriana.

À época, o prêmio despertou o pesquisador para aprofundar os estudos sobre a eficácia da planta e as reações adversas como antisséptico bucal. ‘‘Era preciso comprovar a ação em laboratório. A maioria dos antisspéticos bucais contém alto teor de álcool’’, explicou.

O grande feito da pesquisa foi, justamente, descobrir uma solução sem álcool, com atividade antibacteriana e antifúngica presentes no alecrim e sem a ação irritante provocada pelos antissépticos convencionais.

ALECRIM

Alecrim - Uso Como Especiaria e Medicinal e seu Cultivo
Rosmarinus oficinalis


Familia : LAMIACEAE

Nome Cientifico:ROSMARINUS OFFICINALIS L.

Não confunda com o nome popular da árvore

O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de "Rosmarinus" que lembra a denominação latina "ros marinus" - "rosa do mar".

Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito carneiro e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos.

Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

CURIOSIDADE:
Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

ERVAS

Alecrim

(também conhecida como alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino) – Erva de um verde intenso, folhas espinhosas e sabor forte. Pertence à família das labiadas, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes. Podem ser encontradas frescas ou desidratadas. O alecrim concentra mais seu sabor quando não está fresco. Neste caso, é recomendável usar uma quantidade menor. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Excelente ingrediente para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha e peixes.
Em espanhol: romero
Em outros idiomas: roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão).

Alecrim - folhas
(Rosmarinus officinalis)

O alecrim é uma planta que "cresce no campo sem ser semeada", muito usada também nos jardins e de todos bem conhecida.


Descrição antiga
(in: PLANTAS QUE CURAM, abade Charles Tierry, sem data)

Arbusto aromático que floresce quase todo o ano. A sua essência entra em muitos medicamentos, composição de bálsamos para fricções, e de certos produtos de perfumaria - água de Colônia, por exemplo.
O alecrim é, principalmente, um medicamento estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade extrema, e emprega-se também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim.
Também se recomenda a todas as pessoas cujo estomago seja preguiçoso para digerir.
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver.
Tome-se depois das refeições.


Monografia
Comissão Alemã

Tradução de Herbal Drugs and phytopharmaceuticals

Usos

Internamente: Queixas dispépticas; tratamento complementar de problemas reumáticos.
Uso externo: Problemas circulatórios

Contra-indicações

Não conhecidas

Efeitos secundários

Não conhecidos

Interações com outros medicamentos

Não conhecidas

Posologia

Internamente: Dose diária de 4-6 gr de planta (folhas secas), 10-20 gotas de óleo essencial; quantidades equivalentes.
Uso externo: 50 gr para um banho; 6-10% de óleo essencial em preparações líquidas ou semi-sólidas; quantidades equivalentes.

Modo de Administração

Planta partida para infusão; planta em pó; extracto seco; outras preparações farmacêuticas para uso interno ou externo.

Efeitos

Experimentalmente: espasmolítico das vias biliares e intestino delgado, inotrópico de forma positiva, aumenta o fornecimento de sangue às coronárias.
No Homem: Irritante cutâneo, estimula a circulação sanguínea (quando usado externamente).


Folheto Informativo
Licença Padrão Alemã

Tradução de Herbal Drugs and phytopharmaceuticals

Usos

Internamente: Flatulência, sensação de distensão e pequenas desordens do foro gastro-intestinal e biliar.

Contra-indicações

As preparações de Alecrim não devem ser tomadas durante a gravidez.

Posologia e Modo de Administração

Internamente: Adicionar cerca de 150 ml de água quente a uma colher cheia (2 gr) de Alecrim. Passados 15 minutos, filtrar por coador para chá.
Se não houver indicação em contrário, beber quente uma chávena de chá recentemente preparado, três a quatro vezes por dia entre as refeições.
Uso externo: Se não houver indicação em contrário, adicionar cerca de 100 gr de Alecrim a 20 litros de água para banhar as partes afetadas.

Cultivo

Alecrim
Rosmarinus officinalis
Romero - Rosemary

Histórico

O nome Rosmarinus do latim significa "orvalho que vem do mar", justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.

Como é produzido

O Alecrim é produzido em terra vegetal dentro de nossas estufas, com mudas de alta qualidade, através de sistema de irrigação rigorosamente controlado e nas condições e ambiente ideais para o desenvolvimento da planta.

Como usar

Os temperos Horta em Casaâ vêm prontos para uso. Retire da embalagem e corte as folhas diretamente do vaso, sem receio. Você encontrará os produtos Horta em Casaâ no seu supermercado mais próximo.

Como conservar

Mantenha sua planta fora da embalagem num pratinho, em local arejado e com boa luminosidade natural. Evite expor diretamente ao sol. Coloque água no pratinho sempre que necessário (cerca de uma vez a cada dois dias).

Como replantar

Por estar num vaso pequeno, é difícil haver uma rebrota após o primeiro corte. Para replantar (pode ser num vaso maior, jardineira ou na sua horta), escolha um local bem iluminado, faça uma cavidade maior que o vaso, e ponha um pouco de terra vegetal. Deixe secar levemente a terra do vaso, retire a muda, plante e molhe bem. Lembre-se que o sucesso do replantio depende de vários fatores. O Alecrim gosta de muita luminosidade e é perene (seca no inverno e rebrota no verão).

Uso culinário

De sabor fresco e doce, o Alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los. Faz parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas).

Uso terapêutico

As folhas do Alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa.



Rosmarinus é um termo latino que significa umidade do mar e o alecrim possivelmente recebeu este nome por crescer próximo ao mar.
Partes usadas: as folhas em forma de agulha. Fortemente aromática, relacionada a cânfora ou eucalipto, é resinosa e ligeiramenrte amarga. Tempero popular em vários países do ocidente, especialmente ao longo do Mediterrâneo (Itália e França).
Mediterrâneo, Inglaterra, Estados Unidos e México.
As folhas contêm entre 1 e 2,5% de óleo essencial, composto por 15 a 25% de cânfora.
Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frecas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. Utilizado com peixes, carnes, aves e vegetais, é freqüentemente combinado a batatas, abobrinhas, berinjelas e tomates preparados em azeite. Na Itália, a carne de cordeiro é raramente preparada sem esta erva e aves assadas envoltas em ramos de alecrim são muito populares. Efeito similar pode ser obtido com ramos de alecrim colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.
Por ser uma das ervas mais fragrantes, deve-se tomar cuidado para não exagerar nas quantidades utilizadas.


Fonte: www-ang.kfunigraz.ac.at/~katzer/engl/index.html

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

ALCAÇUZ


Há mais de 3 mil anos que os médicos chineses utilizam o alcaçuz para tratar distúrbios do fígado , e ainda hoje ele continua a ser o remédio popular para a hepatite, a icterícia, estômago dilatado e enjôos e vômitos. A planta do alcaçuz, Glycyrrhiza glabra, e a similar, Astragalus glycyphyllos, o alcaçuz-selvagem, são oriundos da Europa Meridional e da Ásia Ocidental, e a séculos são utilizados nos países mediterrâneos. O alcaçuz chinês ou manchu, G. uralensis, é um parente próximo. A planta mais habitualmente utilizada é a G. glabra.

A pesquisa confirmou muitas das propriedades medicinais atribuidas ao alcaçuz. Ingrediente ativo importante é a glicirrizina, uma substância doce , branca, e cristalina quando em estado puro. É cinqüenta vezes mais mais doce que o açúcar e dá ao alcaçuz um gosto doce e agradável..

O alcaçuz é um demulcente ( agente suavizante) e espasmódico ( combate os espasmos musculares, como os que causam cólicas e alguns distúrbios dos brônquios ) . É um expectorante ( aumenta a produção de expectoração, permitindo que ela seja expelida mais facilmente na tosse) antitússico ( suprime a tosse ) , antiinflamatório e antialérgico sendo particularmente útil no tratamento da asma. Geralmente é hepatoprotetor ( protege o fígado ) , e pode ser utilizado a curto prazopara aliviar as úlceras gástricas. Pesquisas recentes demonstram que o alcaçuz impede o desenvolvimento de bactérias e do tártaro dos dentes e , portanto, ajuda a evitar a cárie dentária.

Os outros ingredientes do alcaçuz podem dar-lhe propriedades antidepressivas, inibir a libertação de histamina e atuar como relaxante muscular. O alcaçuz é um laxante suave e pode ter efeitos desintoxicante em venenos como a estricnina.

Copiado do Dicionário de |Medicina Natural da Reader,s Digest.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

OS PODERES CURATIVO DA LINHAÇA


LINHAÇA: Laxativo, desinfetante, inflamação da bexiga e do reto, catarros da garganta, rouquidão, tosse seca, úlcera, etc.
Laxante brando, gases intestinais. Cicatrizante (sementes)
SEMENTE DE LINHAÇA - Alimento excelente para o funcionamento do trato gastrointestinal, possui atividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades antiinflamatórias.
Por ser rica em ácidos graxos essenciais ( principalmente Ômega 3 ), contribui para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo. É também fonte de fitoestrógenos, contribuindo para o equilíbrio hormonal e prevenção de cânceres ( próstata e de mama ), sintomas da menopausa e osteoporose.
Possui em sua composição 18% de proteína, 34% de ácidos graxos essenciais, 37% de CHO, Cálcio, alto teor de vitaminas do complexo B e Ferro (4,5mg/100g).
Geralmente utilizada como vitaminas ” shakes naturais ” ou Mulsi.
Desobstruente, digestivo, emoliente, externamente em cataplasma nas inflamações.
Combate prisão de ventre, inflamações da bexiga e da próstata. É analgésica e anti-inflamatória.

CÂNCER
- Nos Estados Unidos existem vários hospitais que utilizam a couve como meio terapêutico quase exclusivo, fazendo com que os enfermos consumam grandes quantidades de suco de couve recém-extraído.
A pessoa com Câncer deverá evitar a carne e os alimentos de origem animal e consumir grandes quantidades de verduras e frutas, mastigando-as cuidadosamente. Outro alimento ativo contra o câncer é a linhaça. É importante abster-se de consumir gorduras, açúcar e pão branco. As verduras poderão ser feitas no vapor, ainda que o melhor seja comê-las cruas.

Durante centenas de anos todas as tribos indígenas que habitavam o sul do que hoje são os US, curavam o câncer e um grande número de outras enfermidades com infusões de folhas e brotos de chaparral (também chamado creosote) - arbusto extremamente abundante nas zonas semi-desérticas do Texas, Arizona e Califórnia. As curas, perfeitamente documentadas, conseguidas durante as últimas décadas tomando-se tão somente chá de chaparral são muito numerosas e realmente impressionam.
Ferramentas da matéria:
Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama.
Bárbara Ceotto
Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. “Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular”, esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória.
“Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual”, afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra.
Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. “Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno”, explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.

Vitamina turbinada
A apresentadora Xuxa, toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: “Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água”, descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural.
“Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural”, explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso.
Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças. Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. “Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes.”
Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar. Isso mesmo. Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e - pode apostar - em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.

O poder do óleo de linhaça
Nos últimos anos, a linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.

O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.

A lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).

Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzí-los em nossa alimentação é através da utilização de óleos extraídos a frio em substituição aos óleos quimicamente refinados. Além do óleo de linhaça, que apresenta a maior concentração de ômega-3, ainda temos a presença de ômega-6, ômega-7 e ômega-9 nos óleos de gergelim, girassol e macadâmia. Estes óleos apresentam inúmeros benefícios à saúde humana, além de atuarem como coadjuvantes no tratamento de várias patologias.

Fonte: Vital Altman - por Adriana R. Alves

A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 A.C., na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte.
Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo.
Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis
Contém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.

Veja a composição de Gorduras da Semente de Linhaça:

% total de Gorduras
Gorduras Saturadas 9 %
Gorduras Monoinsaturadas 18%
Gorduras Polinsaturadas
Ômega-3 57%
Ômega-6 16 %

Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Também funcionam como mediador das inflamações contendo propriedades antibacterianas. É rica em fibras solúveis sendo ideal como laxante e evitando problemas de constipação. Contém vitaminas B1, B2, C,E e Caroteno. Ainda contém ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio
É boa para os diabéticos pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e alguns estudos mostram que a linhaça ativa mais o metabolismos podendo ajudar na prevenção da obesidade.
A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais.
Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Muito se fala na semente de linhaça dourada e que a marrom não teria as mesmas propriedades. Será que é verdade? Na verdade uma não é melhor que a outra. As duas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e as duas contém mais que 50% de fenólicos. Apenas é mais fácil encontrar a marrom.
Agora, não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz.
100g de semente de linhaça tem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:

1 colher de sopa (8g) – 39 calorias
¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias
½ xícara de chá (65g) – 318 calorias
1 xícara de chá (130g) – 637 calorias

O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido é engarrafado ou colocado em capsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3 por alguns especialistas.

Semente de linhaça.

Nome: linhaça.

A semente de linhaça é um poderoso desintoxicante e um alimento.

Contém: glico-proteína (combinação de açúcar com proteína - pequeníssima quantidade de açúcar o que não engorda), ácidos graxos polisaturados.

Ação: reidrata o intestino, bom para diverticulite, alcalinizante, refrescante. Não tem contra-indicação, não engorda.

Uso: duas colheres de sopa da semente pode ser triturada e misturada com suco ou água; ou deixar na água durante a noite e beber de manhã.

Fonte: Dálmio Moraes - Farmacêutico. Entrevista Canal 7 TVE. Corpore Sano. Porto Alegre - RS.

Contém também: glicérido sólido e líquido, ácido linolêico ou linólico, sais e albuminas. Não contém carboidratos.

Medicinal: em todos os casos de inflamações do estômago e intestinos, nas inflamações dos rins e da bexiga, nos espasmos da bílis e do sistema urinário, nas doenças dos órgãos da respiração é a linhaça extraordinária. Considerada um dos melhores remédios naturais na regularização das funções intestinais, além de seu milagroso efeito sobre a flora intestinal.

Contém também a específica vitamina F, explicando-se assim a resistência contra as doenças da epiderme. Nas pedras do fígado e rins, é mais vantajoso o uso do óleo de linhaça que é de grande valor alimentício, porém como não há no Brasil em forma comestível utiliza-se a semente moída, tendo o cuidado de mantê-la sob refrigeração, a fim de evitar que fique rançosa.

Fortificante e curativo. Encontra-se na linhaça a vitamina K, a qual se diz conter grande valor nutritivo e curativo. A carência desta vitamina faz com que o sangue não coagule com a rapidez normal, possibilitando assim, as hemorragias, bem como, diminuindo o poder de resistência das membranas vasculares.

A linhaça substitui ou se iguala aos cereais e, se necessário, também às nozes, por seu conteúdo natural de albuminas e azeite.

Fonte: Casa Dietética - Edith F. Travi & Filhos LTDA. Porto Alegre - RS. Distribuidor de alimentos naturais.

(Agressividade/Obesidade)

A linhaça é um auxiliar do glutation; possui o ácido lipóico que é o auxiliar do glutation.

Distúrbios de peso: a linhaça não deixa engordar ou emagrecer além do normal no caso de distúrbios de peso. A exemplo os manequins muito magros além do normal.

Combate a depressão e agressividade voltadas para dentro (anorexia - o excesso de noradrenalina) e obesidade.

Fonte: Juarez Calegaro - Psiquiatra. Entrevista Canal 7 TVE de Porto Alegre - RS. Programa Corpore Sano.

(Agressividade/Obesidade - Receita)

Duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.

Efeitos: melhora considerável da pele que não vai enrugar facilmente, evita a perda de cabelos e para os distúrbios de peso e auxiliar do glutation. Se tomado antes das refeições ajuda a retirar o apetite.

Fonte: Juarez Calegaro - Psiquiatra.

Triture no liquidificador as sementes de linhaça somente na hora em que for usar. Use um cabo de plástico para mexer quando necessário durante a trituração.

Óleo de Linhaça tem coloração alaranjada e sabor levemente amargo. Como notável antioxidante e imunoestimulante, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e apresenta excelentes resultados no tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão.

Óleo de Linhaça tem coloração alaranjada e sabor levemente amargo. Como notável antioxidante e imunoestimulante, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e apresenta excelentes resultados no tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. O óleo de Linhaça contém Lignana, uma substância responsável pelo restabelecimento do Hormônio Sexual, estrogênio que cai bruscamente na menopausa.

(Linum usitatissimum)

Óleo de linho (Oleum lini)

Obtido das sementes do linho por compressão a frio.

Composição: glicéridos sólidos e fluidos dos ácidos palmítico, esteárico, mirístico, araquidônico, oléico, linólico, linoléico, além de cera, resina, sal e compostos protéicos.

Indicações: óleo e sementes (moída) combinados, normalizam o intestino. O linho triturado estimula as paredes intestinais influenciando sobre bactérias tóxicas. Normaliza o processo de putrefação e fermentação, eliminando o mau cheiro das deposições. Auxiliar das bactérias intestinais normais (responsáveis pela síntese de várias vitaminas). Quem faz uso excessivo de medicamentos usar as sementes trituradas para recuperar a flora intestinal. A pasta da linhaça em forma de compressas e de cataplasma (grande capacidade de absorver calor) pode ser aplicada externamente contra inflamações e congestão hepática.

Espremido a frio (sem refinar), o óleo de linho tem elevado teor calórico, rico em vitaminas (vitamina F). Para vários tipos de doenças de pele, eczemas, furúnculos, varizes e crosta láctea (eczema do lactente). Para o tratamento dietético de doenças ulcerosas - os ácidos gordurosos não saturados (vitamina F) dificultam a multiplicação das células cancerosas. Para regimes contra cálculos biliares (tomar até 50 gramas ou prescrito pelo médico). Nas cólicas hepáticas usar uma colher de sopa, e pode tomar duas ou três vezes por dia.

Ação: antiespasmódico, analgésico e antiinflamatório (semente triturada). Atua também contra catarro e inflamações do aparelho gastrintestinal. Auxiliar na cura da gastrite, duodenite, úlcera do estômago e do duodeno.

Contra-indicação: evitar usar o linho quando rançoso (pode provocar irritação).

Fonte: A Cura e a Saúde Pelos Alimentos. Dr Ernst Schneider. Casa publicadora brasileira. 2ª edição. Santo André. São Paulo. 1984. 507 p.

Para usar a semente moer no liquidificador. Usar uma colher de plástico ou madeira para mexer durante a trituração; sem tocar nas lâminas - isso é para empurrar a semente com a colher para continuar a moagem. Guardar na geladeira se for por muito tempo; pois pode ficar rançoso (pequenas teias de aranha).

Misturar com água ou suco. Usar açúcar mascavo no lugar do branco refinado. Eu utilizo um vidro de pepino (porque lacra/fecha bem) para misturar o açúcar mascavo com água e linhaça moída. Agitar bem para misturar. Jacques Serafini.
O nome botânico da linhaça é Linum usitatissimum da família Linaceae. A semente é chata, ovalada e pontiaguda. É um pouco mais larga que uma semente de girassol, com uma medida aproximada de 2.5 x 5.0 x 1.5 mm. A linhaça tradicional é de cor marrom avermelhada, brilhante, com uma textura firme e mastigável. Seu sabor é parecido com o da castanha e é levemente amargo. A planta da linhaça é azul e florida.

A Linhaça é rica em proteína, gordura e fibras dietéticas, análises da linhaça canadense mostraram uma média de 41% de gordura, 28% de fibras dietéticas, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (os quais incluiriam açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose).

CALORIAS, PROTEÍNAS & LIPÍDIOS
A quantidade de calorias presente em 100 gramas de linhaça é de 396 kcal, sendo 109 kcal de proteína e 287 kcal de lipídios. Isto corresponde a 30,90 g de lipídios e 24,40 g de proteínas.

PROTEÍNAS
A composição de aminoácido (tabela 1) encontrada na proteína da linhaça é similar ao da proteína de soja, que é vista como uma das mais nutritivas proteínas vegetais. As proteínas da linhaça são a albumina e a globulina.
Elas respondem por cerca de 20 a 42% da proteína da linhaça.

Tabela 1: Composição de Aminoácido da Linhaça

Aminoácido g/100g de proteína
Alanina 4.7
Arginina 10.0
Ácido Aspártico 10.0
Cistina 1.8
Ácido Glutamínico 20.0
Glicina 5.9
Histidina* 2.1
Isoleucina* 4.1
Leucina* 6.0
Lisina* 4.0
Metionina* 1.4
Fenilalanina* 4.8
Prolina 3.8
Serina 4.7
Treonina* 3.8
Triptofano* -
Tirosina 2.4
Valina* 5.1

Fonte: OOMAH E MAZZA (1993) - * Aminoácidos essenciais aos humanos

LIPÍDIOS
A linhaça é composta por 57% de ácidos graxos ômega-3, 16% de ômega-6, 18% de ácido graxo monoinsaturado e somente 9% de ácidos graxos insaturados. A predominância do ômega-3 na semente da linhaça tem sido correlacionada com a prevenção das doenças coronarianas e câncer.

FIBRAS
As fibras dietéticas, no total, respondem por cerca de 28% do peso seco de linhaça. Relatórios sobre as proporções de fibras solúveis e insolúveis na linhaça variam entre 20:80 e 40:60. A faixa depende do método usado na análise química e extração de resina. A fração de fibra mais importante consiste de amidos resistentes, como a celulose e complexos polímeros com a lignana. O componente solúvel em água da fibra de linhaça, é basicamente composto por resinas adesivas em níveis de 7% a 10%. Pela presença das fibras solúveis, a linhaça apresenta efeitos fisiológicos na dislipidemia e arteriosclerose.

MINERAIS E VITAMINAS
A linhaça é particularmente rica em potássio, fornecendo cerca de 7 vezes mais que a banana. A vitamina E está presente na linhaça primariamente como gama-tocopherol funcionando como um antioxidante biológico.

Fitoquímicos
A linhaça exerce proteção contra certos tipos de câncer, particularmente aqueles sensíveis à hormônios como os de mama, endométrio e próstata.
Reduz os níveis de colesterol sangüíneo, o risco de doenças cardiovasculares e modula o sistema imune.

A linhaça contém 2 componentes que afetam favoravelmente o sistema imune:
ácido alfa-linoléico (ALA) ou ácido graxo ômega-3, e lignanas (fitoestrógeno). Estes componentes afetam as células e mediadores responsáveis do sistema imune como os eicosanóides e citoquinas. ALA, por exemplo, elimina a proliferação do sangue periférico mononuclear dos linfócitos e a dilatação a resposta hipersensitiva de certos antígenos. As lignanas são componentes fenólicos, que contém o 2,3-dibenzilbutano em sua estrutura. São fitoquímicos biologicamente ativos com potencial anticancerígeno A linhaça é uma fonte particularmente rica em um precursor da lignana, chamado secoisolariciresinol diglycoside, ou SDG.

Os ácidos fenólicos são fitoquímicos abundantes na linhaça e por ocorrerem em associação com as fibras nas paredes celulares alguns deles poderiam assumir o papel nos benefícios à saúde atribuíveis às fibras da linhaça.
Os mais importantes são: trans-ferulico, trans-sinapico, p-coumarico e trans-caffeico. O total dos ácidos fenólicos variou de 7.9 mg/g a 10.3 mg/g em 8 variedades de linhaça cultivadas no Canadá.

A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um “gerador” de vida, portanto, um agente revitalizante.
De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado “oculto” informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.
Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial “nutricional”.

Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras? Porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar bastante sobre este potencial desintoxicante e laxante que a linhaça tem.
Afinal, deixar sair nossos venenos e toxinas é fundamental e desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.

As fibras da Linhaça
Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.
As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal.
A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.
As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.
Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de “gerar vida”, certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.
As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco.
A fração de fibras insolúveis é a mais significativa - 17 a 22% - e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas.
Já a fração de fibras solúveis em água - 6 a 11% - é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.

Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça:
- Pectinas, Gomas e Mucilagens -
Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;
Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;
Reduzem a concentração plasmática de colesterol;
Melhoram a tolerância à glicose e;
Fixam os ácidos biliares.

Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça:
- Celulose, Ligninas e AR -
Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal;
Aumentam o volume e peso das fezes;
Favorecem a peristalse dos intestinos;
Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
Aumentam o número de evacuações;
Reduzem a pressão intraluminal e;
Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

A importância da Linhaça na saúde – Conceição Trucom - Editora Alaúde é um novo filhote que acaba de sair do prelo. O lançamento deste livro, por todo esse clima conturbado de final de ano, só será na primeira semana de março de 2007, com muitos comes e bebes preparados com ela – a linhaça. Mas, A importância da Linhaça na saúde já está disponível nas livrarias e no site www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicante e A importância da Linhaça na saúde, o que possibilitará a prática da desintoxicação diária com consciência e responsabilidade.

Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Adquira seus livros, visitando o Site.
Email: mctrucom@docelimao.com.br

PROPRIEDADES DA LINHAÇA
Nos últimos anos tem-se publicado uma grande
Quantidade de informação sobre os efeitos curativos
Da semente de linhaça moída. Os investigadores
Do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA
DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua
atenção no rol desta semente na prevenção e cura de
Numerosas doenças degenerativas. As investigações
E a experiência clínica têm demonstrado que o consumo
Em forma regular de semente de linhaça, previne ou
Cura as seguintes doenças :

CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer
Se recomenda combinar semente de linhaça moída
Com queijo cottage baixo em calorias.

BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a
sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de
Peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais
Fibra que a maioria dos grãos.

SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de
Calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais) .

SISTEMA INMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um
Grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência
às doenças.
Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas
Na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer
De doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do
Sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962
Por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas
Em “TITE”, tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e
As doenças cardiovasculares.

CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca
E pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como:
Psoriase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis.
Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa . Use-a como geléia para fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro
Cabeludo e teu cabelo.

DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.

VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
MODO DE USAR: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia,
Ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

PROPRIEDADES DO VINAGRE DE MAÇÃ


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O VINAGRE DE MAÇÃ

Segundo pesquisas de DC. Jarvis - famoso médico naturalista americano - nosso sangue pode ser de formação ligeiramente alcalina ou ácida. Isso depende, em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos.
A má alimentação com excesso de gorduras, açúcar, carnes, refrigerantes, etc. provoca o aumento de alcalinidade, desregulando o pH do sangue, torna o sangue mais espesso, dificultando sua circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial dos vasos que com o tempo vão obstruindo e endurecendo, favorecendo os depósitos de cálcio e outras substâncias mortais no organismo ao longo dos anos.

Diversos outros estudos comprovam que a grande maioria das doenças como pedra nos rins, tromboses, derrames, enfartos, cardiopatias, anginas, pressão alta, artrites, arteriosclerose, hemorróidas varizes, obesidade, diabetes, artroses, bursites, tem como veículo o próprio sangue impuro. Portanto, a purificação do sangue é de vital importância para reverter esse processo de retenção de substâncias mortais, endurecimento e envelhecimento precoce das estruturas moles do corpo e a calcificação das articulações.

A cura para uma série de males pode estar neste singelo, mas poderoso líquido. Um vinagre de maçã natural, carregado de substâncias vivas, sem conservantes, essências ou corantes, nutritivo e poderoso coadjuvante nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo. O vinagre de maçã natural é talvez, a mais generosa fonte de ácidos orgânicos naturais, enzimas e complexos multi-vitamínicos benéficos ao homem. Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais. Igualmente encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico e elementos antioxidantes. É altamente diurético, possui qualidades anti-sépticas e antibióticas excelentes, além de ser rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo.

OS EFEITOS BENÉFICOS DO VINAGRE NO ORGANISMO:

ANEMIA: Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE: Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA: Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS: Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

CÃIBRAS: Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS: Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA: Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA: O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE: Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS: Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL: O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS: À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL: O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA: Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA: Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO: Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO: Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de uma mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES): Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

Ajuda no tratamento de mais de 300 doenças, inclusive emagrecedor.

O Vinagre de Maçã, vem ajudando as pessoas a viverem de uma maneira mais saudável.
A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açucares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente.

Além disso, esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.

* È regulador do peso, o vinagre de maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.

*Melhora o Metabolismo. Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.

* Melhora, o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura de inúmeros males, entre os quais destacam-se:

GRIPE, TOSSE, RESFRIADO, INFECÇÕES DA PELE, MÁ DIGESTÃO, HIPERTENSÃO, FADIGA, ENXAQUECA, MÁ CIRCULAÇÃO, LABIRINTITE, REUMATISMO, etc.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Escarola


Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.

O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.

A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.

Para aproveitar mais o seu poder vitamínico deve ser consumida, de preferência, em forma de salada. É de fácil digestão e recomendada a qualquer tipo de dieta, podendo ser dada também a crianças e bebês.

Em geladeira a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias e seu período de safra é de agosto e setembro e janeiro.
Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ANIS


Nome popular ANIS
Nome científico Pimpinela anisum L.
Família Umbelíferas
Sinonímia popular Erva-doce
Parte usada Fruto-semente e folhas
Propriedades terapêuticas Digestivo, expectorante, carminativo, desinfetante
Princípios ativos Óleo essencial (anetol, isoanetol e anisaldeído, metilchavicol, derivados dos dimetílicos de estiboestrol), óleo fixo, proteínas, colina, açúcares, cumarinas, ácidos orgânicos, flavonóides, esteróis
Indicações terapêuticas Tônico estomacal, flatulência, regulariza as funções menstruais, melhora a digestão, catarros bronquiais,
Informações complementares

Nome em outros idiomas
Alemão:anis; Espanhol: anis; Frances: anis cultive; Inglês: anise; Italiano:anice
Origem
Originária do Oriente Médio, o anis vem sendo cultivado no Egito, na Ásia menor e nas ilhas gregas há mais de mil anos. Quando o Império Romano absorveu a cultura grega, também passou a cultivá-lo, estendendo-o às costas do Mediterrâneo, à França e à Inglaterra.
Propriedades terapêuticas
Digestivo, expectorante, alivia a flatulência, carminativo, tônico estomacal, antiespasmódica, galactagogo, regulariza as funções menstruais, é um excelente desinfetante.
Uso medicinal
As sementes de anis facilitam a digestão e são muito apropriadas para crianças pequenas que sofrem de diarréia. Adoçada com mel, sua infusão alivia a flatulência além de aliviar a asma. Se a este mesmo chá for acrescentado funcho, obter-se-á um ótimo remédio para os catarros bronquiais.

Utilizado junto ao açúcar, na forma de xarope, é um excelente expectorante. Mascar sementes de anis ajuda a conciliar o sono, e tomá-las com água faz desaparecer o soluço.

É um excelente antiespasmódico que estimula a ação das glândulas endócrinas, assim como das mamárias. Por conterem até 20% de proteínas, quando secas e destiladas, estas sementes são indicadas para mulheres que amamentam, na medida em que estimulam a produção de leite.

O azeite que delas se extrai serve para matar piolhos, quando friccionado no couro cabeludo, e para acalmar as cólicas, em fricções no ventre.

As sementes do anis possuem excelentes qualidades anti-sépticas, sendo o óleo de anis muito utilizado em pastas de dentes e repelentes de insetos.

A essência de anis serve também para aromatizar numerosos medicamentos, inclusive como corretivo para sabor de infusões onde se misturam ervas. Também é usado para compor incensos.
Dosagem indicada
Dentes (elixir dentifrício). Colocar em um recipiente,que se possa fechar bem,os seguintes ingredientes: 30g de anis em pó, 8g de cravo em pó, 8 g de canela em pó, 1g de essência de hortelã, 850 de aguardente puríssima. Deixar macerar todos os ingredientes na aguardente por cerca de dez dias. Filtrar o líquido e conservar em um vidro com a tampa esmerilhada. Para refrescar a boca, desinfetá-la, purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas, fazer bochechos com algumas gotas do elixir em um cálice de água morna.

Digestão difícil, acidez do estômago. Carvão digestivo: colocar 50g de sementes de anis em pó , em um recipiente com 50g de carvão de tília em pó e 50g de açúcar. Misturar os ingredientes e tomar uma colherinha desta mistura após cada refeição.

Excitação nervosa, insônia e caimbras.Tintura de anis: macerar, por dez dias, 13g de sementes de anis em 50g de álcool a 70º. Filtrar e conservar o líquido em um vidrinho com tampa em conta-gotas. Tomar 10 gotas logo após as refeições, ou a cada vez que se manifestem os distúrbios. Se o estômago estiver vazio, tomar as gotas diluídas em um uma bebida quente: camomila, tília, chá, etc. Não tomar nunca mais de 50 gotas de tintura ao dia.

Intestino (meteorismo).Infusão: 30g de sementes de anis em um litro de água quente. Filtrar quando o líquido estiver morno e tomar uma xícara, após cada refeição. Usar neste caso também a tintura de anis, ver excitação nervosa, utilizando as mesmas doses.

Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; dores de cabeça (origem digestiva); gastrite (origem nervosa); cólicas infantis. Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 3 vezes ao dia.

Enjôos e vômitos na gravidez; aumentar o leite materno; enxaquecas de origem digestiva.Coloque 3 colheres (sopa) de fruto-semente em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.

Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; enxaquecas (origem digestiva), gastrite (origem nervosa); purificador de hálito (halitose). Coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e 1 colher (sopa) de folha de guaçatonga picada, em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 3 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum, e as demais antes das principais refeições.
Contra indicações
O uso do fruto-semente desde que dentro das doses recomendadas, não tem contra-indicação. Entretanto, o uso exagerado do óleo essencial pode provocar efeitos tóxicos. Contra-indicado em caso de alergia ao anis e anetol.
Efeitos colaterais
Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas na pele, trato pulmonar e gastrointestinal.
Culinária
As sementes, por conterem óleo essencial, são excelentes para preparo de alimentos e no uso de seu tempero. Pode ser usado para temperar peixes, aves e também ser utilizados em cremes, sopas e molhos. Bolos doces, biscoitos também podem levar o toque doce desta erva. Esta erva também tem muita afinidade com frutas frescas, especialmente figos. As folhas já possuem aroma mais delicado. Pode-se consumi-las frescas na forma de salada, com vegetais ou queijos em creme.
Curiosidades
Semente de anis é um ingrediente base na preparação de licores Anisette como Pernod e Anise. Na medicina popular diz ser afrodisíaco.

Aromaterapeutas utilizam a essência do anis para relaxamento e reduzir a insônia.

Administrando-se às vacas, aumenta-se a produção de leite. Os animais são atraídos pelo seu aroma. Escondendo um pouco de sementes de anis, dentro de um pedaço de queijo, torna-se uma eficiente isca para as ratoeiras.
Bibliografia

* The ilustrated herb encyclopedia- Kathi Keville
* Las planta medicinales- William A.R. Thomson
* Hausbuch der Kräuter- Christian Quatmann
* Plantas medicinales- Grau, Jung, Münker
* Plantas que curam- Sylvio Panizza
* Plantas medicinais -François Balmé
* Plantas medicinais- JanVolák & JIrí Stodola
* Plantas que curam - Editora Três
* Heilpflanzen und ihre Drogen- Mosaik Verlag
* Herbs & Spices- Sarah Garland
* Herbs & Spices- Simon & Schuster´s
* Complete book of herbs - John & Rosemaryu Hemphill´s