quinta-feira, 24 de março de 2016

Barbatimão

Barbatimão: planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas, é encontrada no cerrado brasileiro. Tem ação antisséptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica.Indica principalmente em casos de feridas, infecções vaginais e verrugas genitais.

Nomes
Nome em português: Barbatimão, barbatimão-verdadeiro, iba-timão, barba-de-timão, Uabatimô, casca da virgindade, yba timo (indígena).
Nome binomial: Stryphnodendron adstringens(Mart.) Coville, Stryphnodendron barbatimam
Nome francês: Barbatimão
Nome inglês: barbatimão
Nome alemão: Barbatimão
Nome italiano: barbatimão
Nome espanhol: barba timón, barbatimão

Família
Fabaceae

Constituintes do barbatimão
Taninos 20-30%: ácido gálico, elágico, flobafeno, prodelfinidinas (precursores dos taninos condensados ),galocatequina, epigalocatequina, goma, matéria corante, sacarose e dextrose.

Partes utilizadas
Casca

​Propriedades
Antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico, tripanocida (ainda não comprovado em humanos).

Indicações
Para uso interno (infusão,chá)

– Gastrite, úlcera e dor de garganta.

Para uso externo (gargarejo,pulverização do pó, creme, banhos de infusão)

– Tratamento de feridas

– Hemorróida

– Gonorréia

– Gengivites

– Leucorréia, candidíase, infecções vaginais.

– Verrugas genitais, papiloma virus HPV.

Barbatimão
Efeitos secundários
A ingestão de infusões e extratos de barbatimão em alta dosagem e por um longo período podem levar a irritação gástrica.

Contra-indicações
Não há registro na literatura de contra-indicação para o uso da casca de barbatimão.

Já as vagens e sementes são contra-indicadas para gestantes. Estudo feito com animais demonstrou que a ingestão de extrato da semente de barbatimão prejudica a gestação.

Interações
Desconhecidas

Toxicidade
Estudo feito com animais mostrou que a administração de extrato de barbatimão em um período prolongado, produz efeitos tóxicos, como diminuição da massa corpórea, involução do timo, aumento da glicose plasmática e aspartato aminotransferase.

Preparações à base de barbatimão
– Pó, chá (decocção), tintura, creme, pomada (Fitoscar® – cicatrizante), sabonete íntimo e sabonete convencional.

Onde cresce o barbatimão ?
A árvore do cerrado brasileiro, ocorre do sul do Pará até São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma planta praticamente exclusiva da América do Sul, principalmente no Brasil.
Observações

Além de ser usado para fins medicinais, o barbatimão é muito usado na construção civil, os taninos retirados da casca são empregados no curtume de couros e no artesanato, e das cinzas da madeira é extraído a decoada, que substitui a soda castiça na fabricação de sabão.

Muito encontrado no litoral Brasileiro, o barbatimão é utilizado por muitos povos tradicionais, como indígenas e ribeirinhos para diversos fins. O barbatimão também é conhecido como casca da virgindade, devido ao seu efeito em contrair o tecido do canal vaginal, utilizada na forma de banho de assento após o parto. Na medicina tradicional, a casca de barbatimão é também utilizada triturada como anti-inflamatório, cicatrizante, regenerador de tecido, antibacteriano, antidiarreico e leucorréia.

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desenvolveram uma pomada de casca de barbatimão, que mostrou 100% de eficácia no tratamento de verrugas genitais, causadas pelo papiloma vírus humanas (HPV), sem efeitos colaterais. A pomada age ressecando a verruga, deixando uma fina película, que quando retirada não deixa marcar. O estudo incluiu 46 participantes, dentre eles: homens, mulheres, mulheres grávidas, crianças, idosos, pessoas com AIDS e outros imunodeprimidos, A faculdade já entrou com pedido de patente no Brasil e Estados Unidos, em breve a pomada deve ser comercializada.

Veja mais informações sobre o HPV em: verrugas genitais.

Os pesquisadores da UFAL também estão pesquisando o uso do barbatimão no tratamento do câncer de útero causado pelo HPV, os resultados são promissores, mas ainda são necessários mais estudos.

Um estudo realizado na Universidade de Maringá,demonstrou que uma pomada tipo óleo em água com extrato de barbatimão possui atividade cicatrizante similar ao medicamento Nebacetin®.

O barbatimão também é utilizado em fitocosméticos como coadjuvante no tratamento de acne e manchas de pele. Mas é importante lembrar que deve ser utilizado em baixas concentrações devido ao risco de irritação da pele.

fonte:criasaude.com.b
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Camellia sinensis – Propriedades Medicinais

Foto da Camellia sinensis por Flowers Growing.

A Camellia sinensis é o nome científico da planta que se extrai o chá verde. O chá verde se popularizou no Brasil por seu efeito termogênico, auxiliando nas dietas para emagrecer, pois acelera o metabolismo.

De acordo com o plantio, cultivo, torrefação e preparo das folhas, a Camellia sinensis produz um chá diferente. O chá branco, chá preto, chá vermelho, todos são feitos a partir da mesma planta.

A Planta
A Camellia sinensis é uma árvore de até 15 metros de altura nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. Apesar da altura máxima elevada, as podas constantes evitam que ultrapasse 1,5 metros, e os indivíduos cultivados desta maneira raramente florescem. Possui folhas oblongas, escuras, lustrosas, com nervuras bem marcadas nas superfícies, de margem inteiramente denteada, e as folhas mais novas são cobertas de pequenos pêlos brancos.
As flores surgem solitárias ou aos pares nas axilas das folhas. São pequenas, com pétalas brancas e perfumadas, possuem muitos estames e um pistilo com 3 estigmas.
Os frutos são cápsulas pequenas, globosas, com 1 a 3 sementes também globosas. É possível produzir óleo para o consumo humano a partir das sementes desta planta.
Existem variedades, como a C. sinensis var. assamica, comum na Índia, que produz as árvores mais altas e com as maiores folhas, além de um chá preto com enorme concentração de cafeína. A variedade sinensis é a mais comumente cultivada.(Fonte: Wikipedia)

Mudas e Como Plantar
É muito comum na internet a busca sobre mudas e como cultivar a árvore da Camellia sinensis, mas é difícil achar, o mais fácil é encontrar no mercado livre venda de sementes.

Caso encontre as mudas, será fácil cultivá-la uma vez que a árvore se dá bem em clima tropical, basta irrigá-la bem e preparar a terra com adubos para que fique bem fértil.

No Brasil, as colônias de japoneses são os lugares onde se cultiva, mas há relatos de Camellia sinensis nascida naturalmente na mata, sem ter sido plantada.

Mas nos mercados e lojas de produtos naturais é muito fácil encontrar o chá verde in natura para o preparo de chás e embora o preço do produto comercializado é mais caro que se tivesse sua própria árvore, os benefícios e propriedades ficam mantidos.

Os produtos muito processados, como pó ou cápsulas nem sempre contém apenas o chá verde e é importante ler o rótulo antes, por exemplo alguns chás verde apresentam em sua composição a cafeína.

Para que Serve
O chá verde tem alguns benefícios para a saúde como ser antioxidante, devido às catequinas e polifenóis; com isso ele considerado um alimento funcional. O chá verde é indicado para artrite e reumatismo, colesterol alto e até mesmo na questão do cuidado de pele e cabelo.

Mas o maior uso da Camellia sinensis é devido ao fato de que ela emagrece. E realmente emagrece pelo termogênese, ele queima gordura, diminuindo a barriga, e desincha pois é diurético.

Faz mal?
Nem tudo é só benefícios e a Camellia sinensis na forma de chá verde tem algumas contraindicações e malefícios. As pessoas que tem dificuldade em dormir devem evitar o consumo do chá à noite pois ele pode causar agitação e insônia.

Um grande malefício do chá é que ele impede que o ferro e a vitamina C sejam absorvidos pelo organismo, o que pode gerar uma anemia. Pessoas com história de gastrite e refluxo também não devem fazer uso do chá.

Grávidas e crianças sempre deve ter mais precaução no consumo de qualquer tipo de chá e os médicos devem ser consultados. Há indícios de que o chá verde aborta, portanto, gestantes devem evitar.

Nomes Populares:
chá,
chá da índia,
chá verde,
banchá;

Propriedades:
É adstringente,
analgésico,
antiasmática,
antibacteriana,
antioxidante,
digestiva,
diurética,
estimulante,
Controla a diarreia
Reduz a cárie
a dor de dente,
Elimina gorduras,
Utilizado para Emagrecimento,
Auxilia na digestão,
Abaixa o o colesterol,
Dilatar os brônquios,
Auxilia me casos de gripe

Precauções:
Grávidas, crianças e pessoas com problemas no estômago, cardiovascular, rins ou hipertireoidismo devem evitá-la.
Em excesso pode reduzir o apetite, causar prisão de ventre ou diarreia.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Planta violeta genciana: benefícios e usos

Conhecemos popularmente como violeta genciana um medicamento antifúngico vendido em farmácias e bastante usado para o tratamento de candidíase. De uso tópico, esse medicamento atua também como antisséptico, sendo benéfico para impedir que a doença acabe se complicando em decorrência de proliferação de bactérias e fungos. O medicamento é facilmente absorvido, melhorando de forma rápida sintomas como coceira, vermelhidão e ardor, comuns na doença.

Benefícios desta planta
A planta de onde é extraída a substância, carrega propriedades benéficas à saúde. Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele, brilho e alisamento.

Planta violeta genciana
Foto: Pixabay

Pode ser usada ainda como um excelente antibiótico para feridas externas, sendo indicada também para tratar gota, artrite, para estimular a glândula da tireoide em casos de hipotireoidismo. Atua como um excelente diurético e depurador do sangue e como tônico estomacal para melhorar a carência de apetite de pessoas anêmicas.

Também é possível empregar a planta para tratar cólicas intestinais, estado febril, pressão arterial desregulada, problemas no sistema nervoso central e do sistema imunológico debilitado, além de eliminar lombrigas e estimular os sucos gástricos e biliares. Pode ser usada também para potencializar o crescimento dos cabelos, sendo, portanto, um excelente tônico capilar.

Aplicação da violeta genciana
Aplique o medicamento sobre a região lesionada entre duas e três vezes ao dia durante três dias. Caso haja quaisquer efeitos inadequados procure orientação médica. Jamais substitua o tratamento indicado por um médico especialista pela automedicação. Converse com seu médico e pergunte se esse tratamento se adequa ao seu quadro clínico.
Contraindicações e precauções de uso

O uso da planta e do medicamento encontrado nas farmácias é contraindicado para pacientes gestantes, mulheres no período de amamentação, além de pacientes que sejam hipersensíveis aos componentes da fórmula, e em casos de lesões ulcerativas.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Natália Petrin
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Picão – Propriedades Medicinais

O Picão preto (Bidens pilosa) é uma planta que, desde 2009, foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil como possuidora de propriedades fitoterápicas.
Sinônimo botânico: Bidens adhaerescens Vell., Bidens alausensis Kunth, Bidens chilensis DC., Bidens hirsuta Nutt., Bidens leucantha (L.) Willd, Bidens montaubani Phil., Bidens reflexa Link, Bidens scandicina Kunth, Bidens sundaica var. Minor Blume, Coreopsis leucantha L., Kerneria pilosa Lowe.(Fonte: Wikipedia)
Serve para Que?

Além de agarrar na roupa da gente quando a gente anda no mato, e ser considerada uma erva daninha, uma praga das lavouras, este carrapicho tem muitos benefícios. O chá de picão é indicado pela ANVISA para o tratamento da icterícia e úlceras, como hemorroidas. A icterícia é o chamado amarelão que dá principalmente em bebês recém nascidos. No caso das crianças o indicado é dar o banho com o chá de picão. Há relatos do tratamento para psoríase também.

Vários estudos sobre o picão estão sendo feitos e indicam que o picão pode ter contribuição no tratamento da malária, infecções bacterianas e doenças do fígado, como a hepatite pelo abuso de álcool.

Outros estudos ainda avaliam o efeito do picão em casos de hipertensão arterial e diabetes. As compressas do chá são usadas para tratar alergias e picadas de insetos e queimaduras. Até para mordidas de cobras e animais peçonhentos o picão é usado.

Mastigar as folhas do picão é bom para quem sofre com aftas. Em alguns lugares o picão é usado como alimento, feito como salada ou farofas. Os animais por vezes comem o picão quando estão com problemas de digestão.

Grávidas devem evitar o uso pois o chá pode estimular um aborto.

Importante não confundir o Bidens pilosa com Desmodium adscendens, chamado de chá de carrapicho. Os dois são carrapichos, mas são diferentes, o segundo é aquele que gruda na roupa mas que se assemelha a uma vagem, e o picão é como uma mini vassoura de piaçava.

Picão
Nomes Populares:

amor de burro,
amor seco,
carrapicho,
carrapicho agulha,
carrapicho cuambu,
carrapicho de agulha,
carrapicho de duas pontas,
carrapicho picão,
coambi,
cuambri,
cuambú,
erva de picão,
erva picão,
erva pilão,
fura capa,
furacapa,
goambú,
macela do campo,
paconca,
picão,
picacho, picacho negro, picão do campo, pico pico, piolho de padre

Propriedades:
É adstringente,
antibacteriana,
antibiótica,
antiespasmódica,
antiinflamatória,
antimicrobiana,
anti-séptica,
carminativa,
catártica,
cicatrizante,
depurativa,
diurética,
emoliente,
estimulante,
expectorante,
hipotensiva,
hipotensora,
sedativa,
tranquilizante,
vermífuga,
Indica da em casos de abscessos,
cólicas,
conjuntivite,
diabetes,
dor de cabeça,
dor de dente,
escorbuto,
Afecções cutâneas,
Cura aftas,
amigdalite,
disenteria,
hemorróida,
Auxilia na cicatrização,
hipertensão,
indigestão,
Mata vermes.

Foto do Picão Preto por ANEKAPLANTASIA.
fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Grandes propriedades do Coco


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje queremos destacar as grandes propriedades do coco para a saúde.

Você conhece as propriedades do coco? Esta fruta possui um monte de grandes propriedades nutricionais que resultam muito benéficas para o nosso organismo. Além disso, é uma fruta fresca e deliciosa que triunfa nos lares porque é capaz se nos refrescar completamente. No entanto, os cocos devem ser consumidos com moderação, já que tem um alto teor de gorduras saturadas. Isso também faz com que esta fruta não seja recomendável para aqueles que sofrem de alguma doença cardiovascular.

Propriedades do Coco:

Vamos ver quais são essas fantásticas propriedades do coco a partir do ponto de vista nutricional:

Os cocos são uma fonte de proteínas, de ácido fólico, assim como de vitamina B e de minerais como o magnésio, o potássio ou o cálcio.
As gorduras saturadas que antes mencionamos servem para regular a pressão arterial. Mas, claro! Sem excessos.
Para aqueles que sofrem com diabetes, algum transtorno de parasitas intestinais ou obesidade é um alimento muito útil.
Ao ter uma alta percentagem de água, coco evita a desidratação. Bem se via porque Robinson Crusoé comia tantos! Se você está acostumado a fazer esportes será fenomenal.
Seguindo a mesma linha esportiva, esta fruta fornece uma dose extra de energia, o que o torna ideal para consumir em sucos.
Você já notou que muitos produtos de beleza levam como ingrediente o coco? A razão é que o coco tem propriedades calmantes.
Entre as propriedades do coco é que também funciona como um antioxidante. Basta ver o grande número de cremes que existem no mercado que levam coco. E neste possui selênio e zinco. Tanto no que se refere ao seu valor antioxidante como calmante, quando compramos algum produto com coco devemos nos fixar em que realmente o leve, já que em numerosas ocasiões apenas diz ‘aroma de coco’, que não é o mesmo que o coco em si.
Estimula o sistema digestivo funcionando como diurético e colaborando com o organismo para eliminar o excesso de álcool. As fibras que proporcionam os cocos atuam como laxantes e fomenta a redução do colesterol.
Além disso, o coco também favorece a nossa pele, evitando que saiam manchas na mesma.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Remédios caseiros com Cúrcuma


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje queremos falar sobre os inúmeros benefícios da cúrcuma para a saúde, embora seja muito popular na culinária, ela também pode ser utilizada para a preparação de remédios caseiros eficazes para tratar diferentes condições de saúde.

A cúrcuma é uma planta perene pertencente à família do gengibre; que pode chegar a medir até 1,2 metros de altura. Seu talo é curto e as folhas verde brilhante, lanceoladas, com nervos muito marcados e terminadas em pontas dispostas em pares.

A cúrcuma tem flores amarelo claro ou violeta, agrupadas em inflorescência em uma espiga central. Quanto à sua raiz, a parte mais importante do ponto de vista da medicina natural, é rhizomatous, carnuda, de cor amarela ou laranja, pode ser fervida, seca ou moída para realizar diferentes preparações.

Esta planta tem sido cultivada há mais de dois mil anos atrás na China e na Índia e inclusive aparece mencionada em uma receita síria que data do ano 600 a.C. Marco Polo descobriu a especiaria no sul da China, a qual descreveu como uma planta com as propriedades, aroma e cor do açafrão, mas que não tinha nada a ver com o açafrão.

Os árabes e persas a denominaram kourkoum, que os espanhóis traduziram como cúrcuma. Foi o único país europeu na Idade Média, interessado por esta especiaria.

Na atualidade, é cultivada na Índia, China, Indonésia, Jamaica, Haiti, Filipinas e outros países tropicais. Esta especiaria é o principal ingrediente do pó de curry e também é usada na preparação de mostarda, é o principal corante do arroz de Madras, é encontrada em pratos de verduras, no otel (purê de lentilhas) ou no kedgeree (peixe com arroz ao curry) da Índia. É utilizada para aromatizar pratos de cordeiro no norte da África.

Propriedades curativas da Cúrcuma:
É importante observar que o óleo essencial de raiz de cúrcuma é rico em turmerone e outras substâncias químicas aromáticas de ação depurativa, diurética, antisséptica, antiparasitária e potencialmente antitumoral.

Esta é usada para auxiliar a digestão, prevenir úlceras, prevenir distúrbios do fígado e bílis (devido à sua propriedade colagoga que facilita o esvaziamento da vesícula biliar), melhorar a circulação sanguínea (ao reduzir a agregação de plaquetas) e é um agente antibacteriano.

A raiz é utilizada, também, para eliminar grãos e aliviando dores e coceira causadas por dermatite, eczema e psoríase. Em alguns casos, como nas irritações produzidas por fraldas, o rizoma em pó é polvilhado sobre as palmas das mãos e esfregado suavemente sobre a pele do bebê. Em outros casos, o produto é misturado com um pouco de óleo de coco e aplicado suavemente sobre as inflamações mais graves.

Nas pesquisas realizadas, a cúrcuma demonstrou possuir, igualmente, notáveis propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação e aliviando a dor de entorses e artrite. Estes resultados positivos são comparáveis aos mesmos efeitos conseguidos por populares medicamentos anti-inflamatórios, como acetato de hidrocortisona e fenilbutazona.

Vários estudos médicos contemporâneos sugerem que a cúrcuma pode muito bem também ajudar a prevenir doenças cardíacas, já que reduz o colesterol ruim, ou LDL no sangue o que pode provocar ataques cardíacos.

Também se considera que tem um potencial como anticancerígeno. Vários estudos realizados com animais de laboratório demonstram que a curcumina tem uma atividade anticancerígena, provavelmente porque é um poderoso antioxidante (os antioxidantes são substâncias que neutralizam as substâncias tóxicas encontradas no organismo de forma natural, chamados radicais livres).

Neste sentido, pesquisadores indianos adicionaram diariamente 1,5 gramas de cúrcuma (aproximadamente uma colher de chá) à dieta de 16 fumantes durante um mês. O resultado foi uma significativa redução dos mutagênicos (que são muitas vezes cancerígenos) da urina destes fumantes.

Também é importante notar que as investigações realizadas nos Estados Unidos e Hong Kong desde 2001 revelam que os pratos ricos em curcumina têm a capacidade de reduzir os efeitos da doença de Alzheimer.

As estatísticas mostram que a Índia tem um dos índices mais baixos de Alzheimer do mundo, estimado em 1 por 100 indivíduos com mais de 65 anos, enquanto que nos Estados Unidos este índice é de 10 por 100, e na Europa, de cerca de 5 por 100.

A seguir, detalhamos remédios com cúrcuma que podem ser preparados em casa com facilidade e rapidez.

Remédios caseiros com Cúrcuma:
Remédio com cúrcuma para o fígado: Misture 3/4 colher de chá de cúrcuma com 2 colheres de sopa de purê de berinjela cozida e 1 ½ colher de água fervendo até obter uma massa lisa. A pasta pode ser untada em um pedaço de pão de centeio ou trigo integral. Consuma depois de uma refeição gordurosa.

Remédio com cúrcuma para facilitar a digestão: Despeje uma colher de chá de cúrcuma em pó por xícara de água quente. Tome uma xícara depois de uma refeição pesada ou gordurosa.

Remédio com cúrcuma para o colesterol: Misture, alcachofra, dente de leão, cúrcuma, laranja amarga e hortelã em partes iguais. Extraia 1 colher de sopa desta preparação e despeje em uma xícara de água. Ferva por 5 minutos, deixe repousar mais 10 e coe. Beba 3 xícaras por dia, uma após cada refeição principal.

Remédio com cúrcuma para aliviar a dor de uma entorse: Ingerir ½ colher de chá de cúrcuma diluída em um copo de suco de laranja na parte da manhã e à noite.

Remédio com cúrcuma para artrite: Misture 2 colheres de sopa de cúrcuma com 1 colher de sopa de suco de limão, ao qual se adiciona suficiente água fervendo para conseguir uma agradável massa quente. Aplique diretamente sobre a área onde estão localizadas a inflamação e a dor. Após a aplicação, cubra a parte afetada com filme plástico de embalar alimentos para reter o calor e a umidade pelo maior tempo possível. A consistência da pasta deve ser semelhante a da manteiga de amendoim, de modo que possa ser aplicada facilmente sobre a pele.

Remédio com cúrcuma para úlceras cutâneas, pele afetada por sarampo, caxumba, varicela, picadas de insetos e micose de pele: Misture um pouco de pó de cúrcuma com o suco de ½ limão e um pouco de água até obter uma pasta lisa e aplique diretamente sobre as lesões.

Remédio com cúrcuma para sardas: Misture 3 colheres de sopa de soro de leite com uma colher de chá de cúrcuma. Este remédio se converte em um suave esfoliante da pele que clareia as sardas.

Remédio com cúrcuma para a pele suave: Prepare uma pasta com cúrcuma em pó, um pouco de farinha de grão de bico e água e aplique sobre a área que deseja suavizar e melhorar sua aparência.

Remédio com cúrcuma para hemorroidas: Aplique diretamente uma mistura que consiste em uma colher de chá de óleo de rícino e ½ colher de chá de cúrcuma sobre a área afetada antes de ir para a cama à noite.

Curiosidades da Cúrcuma:
Na cultura hindu está associada com a fertilidade. No casamento, o noivo amarra uma corda pigmentada com cúrcuma em torno do pescoço da noiva e usa para colorir os pratos do banquete de casamento. Na Índia, ainda o utilizam para dar um toque dourado à pele.

Na atualidade, no Ocidente está sendo incluída dentro dos cosméticos naturais como regenerador e revitalizador da pele.

Precauções com o uso da Cúrcuma:
As preparações medicinais da cúrcuma não devem ser administradas para crianças menores de dois anos. Para crianças mais velhas e pessoas com mais de 65 anos, comece com preparações de baixa concentração e aumente se for necessário.

Evite o seu consumo em caso de ter uma úlcera no estômago. Tampouco é conveniente ingerir se você estará exposto aos raios solares, já que aumenta a sensibilidade em relação a estes.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

8 Frutas Laxativas Para Desinchar Sua Barriga


As pessoas que sofrem de constipação muitas vezes recorrem aos laxantes químicos, mas estes produzem efeitos secundários que podem ser desconfortáveis. Uma opção para tratar e melhorar esta condição são os laxantes naturais que podemos encontrar em nossa casa, como as frutas. Além de resolver o problema, não causam efeitos indesejados e são simples de utilizar.

Você gostaria de experimentar algumas frutas que têm bom efeito laxante para desinchar sua barriga? Pois, então não deixe de experimentar as 8 opções que você vai conhecer neste artigo.

Se você sofre de constipação, tem tudo contra para perder peso. Por quê? Porque faz você parecer e se sentir inchado, porque seu corpo também está “sujo”, intoxicado e porque também têm boa regularidade intestinal, mediante o consumo de fibras, é uma ótima maneira para eliminar gordura e outros indesejáveis do organismo.

Sem dúvida alguma, comer bem é a melhor maneira de combater a constipação. E se você fizer isso com muitos alimentos rico em fibras, nada melhor. As frutas costumam ser uma ótima opção para conseguir esse objetivo e ajudar o sue intestino a se movimentar corretamente. Você se anima a experimentar alguma delas?

8 Frutas que eliminarão sua constipação:
Maracujá. A polpa de maracujá é pura fibra, além do riquíssimo suco que contêm. Você pode comer diretamente ou usá-lo em batidos, com semente e tudo. Vai muito bem, desta forma por sua ação vermífuga.

Abacaxi. Tem açúcar, sim. Mas também muito conteúdo de fibras e líquidos, duas coisas que são ótimas para combater a constipação. Você pode tomá-lo em todas as formas, até em refeições agridoces, como guarnições e em batidos, é claro.

Pitaya. Uma fruta com uma forma muito curiosa, que tem alto teor de água e fibras. E é perfeita para comer quando conseguir, já que embora seja muito comum na América Central, não se consegue em todos os lugares.

Carambola. Fornece fibras e grande quantidade de água. É ótima para a dieta, uma vez que fornecem apenas 40 calorias por cada 100 gramas. É saciante e te ajudará a combater esse maldito trânsito lento.

Moringa. Depurativa, diurética, suavemente laxante e também detox. É realmente muito boa para ativar o trânsito intestinal. Está muito na moda no mundo da perda de peso e dizem que dá excelentes resultados.

Pera. Uma das frutas mais consumidas para ativar o trânsito intestinal. Rica em fibras solúveis e insolúveis, além de ter um grande conteúdo de água. Tome cada vez que se sentir mal com este problema.

Ameixa. As ameixas maduras são perfeitas para incorporar boas quantidades de fibra. Alguns também consomem ameixas secas. É uma questão de escolher o formato que você mais gosta.
Maçã. Ótima em todos os aspectos, por seu teor de fibras e, especialmente, uma específica, chamada pectina, que é perfeita para colocar em movimento o seu intestino.
Leia também: “Benefícios do Chá Vermelho Para Emagrecer”.

Outras opções de laxantes naturais:
Mas, claramente, não apenas com as frutas terminam as opções para ativar seu trânsito intestinal e eliminar essa incômoda constipação. Inclusive, você pode misturar essas frutas laxantes que conheceu com alguma destas alternativas.

Aveia integral. Ótima por seu teor de fibra solúvel e insolúvel. Mas o ideal é que tomá-la integral, pois a instantânea é bastante desprovida desse teor de fibra.

Sementes de chia. Outra ótima opção para colocar para trabalhar sua barriga. Sim, deixe de molho sempre as sementes por cerca de 10 minutos, pelo menos, antes de tomá-las, assim estarão bem ativas.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Chás que atuam direto no abdômen e acabam com a ‘barriguinha’

Foto: Pixabay

É bem verdade que devemos estar de bem com o nosso corpo, não só pelo fator estética, mas também para evitar problemas de saúde provocados por esses descuidos. Se você está se sentido incomodado com a famosa “barriguinha”, saiba que existem métodos naturais para ajudar a eliminá-la. Mas lembre-se: só o chá não faz milagre, é preciso adequar a alimentação e praticar atividades físicas.

Chá de hibisco
Além de combater a gordura localizada da barriga, o chá de hibisco também consegue diminuir os “pneuzinhos” dos quadris que tanto incomodam algumas pessoas. E mesmo com essa ação que envolve mais a estética, esta bebida também pode ser utilizada com o objetivo de melhorar a saúde dos seus consumidores, uma vez que controla os níveis de colesterol e a pressão arterial.

Ingredientes e modo de preparo:

Duas colheres (de sopa) de hibisco seco;
Um litro de água filtrada.

Leve ao fogo a água filtrada e espere que ela esquente até formar as primeiras bolhas. Não é necessário aguardar até o estado de ebulição, por isso, desligue antes que esse processo se inicie e coloque o hibisco. Tampe o recipiente e deixe em infusão por até 10 minutos. Depois, é só coar e beber até duas xícaras por dia.

Chá de cavalinha
Combate a gordura localizada e ainda trabalha junto ao organismo para proporcionar mais tempo de saciedade nas pessoas. Consegue essa ação graças à sua propriedade digestiva, a qual prolonga a digestão dos carboidratos simples. Também é um chá com efeito diurético, eliminando a retenção de líquido do corpo.

Ingredientes e modo de preparo:

750 ml de água;
100 g de cavalinha fresca picada;
Meia casca de abacaxi picada.

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e espere que a substância comece a ferver. Depois do estado de ebulição ter sido alcançado, desligue o fogo, coe e beba o chá com adição de mel, se preferir. Tome até três xícaras desta bebida por dia, cujo consumo ideal seria se ocorresse 30 minutos antes das refeições principais.
Chás que atuam direto no abdômen e acabam com a 'barriguinha'

Chá de gengibre
Termogênico assumido e muito famosos por isso, o chá de gengibre é ideal para quem deseja queimar as “terríveis” gorduras localizadas. Nesta receita, ele vem acompanhado de camomila e erva cidreira, duas ervas que auxiliam no controle da ansiedade e, consequentemente, da compulsão pelos alimentos que facilitam o ganho de peso.

Ingredientes e modo de preparo

Um pedaço de gengibre;
Uma xícara de sene (usada como laxante);
Uma xícara de erva cidreira;
Meia xícara de camomila;
Um litro de água.

Comece levando ao fogo a água com todas as ervas e reserve apenas o gengibre. Deixe no fogo por meia hora. Em seguida, adicione a raiz ralada e tampe o recipiente com o auxílio de um pano. Espere até esfriar, coe e tome até duas xícaras por dia. Para melhorar o gosto da bebida, pode acrescentar algumas folhas de hortelã.

Chá termogênico com pimenta
Canela, pimenta e gengibre. Esses são os segredos do chá termogênico capaz de auxiliar aqueles que desejam eliminar a o excesso de barriga. Mesmo sendo feito com produtos naturais, esse chá tem uma restrição de consumo, isto é, os hipertensos. Assim, se você possui pressão alta é necessário procurar um médico especialista, para saber se deve ou não fazer uso dessa bebida.

Ingredientes e modo de preparo

Uma colher (de chá rasa) de pimenta tipo cayena em pó;
Uma colher e meia (de sopa) de gengibre cortado em pequenos pedaços;
Uma colher (de chá) de açafrão-da-terra em pó;
Um limão thaiti cortado em oito partes;
Quatro cravos;
Quatro paus de canela;
300 ml de água.

Apesar da grande lista de ingredientes, a forma de preparo é bastante simples. Basta você colocar todos os elementos na água, mexer bem e em seguida levar para o fogo. Aguarde a fervura, desligue e tampe o recipiente por aproximadamente cinco minutos. Depois é só coar e beber até duas xícaras por dia, sem a adição de açúcar.

Chá verde turbinado
Próprio para o emagrecimento, o chá verde consegue fazer o corpo gastar mais energia que o natural e assim desgastas as gorduras localizadas. Para deixá-lo turbinado, a receita leva o gengibre, que como já foi abordado anteriormente se trata de um elemento altamente termogênico, e, por isso, um acelerador de queima de gordura.

Ingredientes e modo de preparo:

Um sachê de chá verde;
Rodelas de limão;
Raspas de gengibre.

Prepare o chá verde normalmente. Em seguida, adicione as raspas do gengibre. Tampe o recipiente e aguarde cinco minutos. Depois, basta colocar as rodelas de limão e ingerir. Esse último item serve para melhorar o sabor do chá. Vale ressaltar que pelo teor de cafeína essa bebida deve ser evitada durante o período noturno ou no final da tarde, para evitar casos de insônia.

fonte:chabeneficios.com.br
Por Katharyne Bezerra
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Xarope para curar rouquidão

Abacaxi

A rouquidão ou disfonia é uma alteração na laringe, onde a voz sai com o som diferente, como se estivesse arranhando em um tom mais áspero.

Em geral isso acontece porque as cordas vocais que se situam na laringe estão inflamadas, ou por grande esforço (falar muito, falar alto, gritar) ou por infecções respiratórias.

A voz rouca pode ser um mal estar passageiro, quando trata-se apenas de um caso agudo, ou pode ser mais duradouro nos casos crônicos.

Para os casos crônicos, algo mais grave pode estar acontecendo nas cordas vocais como calos ou nódulos. Nestas situações é importante procurar um médico. Se a sua voz rouca não melhorar, ou ao contrário, piorar e chegar ao ponto de ficar sem voz, é fundamental a ida à um otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo para uma avaliação melhor.

O que causa a rouquidão
Muitos fatores podem causar a rouquidão, mas os mais comuns são o fato de fumar, tabaco e outras drogas (podem reparar que a maioria dos fumantes vão ficando com uma voz rouca bem característica), o álcool também é um péssimo amigo da boa voz.

As alergias respiratórias (poeira, mofo, produtos químicos), garganta inflamada, tempo seco, tempo frio (nas baixas temperaturas é mais comum apresentarmos voz rouca). A voz rouca pode vir acompanhada de dores, dificuldade para engolir e até mesmo um cansaço na fala, devido a alguma dificuldade para respirar e tosse.

O ambiente poluído também causa rouquidão especialmente se a pessoa tiver asma.

Até o stress causa a voz rouca. Podendo também ter causa emocional, é muito comum as pessoas ficarem roucas ou sem voz (afônicas) em situações de grande emoção.

Um outro problema que causa a rouquidão é o refluxo gastroesofágico, portanto se você está sofrendo de rouquidão fique atento pois pode ser algo além das cordas vocais. Sempre bom procurar um médico se a rouquidão persistir, principalmente se tiver associada a tosse e aparecimento de sangue, pois casos de câncer de laringe, câncer de tireoide e câncer de pulmão, causam este sintoma de rouquidão.

Mas a voz rouca pode ser apenas um sinal que um jovem está entrando na puberdade, quando a voz começa a mudar.

Este é um xarope de abacaxi que é muito útil para resolver problemas de rouquidão de caso agudo causados por desgaste das cordas vocais.

Esta receita caseira e natural para voz rouca deve ser seguida dos seguintes cuidados, evitar exposição à agentes nocivos e poupar a voz. Professores e cantores e pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho devem ainda mais se prevenir. A hidratação é muito importante, portanto, beba muita água sempre!

Para a receita do xarope você vai precisar de:
1 abacaxi
1 kg de açúcar mascavo ou 1 rapadura

Modo de Preparo
Para preparar o xarope corte um abacaxi e coloque-o em uma vasilha refratária junto com 1kg de açúcar mascavo ou uma rapadura. Feito isso, leve ao forno por uma hora. Quando a açúcar (ou a rapadura) virar um melado, esprema o abacaxi.
Guarde o melado em um vidro ou garrafa escura. O gengibre potencializa os resultados, caso queire, acrescente um pedaço de gengibre fresco, ralado.

Posologia
Tome uma colher de sopa 4 vezes ao dia.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 8 de março de 2016

Remédios caseiros com Maracujá


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. A seguir você vai conhecer os benefícios para a saúde do maracujá, assim como alguns remédios caseiros que podem ser elaborados com esta deliciosa fruta.

O maracujá ou fruto da paixão é a fruta que provém de uma planta trepadeira chamada passiflora. Sua forma é redonda ou oval de casca grossa, de aspecto ceroso, dura e enrugada. Esta envolve uma polpa dourada, gelatinosa e aromática cheia de sementes comestíveis e que mede de quatro a oito centímetros de largura.

O maracujá da Nova Zelândia é roxo, enquanto que o havaiano é amarelo. Todos têm um almiscarado sabor agridoce. A indústria de panificação o utiliza em sobremesas e tortas. Pode ser incluído em saladas de frutas, sucos, mouses, molhos, sorvetes. Cada fruta tem aproximadamente 80 calorias.

Propriedades curativas do maracujá:
O maracujá previne infecções. Ajuda a função do sistema imunitário devido ao seu conteúdo de vitamina A. Previne doenças infecciosas, já que ativa as barreiras protetoras e promove a resistência a estas doenças. Cuida da visão, protege a pele, unhas e cabelos.

Da mesma forma, combate a constipação porque contém uma grande quantidade de fibras que afeta a atividade intestinal e atua como um laxante suave, muito apropriado, como remédio em casos de prisão de ventre. Ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo e precisam ser evacuadas rapidamente.

É considerada uma fruta que previne doenças. O maracujá é útil na regulação do equilíbrio ácido base do organismo. Sua ação mineralizante intervém na regulação e evita o aparecimento de inúmeras enfermidades que se produzem pela acidificação, como infecções, osteoporose e dor nas articulações.

Tem um efeito anti-estresse. Por seu teor de magnésio, esta fruta é uma grande aliada para o bom funcionamento do sistema nervoso. Evita a irritabilidade, por isso é muito apropriada para os estados de ansiedade, angústia e depressão.

O maracujá atua contra o envelhecimento prematuro. Como o vinho tinto, azeite de oliva e chá, contém polifenóis que são substâncias que têm ação antioxidante, já que detém as consequências destrutivas dos radicais livres e protege as células do nosso organismo.

Melhora a memória graças ao fósforo, estimula o funcionamento do cérebro e ativa à capacidade de memorizar. Este mineral é muito importante para o correto funcionamento corporal, fornece energia e também promove o desenvolvimento ósseo.

Esta fruta protege o coração, já que possui fitoesterois, nutrientes de origem vegetal que reduzem o nível de colesterol e servem para reduzir enfermidades coronárias. Um nível excessivo de colesterol é prejudicial para o organismo, especialmente para o coração.

Esta fruta tão particular é uma escolha saudável para incorporar um alimento que rejuvenesce o organismo, bloqueando a ação de danos dos radicais livres. Além disso, tem efeitos antidepressivos, entre outras virtudes.

Pode-se resumir que o maracujá, por suas propriedades curativas, é um remédio que ajuda a aliviar a dor, alivia a perda da consciência, alivia as feridas nos lábios, combate os efeitos do álcool, alivia alergias, ajuda a controlar a anorexia nervosa, ajuda no tratamento da angina de peito, acalma a ansiedade, ajuda a controlar a arteriosclerose, ajuda a controlar os sintomas de artrite, alivia condições asmáticas, ajuda a eliminar ateromas, contribui para a eliminação de cataratas, ajuda a controlar a depressão nervosa, alivia a dermatite ou inflamação da pele, ajuda a controlar diabetes, elimina o efeito tóxico do alumínio e chumbo, alivia eczema, alivia a inflamação das gengivas, combate e previne a intoxicação do fígado e até combate as condições de herpes.

Remédios caseiros com maracujá:
Remédio com maracujá para tosse: Lave quatro folhas de hortelã e dois maracujás. Em seguida, corte a fruta no centro e retire toda a polpa. Coloque todos os ingredientes em um recipiente, coloque no fogo e misture até formar um melado. Deixe esfriar. Filtre e coloque em frasco de vidro escuro. Conserve na geladeira. Tome uma colher de sopa três vezes por dia.

Remédio com maracujá para constipação: Lave e corte pela metade 2 maracujás. Retire a polpa e coloque no liquidificador junto com um pouco de água. Misture por alguns instantes. Beba um copo deste suco diariamente, de preferência à noite.

Remédio com maracujá para nervosismo: Despeje em uma xícara de água que está fervendo 1 flor de maracujá. Tampe, deixe esfriar e coe. Misture este chá com 1 copo de suco de maracujá e 1 colher de chá de mel. Beba 2 copos por dia.

Recomendações: Quando comprar um maracujá escolha um cheiroso, enrugado e de cor viva. Se tiver a casca lisa, você pode deixá-lo amadurecer em temperatura ambiente durante alguns dias, girando-o de vez em quando. Lave e leve à geladeira por alguns dias em um saco de plástico hermeticamente fechado. Para prová-lo, corte pela metade e com uma colher retire a polpa. No ponto certo, o ideal é batê-lo e coá-lo para separar as sementes.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Pau-doce ou uva japonesa: conheça os benefícios da fruta

Se você passar por uma árvore de pau-doce, mais conhecida como uva japonesa, não esqueça de levar alguns frutos para casa. Essa planta muito comum possui muitos benefícios para a saúde e também pode ser usada de diversas formas na culinária.

Identificando á arvore do pau-doce
A Hovenia dulcis é conhecida por diversos nomes. Os mais comuns são pau-doce ou uva japonesa. Porém, dependendo da região do país em que você estiver, pode ouvir falar em: passa-do-japão, passa-japonesa, macaquinho, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, Banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, uva-da-china, uva-paraguaia e cajueiro-japonês.

Esta é a árvore Hovenia dulcis, que dá a uva japonesa. Foto: Isfisk, CC BY-SA 3.0

Ela é normalmente associada ao Japão – como fica fácil perceber pelos nomes acima –, mas em realidade é originária das regiões montanhosas da China. É encontrada em várias outras partes da Ásia, como nas Coreias e na Índia, e também do Brasil, principalmente sul e sudeste, que possuem um clima propício para que ela se desenvolva.

O que realmente é diferente nessa planta são seus frutos. Eles são ramificados e retorcidos, possuindo uma colocação avermelhada. São doces quando maduros. Muitas pessoas associa o seu sabor ao de maçãs.

Benefícios e usos da uva japonesa
Não bastasse ser muito gostosa, essa frutinha diferente é capaz de ter vários benefícios para a saúde. Ela tem sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos para evitar ressacas. Tanto que em dezembro de 2008 a Food Korean & Drug Administration aprovou a Hovenia Dulcis como uma substância que pode proteger o corpo de álcool.

A principal razão para essa propriedade é sua composição, que tem um produto químico natural conhecido como ampelopsina ou dihydromyricetin. Conforme um estudo da Northwest A&F University, o sumo da planta pode ter efeitos benéficos na redução dos efeitos adversos do álcool – inclusive na proteção do fígado de danos decorrentes.

A fruta ainda contém uma segunda substância química, conhecida como quercetina. Ela possui propriedades antivirais e protege contra a inflamação. É conhecida também como um broncodilatador eficaz que irá ajudar a reduzir a liberação de histamina no corpo e todos os outros produtos químicos alérgicos. É usada ainda como um bom tratamento para o eczema e a fibromialgia.

Os efeitos anti-inflamatórios são os mais notáveis dentre as pessoas. Muitas dizem que a fruta é extremamente eficaz em reduzir a febre alta, e que também mostra boas taxas de sucesso funcionando como antiespasmódico – fator importante no tratamento de problemas gastrointestinais.

É possível consumir essa frutinha ao natural ou então usá-la em diversas receitas. Você pode usar o pau-doce e preparar uma calda, um bolo ou alguns pães, por exemplo. Para isso basta lavá-las bem, retirar as sementes e colocá-las em pratos doces ou salgados. Ela atua como se fossem uvas passas comuns, exceto pelo seu sabor que será exótico e delicioso.

fonte:doutissima.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Fique por dentro dos benefícios da castanha do Brasil

A castanha do Brasil é extremamente deliciosa e rica em benefícios para a saúde. A verdade é que elas possuem algumas calorias, mas suas quantidades elevadas de nutrientes benéficos para ajudar o organismo a funcionar adequadamente e proteger-se contra doenças fazem seu consumo valer a pena.

Produto tipicamente brasileiro
Se você acha que a castanha do Brasil é algo novo, talvez seja pelo fato que esse termo muitas vezes não é tão conhecido no País. Aqui esse tipo de oleaginosa é conhecida também como castanha do Pará. A castanheira é considerada a rainha da floresta amazônica, uma vez que é capaz de atingir até 50 metros de altura e mil anos de idade.


Sucesso da castanha do Brasil está ligado às grandes quantidades de selênio que contém. Foto: iStock, Getty Images

Essa castanha se distingue das outras em razão de seu tamanho e textura, mas também devido às várias propriedades nutritivas e medicinais que possui. Ela é exportada para o mundo inteiro e o segredo para tanto apelo está justamente em sua composição química, repleta de elementos nutricionais para a saúde.

Apenas 30 gramas da castanha contêm 185 calorias, 4 gramas de proteína e 3 gramas de carboidratos. Ela ainda fornece 2 gramas de fibra por porção. Porém, o sucesso dela está ligado às grandes quantidades de selênio que contém. O selênio é considerado como parte do grupo de compostos chamados antioxidantes, importantíssimos para um coração saudável.

Os antioxidantes são conhecidos pela sua capacidade de impedir danos celulares e reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Um dos benefícios mais impressionantes do selênio foi descoberto por um estudo de cinco anos realizado na Universidade do Arizona e da Universidade de Cornell.

Segundo os dados obtidos nesse levantamento, os pacientes que receberam selênio apresentaram uma redução de câncer em níveis impressionantes: 63% no câncer de próstata, 58% no câncer de cólon ou retal, e 46% no câncer de pulmão. De acordo com nutricionistas, a quantidade diária recomendada de selênio é de 55 mg – o que equivale a aproximadamente uma semente de castanha de 200 a 400 mg.

fonte:doutissima.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.