quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Açaí: desvende esta fruta

Fonte: Suadieta

Ele é irresistível. O famoso açaí já tem espaço garantido no cardápio dos brasileiros. Apesar de ocupar o topo da lista de alimentos preferidos, ele é ao mesmo tempo temido, devido a sua fama de ser muito calórico. Quem faz dieta, evita o seu consumo. Mas, será que esta é mesmo a melhor opção?

“Não se pode negar que o açaí que encontramos em lanchonetes é mesmo uma bomba calórica. Cada 100 gramas deste alimento contém 250 Kcal. Só que o que eleva este valor é a mistura de xarope de guaraná, banana, amendoim, granola, albumina, dentre outros produtos muito calóricos”, explicou a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Contudo, ela alerta que nem só de calorias é feita a fruta, ressaltando, ainda, que o seu consumo traz benefícios ao coração: “O açaí é uma fruta do norte da Brasil rica em ferro e em gordura monoinsaturada, aquela gordura que previne doenças cardiovasculares. Além disso, contém grande quantidade de antocianinas (responsáveis pela coloração vermelha), que são antioxidantes e tem ação anticancerígena e antiinflamatória”.

E para os fãs desta fruta, mais uma boa notícia. Ela é rica em fibras, cálcio e potássio. “É por isso que o açaí é indicado para quem pratica exercícios e quer ganhar massa muscular. Ela é fruta energética. Só não devem consumir constantemente o açaí, aquelas pessoas que malham com o objetivo de emagrecer”, disse a especialista.

De acordo com Lílian, quem está lutando contra a balança pode e deve consumir o açaí, mas, de uma maneira moderada. “Fazer um suco menos concentrado, usando a maçã para adoçar pode ser a melhor saída”, conclui.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Temperos e Ervas que fazem a diferença!

Fonte: www.emex.com.br
Mais sabor e qualidade à sua mesa, use e abuse!

Não é de hoje que ouvimos falar que ervas e especiarias podem ser ótimos para a saúde, além de proporcionar um paladar diferenciado e uma ótima aparência aos alimentos.


Algumas especiarias servem como um ótimo substituto ao sal, que ingerido em excesso pode acarretar em problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.

Por serem naturais e isentas de sódio, elas ajudam também a controlar fatores que influenciam no ganho de peso, como o inchaço.

Assim, pessoas com hipertensão, doenças cardíacas ou que estejam fazendo dieta podem e devem abusar desses temperos que só trazem benefícios para a saúde:

Confira alguns temperos e seus benefícios:

Manjericão – anti- inflamatório, auxilia na digestão e tem propriedades antibacterianas. Excelente fonte de Vitamina A e K.


Coentro – antioxidante e excelente fonte de fibras.

Orégano – auxilia no combate da bronquite, ótimo para cólicas intestinais e menstruais além de ter propriedades antibacterianas.


Tomilho – sabor muito delicado e aroma penetrante, é antioxidante e fonte de cálcio.

Alecrim – ativa a circulação sanguínea, estimulante e auxilia na digestão.


Alho – É considerado um alimento funcional, assim como a cebola. Ajuda no sistema imunológico, diminui a pressão sanguínea e faz muito bem ao coração.

Por: Vanessa Acras


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Cebola – Propriedades Medicinais

Fonte:Receita Natural
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das Alioídeas – taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, no Brasil) constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bolbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo. (Fonte: Wikipedia)
Cebola Roxa




Nomes Populares:

cebola, cepa

Propriedades:

É útil contra:
Gases; catarro; cólicas; dores nos pés; dores nos ouvidos; mau hálito;
Com mel auxilia no tratamento de:
Bronquites; asmas; tosse;
Ainda é útil ao combate das:
Dificuldades urinárias; trombose coronária.

Precauções:

Em casos de acidez estomacal
Formação de gases


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Sene – Propriedades Medicinais

Receita Natural
Sena, Sene ou Senna (Senna alexandrina) é uma planta ornamental do gênero Senna, que também é utilizada em herbalismos. Cresce nativamente no Egito onde é cultivada comercialmente, mas que também cresce em vários outros locais.

A Sena alexandrina é um arbusto de que raramente chega a dois metros de altura. Tem ramos longos com quatro ou cinco pares de folhas. As flores são internas em cacho, grandes, coloridas de amarelo tendeno ao marrom (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

* Cássia,
* Cene,
* Fedegoso do rio de janeiro,
* Mamangá,
* Sena,
* Sene,
* Senna,
* Senne.


Propriedades:

* É carminativa,
o laxante,
o purgativa,
o vermífuga.
* Indicada para casos de cólicas biliares,
o constipação intestinal,
o flatulência,
o gases
o febre.

Cuidados

* Não utilizar doses maiores que as indicadas ou por muitos dias seguidos
* Evitar em casos de gravidez e mulheres em período menstrual.
* Pode levar a cólicas fortíssimas, diarreias e vômitos e nefrite aguda.

Imagem da Sene por Brasil Escola.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alecrim - Antiséptico e cicatrizante

Receita Natural

O mesmo chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) para dispepsia, que demos em uma receita passada pode também ser utilizado por meio tópico sendo, neste caso, indicado para distúrbios circulatórios, além de atuar como um antiséptico e cicatrizante.

Você vai precisar de:

3-6 g (de uma a duas colheres de sopa) de folhas de alecrim
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão com as folhas do alecrim. Para isso, ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de alecrim de deixe o recipiente tampado por alguns minutos.
Posologia

Aplicar no local afetado duas vezes ao dia
Precauções

Não deve ser utilizado por pessoas com doença prostática, gastroenterites dermatoses em geral e com histórico de convulsão.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Chá de gengibre benefícios

Blogers
Uma das plantas medicinais mais conhecidas e antigas do mundo é o gengibre que esta presente na casa de muitas pessoas, suas propriedades terapêuticas são muito interessantes e é um resultado de ações de várias substâncias tais como o óleo essencial que contém felandreno, canfeno, zingerona e zingibreno. Popularmente o chá de gengibre é feito com pedaços de rizoma fresco fervido em água, esse chá é usado para ajudar a melhorar de gripes, resfriados e até a ressaca. O banho de gengibre é indicado para várias pessoas por médicos e especialistas que dizem que eles são bons para aliviar os sintomas de gota, artrite, diminuir a congestão nasal e ainda tratar as dores na cabeça e na coluna. No Japão é muito comum encontrar casas de massagem que usam o óleo de gengibre para curar problemas na coluna e articulações, já na terapia chinesa a raiz do gengibre leva o nome de “gan Jiang” e mostra propriedades acre e quente. A ação mais importante é aquecer o baço e o estômago expulsando todo o frio, ainda é usada contra a perda de apetite, diarréia, vômitos, e dores abdominais, para os pulmões é muito importante porque todas as secreções que se ajuntam por lá são transformadas e forçadas a sair.

Além de todos os benefícios que já citamos o gengibre é capas de muitas outras coisas como ação bacteriana, desintoxicante e tem um grande poder afrodisíaco, em muitos lugares o óleo é utilizado para fazer massagens abdominais isso promove o aquecimento do corpo excitando os órgãos sexuais. Os chineses utilizam muito essa raiz para tratar os problemas da circulação sanguínea e estudos feitos por brasileiros comprovam que isso é verdade, mas aqui em nosso país ao invés de pessoas foram usados coelhos para o tratamento. Há pouco tempo a OMS reconheceu o grande fundamento desta planta sobre o sistema digestivo, isso a tornou ainda mais útil sendo importante para evitar enjôos e náuseas, depois disso ficou confirmado também que um dos usos populares do produto é correto isso é na hora de utilizá-lo para ingerir alimentos gordurosos que são de difícil digestão.

Além de servir para muitos fins medicinais o gengibre pode ser usado na culinária e fazer pratos deliciosos porque possui um sabor picante e que pode ser usado em pratos tanto salgados como doces. A única coisa que não é indicada é você utilizar de maneira errada afinal existem muitos tipos para serem usados na culinária como em conserva, seco ou fresco e cada um tem que ser usado para o seu prato, o povo japonês costuma fazer um suco com gengibre espremido para temperar frangos que ficam em conservas. Sabendo destas dicas provavelmente você não vai querer deixar faltar em sua casa esse alimento então comece a procurar maneiras de acrescentá-lo em sua vida.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Goiabeira – Propriedades Medicinais

Imagem - mudasfrutiferas.net
Receita Natural
A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma pequena árvore frutífera tropical, nativa de toda a América, exceto Canadá, e da África do Sul. Pequena árvore semidecídua de até 6 m de altura. Tronco tortuoso, de casca lisa descamante tanífera. Ramos novos quadrangulares e pubescentes. Folhas obovadas, cartáceas, discolores, com até 12 cm de comprimento. Flores pequenas, brancas, solitárias, formadas na primavera.

Os frutos são bagas verdes ou amarelas de casca rugosa, com polpa suculenta doce-acidulada aromática, branca, rósea, avermelhada ou arroxeada, com muitos “caroços” (sementes). Amadurecem no verão. (Fonte: Wikipedia)


Nomes Populares:

* araçá guaçu,
* araçaíba,
* araçá das almas,
* araçá mirim,
* araçauaçu,
* araçá goiaba,
* goiaba,
* goiabeira branca,
* goiabeira vermelha,
* guaiaba,
* guaiava,
* guava,
* guaiba,
* guiaba,
* mepera,
* pereira,
* raçá das almas.

Propriedades:

* É adstringente,
o cicatrizante,
o laxante,
o digestiva,
o tônica,
* Auxilia em casos de afecções da garganta,
o aftas,
o escorbuto,
o gengivite,
* Indicado para bronquite,
o tosse,
* Eficaz contra constipação,
o diarréia,
o disenteria,
o estomatite,
o problemas digestivos,
o gastrintestinais,
o gastroenterite.

Precauções

* Evitar o uso contínuo


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Romã (Punica granatum) – Propriedades Medicinais

Imagem de pt.fotolia.com
fonte/Receita Natural

A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum). O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.

São famosas as romãs da Provença, de Malta, da Espanha, na Itália. O seu cultivo é realizado em mais de 100 países do mundo. Dos países do Mediterrâneo, atravessou o Atlântico e acabou aportando no Brasil. Neste país a planta encontrou todas as condições favoráveis para um crescimento vegetativo, florescimento, frutificação e produção de frutos de primeira qualidade. O seu maior interesse no mundo está no seu cultivo para o consumo como fruta fresca. Também tem a sua aplicação em clínicas especializadas no campo da medicina moderna e para receitas especializadas. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

* Romã,
* Romeira,
* Romanzeira,

Propriedades:

* É adstringente,
o antiinflamatório,
o anti-séptico,
o diurético,
o tônico,
o vermífuga.
* Auxilia no tratamento de aftas,
o amigdalite,
o angina da garganta,
o chagas bucais,
o dores de garganta,
o gengivas,
o úlceras da boca,
* Também atua contra cólica intestinal,
o diarréia,
o difteria,
o dispepsia,
o doenças gastrintestinais,
o espasmo,
o febre,
* Desinfeta feridas,
o Verminoses (tênia e solitária).

Cuidados

Ingerido, pode causar zumbido, distúrbios, visuais, espasmos na panturrilha, tremores, náuseas e vômitos


A Romã (Punica granatum) é muito conhecido por ser ingredientes de algumas simpatias, mas para além disso, o chá da casca de romã também tem um uso medicinal. Segundo recomendação da ANVISA, o chá de romã é muito eficiente em casos de inflamações ou irritações da mucosa da boca e faringe. Também atua como anti-inflamatório e antisséptico. Entretanto, não é para ser ingerido, conforme a receita aqui dada, deve-se apenas bochechar ou gargarejar este chá.

Para o chá você vai precisar de:

* 6 g (duas colheres de sopa) da casca do romã (pericarpo)
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Leve a água ao fogo já com a casca da romã. Deixe ferventar por alguns minutos. Neste processo que é conhecido por decocção.

Posologia

Aplicar no local afetado pelas feridas ou aftas, em bochechos e gargarejos três vezes ao longo do dia
Precauções

* Ingerido, pode causar zumbido, distúrbios, visuais, espasmos na panturrilha, tremores, náuseas e vômitos.
* Uso tópico, procurar não engolir.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Quina Quina (Coutarea hexandra)

Partes usadas: Casca


Murta-do-mato, também conhecida como quina, quina-branca, quina-de-dom-diogo, quina-de-pernambuco, quina-do-pará, quina-do-piauí, quina-quina, quineira e outros, refere-se à rubiácea Coutarea hexandra (Jacq.) K. Schum. Árvore baixa de tronco tortuoso e copa globosa, com inflorescência rósea em panícula e sendo seu fruto cápsula deiscente com sementes aladas membranosas, é planta bastante ornamental, sendo usada em paisagismo. Nativa do Brasil, de partes úmidas da Amazônia e Mata Atlântica, ocorre am várzeas aluviais da floresta pluvial e da latifoliada semidecídua, em várias regiões do país. Explorada intensamente por seu uso medicinal, é hoje árvore rara.


Indicado para: Anemia, convalescência, febres em geral, inflamações, tônico amargo, hepaprotetor e antidiabético.
Uso externo: queda de cabelo.
Fazer: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Recomende para um amigo clicando aqui...               

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Amora: Amiga do Coração

amoratopoA amora evita males ao órgão, afasta infecções e previne o envelhecimento precoce. Alimento roxo é sinal de longevidade. A amora – assim como ameixa, uva, açaí e jabuticaba, entre outras frutinhas agradáveis ao paladar – vem lotada de pigmentos arroxeados conhecidos como antocianinas. Além de conferir cor escura à casca, essas substâncias também aparecem em peso na polpa dos alimentos e são capazes de livrar as células do corpo das mais variadas encrencas.  “Estão entre os antioxidantes mais poderosos da natureza”, comenta a nutricionista Suzy Naomi Yamaguchi, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Eles são aliados no combate aos radicais livres, o que protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a evitar doenças degenerativas, como o câncer”, afirma. Para se ter ideia, no ano passado, cientistas da Ohio State Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos, notaram, por meio de testes em ratos, que as antocianinas inibem o crescimento de células tumorais.
Enquanto os estudos ainda avançam, certo é que não dá para ignorar outro valente antioxidante, a vitamina C, presente em boas quantidades nessa fruta originária da Ásia. O nutriente é capaz de proteger elementos indispensáveis para o corpo, como proteínas, gorduras, carboidratos e ácidos nucleicos (RNA e DNA), de danos provocados pelos temidos radicais livres.

Coração aliviado


As antocianinas também fazem sua parte contra a oxidação do LDL, molécula que transporta colesterol para todos os órgãos. Com isso, evitam formação de placas nos vasos sanguíneos, quadro que pode desencadear derrame e enfarte.
Além disso, a amora vem carregada de um sal mineral importante para o coração: o potássio. “O nutriente facilita a dilatação dos vasos e, com isso, ajuda a controlar a pressão”, garante Suzy Yamaguchi. De lambuja, pode reduzir os efeitos negativos do sal, como a hipertensão, porque induz a eliminação do sódio pelos rins.
Para completar, o sistema cardiovascular se beneficia da pectina, outra maravilha da amora e de outros frutos roxos. “É uma fibra solúvel que pode reduzir os níveis de colesterol no sangue”, aponta a consultora nutricional Vivian Bausas, da Nutri Empresa Saudável, de São Paulo. Segundo a especialista, a amora preta é a espécie que mais carrega esse tipo de fibra.
A amora é cheia de potássio, mineral importante para a saúde do coração

Cinturinha fina


A combinação de antocianinas e pectina também garante o corpo esbelto. Isso porque as substâncias são ótimas para regular o funcionamento das células “engordativas” e controlar o excesso de peso. Outro ponto a favor da turma arroxeada: ao contribuir para que as células fiquem em equilíbrio no corpo, é possível aumentar a resistência à insulina, mal que deflagra a diabete tipo 2. “Sem contar que a amora é magrinha por natureza: são apenas 43 calorias para cada 100 gramas do alimento”, alerta a nutricionista do Hospital Sírio-Libanês.

Livre de infecções


amora10Prevenção de infecções, especialmente no trato urinário, é mais uma vantagem da santa amora. Além da ação diurética (isto é, diminui a retenção de líquidos no corpo), estudos científicos têm comprovado que o suco da fruta é eficaz na destruição de bactérias como a E. coli, responsável por uma vasta lista de infecções no organismo humano. Tem mais: a amora já mostra seus poderes contra o vírus do herpes tipo 2 (HSV-2, ou herpes simples), responsável por feridas dolorosas nos lábios e nos órgãos genitais – estima-se que o vírus esteja presente em 90% da população, embora se manifeste em cerca de 10% dos brasileiros. Pelo menos é o que algumas pesquisas têm demonstrado. Cientistas da Universidade de Kaohsiung, em Taiwan, garantem que a amora alpina, encontrada em solo brasileiro, é capaz de suprimir os sintomas do herpes. “A notícia é bem-vinda, mas ainda faltam estudos conclusivos sobre esse efeito”, ressalta Suzy Yamaguchi.

Esqueleto protegido


Certo é que a amora também é frequentemente apontada como importante fonte de cálcio, nutriente fundamental para a formação da massa óssea – sua falta é a principal causa da osteoporose. E não é à toa. “São cerca de 30 miligramas desse mineral em 100 gramas do fruto”, diz a nutricionista do Hospital Sírio-Libanês. A uva, por exemplo, tem apenas 14 miligramas de cálcio, enquanto a ameixa fica na lanterninha, com apenas 6 miligramas.
Já a vitamina K, outro nutriente da amora, favorece a mineralização e o crescimento dos tecidos ósseos. O fósforo, parceiro do cálcio na manutenção do esqueleto, também tem lugar de destaque nessa frutinha – são cerca de 20 miligramas para 100 gramas do alimento. Sem contar que o mineral ainda melhora a resistência do organismo e manda a fadiga para o espaço.

Eita, preguiça!


Por falar em fadiga, se está faltando pique para enfrentar o dia a dia, aí vai outro motivo para você apostar na amora: ela fornece aproximadamente 10 gramas de carboidrato por porção. A vitamina C, por sua vez, além de espantar os radicais livres, promove a síntese de carnitina, pequena molécula envolvida no transporte de gordura para a célula, que renova as energias. Estudos científicos têm comprovado que o suco da fruta é eficaz na destruição de bactérias que causam infecções ao organismo.

Dicas de consumo


Para aproveitar as vantagens nutricionais da amora, o ideal é consumi-la in natura, para preservar suas fibras, vitaminas e minerais
• Confesse: está pensando em se esbaldar em geleia de amora, certo? Errado. Oitenta por cento das propriedades nutricionais da fruta desaparecem no pote do doce – que ainda vem abarrotado de açúcar.
• Que tal chá de folha de amora? As folhas da fruta, especialmente a miúra (uma variedade da amora branca), vêm lotadas de ácido gálico, amido e cálcio, que fortalecem o sistema imunológico, combatem doenças cardiovasculares, previnem diarreias e disenteria, ajudam a cicatrizar machucados e doenças de pele e aliviam feridas na boca e infecções.

• Memorize: amoras frescas contêm maior quantidade de ácido fenólico (ele aumenta a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes), vitamina C e folato, uma das vitaminas do complexo B que ajuda a mandar o mau humor para bem longe.

• Ideal, dizem os especialistas, é consumir 75 gramas de amora por dia – o equivalente a 15 unidades.

Os tipos mais consumidos


Branca (Morus alba L.): Também conhecida como amora do mato, vem de árvore de folhas fi nas, lisas ou ligeiramente rugosas. As fl ores são pequenas e esbranquiçadas. Os frutos são formados pela união de muitos frutos em um só, pequenos, cilíndricos, brancos ou róseos, doces ou acres.
Preta (Morus nigra L.): Menor e mais rústica do que a branca, tem casca rugosa e escura e folhas ásperas. Os frutos são maiores que os da amoreira branca, têm cor vermelha bem escura e sabor agridoce, muito agradável.
Vermelha (Morus rubra L.): Também é chamada de amora silvestre e amora de barranco, é composta por longos caules curvos, com espinhos curtos, levemente encurvados e aguçados. Os frutos, conhecidos como amora ou morango silvestre, são bolinhas vermelhas e ocas.

Composição nutricional da amora preta crua

Calorias 43 kcal
Proteína 1,39 g
Carboidrato 9,6 g
Fibras 5,3 g
Cálcio 30 g
Magnésio 20 mg
Manganês 0,64 mg
Fósforo 22 mg
Ferro 0,32 mg
Potássio 162 mg
Cobre 0,16 mg
Vitamina C 21 mg
Obs.: valores aproximados referentes a 100 gramas do alimento cru. Fonte: Tabela de Composição Química dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Chá de Amora Miúra


O Chá de Amora Miúra, possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio, ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
O chá de Amora Miúra não é remédio é complemento alimentar.
 
Conforme estudo elaborado pelo Departamento de Pesquisa de Função dos Alimentos do Instituto de Saúde e Nutrição do Ministério da Saúde do Japão. Sobre a folha da Amora e seus componentes, o Chá de Amora Miúra ajuda no:
1 - COMBATE AO DIABETES - Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com a liberação Natural de insulina;
2 - Rica em Proteínas e Sais Minerais;
3 - PREVINE A OBESIDADE através da decomposição do açúcar pelo intestino delgado;
4 - Normalizador da elevação da Pressão Arterial;
5 - Melhora nas taxas de Colesterol e de Gorduras Neutras no Sangue;
6 - Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins;
7 - Auxiliar no tratamento de CALVICE
8 - Melhoria da Prisão de Ventre;
9 - Regulador do Intestino;
10 - Efeito Bactericida e Antiinflamatório;
11 - Previne a Osteoporose.

Como fazer o chá de amora miúra

amoramiuraFerver um 1,5 litro de água, colocar um pacotinho de 12g de folha de Amora e deixar até o chá ficar em 1 litro. Côa e pode servir-se Naturalmente, quente ou gelado durante o dia. Para o Tratamento de Diabetes, não deve-se parar de tomar a insulina ou mudar a orientação médica sem sua autorização. - Pessoas com até 70 Kg fazer o chá de amora com 12g de folha ao dia; - Pessoas com mais de 80Kg fazer o chá de amora com 18g de folha ao dia;  - Pessoas com mais de 100Kg fazer o chá de amora com 24g de folha/dia. Para Crianças, o ferro e cálcio natural, fortalece a memória, o chá de amora miúra pode ser misturado com suco de uva concentrado ou outro sabor. O resultado só aparece após alguns meses de uso continuo. O Chá de Amora Miúra, possui 22 vezes mais cálcio que o leite de vaca, alem de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
O chá de Folha de Amora Miúra, não é remédio, é complemento alimentar.
No Japão, a folha de Amora Miúra, é usada como alimento do bicho da seda em seus primeiro dias de vida, ela é usada como se fosse o leite materno nos humanos. Só após a larva do bicho da seda que nasce com 2 mm crescer e chegar ao tamanho de 15 mm é que é fornecido outro alimentado.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA AMORA

A amoreira-preta é uma frutífera de grande potencial para as regiões brasileiras com período de inverno marcante e propícia para pequenas propriedades agrícolas. Os frutos podem ser utilizados para consumo in natura e para produção de geleificados e doces caseiros, sendo assim, potencial para as famílias que trabalham com o ecoturismo regional. Além destas características, praticamente não necessita de insumos químicos, sendo ótima opção para o cultivo orgânico, além das propriedades nutricionais e medicinais dos frutos.A amoreira preta é uma frutífera da família "Rosaceae", bastanterústica e de fácil manejo, de grande potencial para as regiões brasileiras com período de inverno marcante e propícia para pequenas propriedades agrícolas.

Os frutos podem ser utilizados para consumo "in natura" e para produção de geléias, sucos, sorvetes, polpas, conservas, fermentos, iogurtes, doces, tortas, bolos, compotas ou transformadas em vinhos, licores e xaropes. As folhas (chá) e brotos são anti - diarréicos poderosos.Além destas características, praticamente não necessita de insumos químicos, sendo ótima opção para o cultivo orgânico, com propriedades nutricionais e medicinais dos frutos.Informações mais recentes de pesquisas, têm demonstrado um maior potencial na utilização da amora preta como um corante artificial. Uma das grandes descobertas é que o uso da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruto). Outra utilização crescente, é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois alto teor de potássio é encontrado no fruto (245mg/100g fruto). O fruto da amoreira é depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente, etc. Poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E. A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. E muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc. O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas, etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinarias.

A amora preta se encontra entre os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada.Existe um número elevado de espécies dentro do gênero, perto de 300. Sua origem não é muito definida (provavelmente da Ásia, introduzidas na Europa por volta do século XVII), possuindo características de adaptação climática muito variadas, podendo encontrar cultivaros com exigência de frio (abaixo de 7,2 C) desde 100 horas ate 1000 horas/ano para quebra de dormência. A cultivada pela Fazenda Sta. Terezinha do Rio Bonito, é muito semelhante a variedade Ollalie (USA) esta totalmente adaptada as nossas condições climáticas, após 8 anos de experiências e 3 anos de produção comercial.A amora preta se desenvolve bem em diversos tipos de solos, mas bem drenados, com pH entre 5,5 a 6,5.Pode-se utilizar irrigação, desde que sem exagero. É de porte ereto ou rasteiro, podendo atingir ate 2 metros de altura. As podas são necessárias para limpeza e frutificação. A longevidade é de 15 anos.

2º-TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE O FRUTO


2.1-A amoreira-preta in natura é altamente nutritiva. Contém 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais, vitaminas B, A e cálcio. Pode ser consumida de outras formas como geléias, suco, sorvete e yogurtes (POLING, 1996).

2.2-Uma série de funções e constituintes químicos são relatados na literatura internacional relacionados às qualidades da amora-preta, estando, entre eles, o ácido elágico.

2.3-Segundo WANG et al. (1994), o ácido elágico (C14H6O8) foi encontrado em morango (Fragaria spp), groselha preta (Ribes nigrum), amoreira-preta (Rubus subgênero Eubatus), framboesa (Rubus subgênero Idaeobatus), entre outras espécies.

2.4-O ácido elágico um constituinte fenólico de algumas espécies, é um hidrolito de elagitanina que ocorre naturalmente, especialmente em frutas e nozes [Singleton et al. (1996), Bate-Smith (1961a., 1961b), Daniel et al. (1989), apud WANG et al., 1994)].

2.5-Foi demonstrado que o ácido elágico possui funções anti-mutagênica, anticancerígena e além de ser um potente inibidor da indução química do câncer [Okuda et al.(1985), Maas et al. (1992) citados por WANG et al. (1994); MAAS et al., (1991 a)].

2.6-O ácido elágico e alguns elagitaninos têm mostrado propriedades inibidoras contra replicação do vírus HIV transmissor da Aids [Asanaka et al. (1988), Take et al. (1989), apud MAAS et al., (1991 a)]. Os estudos de Asanaka com ratos sugerem que o elagitanino oenotherin B pode ser usado via oral para inibir o HIV e o vírus da herpes (MAAS et al., 1991b).

2.7-Além disso, são atribuídas às frutas de amoreira-preta outras propriedades, como o controle de hemorragias em animais e seres humanos, controle da pressão arterial e efeito sedativo, complexação com metais, função antioxidante, ação contra crescimento e alimentação de insetos [Girolami et al. (1966), Cliffton (1967), Bhargava et al. (1968) apud MAAS et al., 1991a].

2.8-O ácido elágico é um derivado do ácido gálico, e como fenol, possui algumas propriedades de compostos fenólicos (WANG et al., 1994). Em tecidos de morango, foi associado a substâncias polifenólicas inibidoras da degradação do ácido indolbutírico (AIA) pela peroxidase, em presença de luz. Já na ausência de luz, a presença de monofenóis propicia o aumento da atividade da peroxidase (Runkova et al., 1972 apud MAAS et al., 1991).

2.9-MAAS et al. (1991a), trabalhando com cultivares de morango, não conseguiram correlacionar a quantidade de ácido elágico encontrada em diferentes porções da planta (polpa e folhas), indicando que a seleção de variedades para o ácido elágico pode ser específica para determinado tipo de tecido.

Fonte: Revista Vida Natural & Equilibrio 15.05.2010
           http://chaamoramiura.com.br/beneficios.php
          http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=12361

Chá de Alecrim

Fonte: Receita Natural

Este chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) é excelente para distúrbios digestivos, também conhecido como dispepsia. A receita que segue abaixo é segundo recomendação da ANVISA.

Você vai precisar de:

3-6 g (uma a duas colheres de sopa) das folhas de alecrim
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão com as folhas do alecrim. Para isso, ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de alecrim de deixe o recipiente tampado por alguns minutos.
Posologia

Utilizar de uma a duas xícaras de chá ao longo do dia

Cuidados

* Não deve ser utilizado por pessoas com doença prostática, gastroenterites dermatoses em geral e com histórico de convulsão.
* Evitar tomar em excesso pode levar à irritação renal e gastrointestinal


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Saiba mais sobre a Batata-Doce.

Fonte: Bemstar
Batata-Doce


A batata possibilita uma infinidade de pratos na culinária mundial, assim, fazer tributos a um ingrediente tão usado por chefes, donas de casa e cozinheiros de plantão é fácil. Porém, o tema é sobre a sua irmã pobre, a batata-doce, que poucos conhecem, mas nutricionalmente falando nem é tão pobre assim.

Rica em carboidratos e vitamina C apresenta uma quantidade considerável de niacina (também conhecida como vitamina B3), além de outras vitaminas e minerais. Além de ser um alimento bastante consumido por atletas como fonte de carboidrato durante o dia, devido ao seu índice glicêmico.

A batata-doce é uma raiz tuberculosa, originária dos Andes e se espalhou pelos trópicos de todo o mundo. São compridas e de formato irregular, sendo que as mais comuns apresentam casca roxa e o corpo interno de cor amarelo claro. Alguns tipos apresentam-se nas cores amareladas ou brancas. Possui um gosto adocicado.

É de fácil cultivo, já que não exige cuidados especiais. É cultivada em 111 países, sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia. Pode ser considerada uma cultura rústica, pois apresenta grande resistência a pragas, pouca resposta à aplicação de fertilizantes e cresce em solos pobres e degradados.

Na culinária, não é de tão fácil preparo como outras hortaliças, visto que demanda um maior tempo de preparo. Pode ser utilizada em diversos tipos de pratos, como: assados, cozidos, doces, entre outros. As folhas e brotações da batata-doce também são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas.

Por Fernanda Lage


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Verduras e legumes e suas vitaminas

 Fonte: Blogers
Com certeza você deve saber que as verduras e legumes são fontes ricas em vitaminas e nutrientes e que nossa saúde depende muito deles, só que infelizmente não podemos comer a quantidade que os médicos nos indicam porque são quatro porções por dia e dificilmente alguém vai comer isso tantas vezes assim. Mas os nutricionistas já buscam maneiras de ajudar as pessoas a chegarem ao menos próximas desta meta, ou seja, podemos comer os legumes e verduras como frituras, cozidos, assados e de outras maneiras e em alguns casos podem ser feitos como a berinjela, uma coisa que provavelmente você ainda não sabe é que dependendo do que fizer com o alimento ele pode perder as principais vitaminas e sais minerais, uma boa maneira para não os perder é através de cozinhar os alimentos em água fria porque 35% dos carboidratos, vitaminas e minerais se transferem para essa água e é daí que podem surgir sopas muito gostosas e nutritivas, agora se for cozinhar apenas para fazer uma salada deve-se cozinhar em água fervente desta maneira menos nutrientes serão perdidos. Vamos falar um pouco sobre alguns legumes e verduras que não podem faltar em nossa casa e que tem propriedades ricas em vitaminas, além disso, quais as maneiras que perdem mais nutrientes ao serem preparados.

A couve-manteiga é rica em betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A e C. Quando você cozinha esse alimento ele perde cerca de 40% de seus nutrientes e quanto maior for à quantidade de água utilizada maior será o desperdício. A cenoura tem diversos nutrientes entre eles às vitaminas A e C o Betacaroteno e ainda é fonte de potássio, carboidratos e sódio, ao assar esse alimento ele vai perder todo o sódio e o potássio e quando cozinhado dependendo do tempo pode perder de 10% a 50% de sua vitamina C, o ideal para a cenoura é cozinhá-la por cerca de 25 minutos em pouca água e com fogo baixo. O tomate é uma fruta que pode ser adicionado em nossa pesquisa porque é muito rico em licopeno e tem uma ótima quantidade de sódio, fósforo, potássio, cálcio, fibras e ferro além do betacaroteno e da vitamina C. Se for cozido vai perder uma parte da vitamina C agora se for adicionado o azeite vai ajudar nosso organismo a absorver o licopeno. Com a maioria das verduras e legumes acontece a mesma coisa, por isso o ideal é que tente comê-los sempre naturais evitando a perda de nutrientes importantes.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Pimenta faz mal?

Fonte: Blogers
Diversos mitos já foram criados sobre a pimenta milhares de pessoas já disseram que ela faz mal para a saúde de todos, principalmente que são responsáveis por ulceras, gastrites, hemorróidas entre outros males. Bom essa é uma questão muito difícil de tratar principalmente quando acumulam diversas opiniões como é o caso deste alimento, a certeza que se tem é que as pessoas que tem doenças no sistema digestivo devem evitar comer a pimenta porque ela pode agredir as mucosas e piorar muito a situação da pessoa. O lado bom da história e que não é mito é que foram feitos diversos testes com as pimentas do reino e elas se mostraram um grande alimento contendo diversos benefícios para a saúde, a começar por uma substância chamada capsaicina que é totalmente rica em vitamina A, ainda combate os radicais livres, funções da retina e ajuda na formação dos ossos. Conta com a vitamina B1 que atua diretamente na parte energética de nosso corpo que acumula os açucares, B2 ajuda na proteção do sistema nervoso e atua no metabolismo de enzimas, além de muitas outras prioridades e estudos recentes dizem e garantem que a pimenta pode ser usada no tratamento da obesidade porque diminui a vontade de comer pela indução da termogênese que é uma parte que transforma parte das calorias dos alimentos em calor.

Fica claro através dos estudos que a pimenta trás muitos benefícios a nossa saúde só que como todo alimento funcional deve ser ingerido com cautela, por isso a única pessoa que vai te dizer se pode comer pimenta com frequência ou não é um médico ou nutricionista vá até um deles para fazer um exame e desta maneira fique por dentro do que se pode comer. Você deve saber que esses benefícios estão presentes na pimenta vermelha e nas outras tais como habanero, jalapeño entre outras que são frutos das arvores do gênero Capsicum. Tendo orientações médicas e se for liberado comer a pimenta tente acrescentar ao menos um pouco delas em suas receitas, além de dar um sabor diferente pode trazer grandes benefícios para sua saúde.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Abobrinha


Propriedades Nutricionais

Alimento rico em betacaroteno (provitamina A), a abobrinha é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.
Valor Calórico

100 gramas de abobrinha cozida fornecem 28 calorias.

Propriedades Medicinais

Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.

A abobrinha também deve ser usada nas papinhas do bebê, pois sua consistência facilita a digestão

Fonte: www.geocities.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Soja preta emagrece



Fonte: suadieta

Ela é uma aliada na luta contra a balança, diminui os sintomas da TPM e ainda garante energia por mais tempo!
Não param de surgir novidades no universo da dieta. A nova onda é a farinha de soja preta, que promete ajudar no emagrecimento, controlar sintomas da TPM, aumentar a disposição, dentre muitos outros benefícios. Um estudo realizado pela Universidade Hanyang, na Coreia do Sul comprovou que pessoas que consomem o produto reduzem em 50% a absorção de gordura.

Contudo, vale lembrar que assim como todos os outros produtos oferecidos no mercado, a farinha de soja preta não faz milagres. Por isso, é preciso aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos. Confira todos os benefícios desta maravilha!

Ajuda na luta contra a balança
A casca da soja preta é composta por antocianina, um fitoquímico poderoso. Esta substância age diretamente nos adipócitos, células que armazenam gordura no corpo, ajudando na queima da gordura. Ou seja, sem o acúmulo de gordura no organismo, você emagrece!

Retarda o envelhecimento
Assim como os demais tipos de soja, este produto é um aliado na prevenção de rugas. A soja preta é rica em isoflavonas e as antocianinas, antioxidantes que agem contra os radicais livres (Células que levam ao envelhecimento da pele).

Garante energia por mais tempo
A soja, de uma maneira geral, é a fonte de proteína mais saudável que a gente pode consumir. Este nutriente diminui o risco de anemia e ajuda na produção de energia no nosso organismo.

Xô TPM e sintomas da menopausa!
Novamente, a responsável por esta ajudinha é a isoflavona, que possui uma estrutura química parecida com a do estrógeno - o hormônio feminino que fica reduzido nessa fase.

Aumenta a saciedade
Rica em fibras, assim com nas outras farinhas, este produto tem o poder de nos manter saciados por mais tempo. Ou seja, aquela vontade louca de comer algo fora do horário vai embora de vez!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fibra de laranja




A nova queridinha de quem quer emagrecer!

Fonte:www.emex.com.br

Saiba mais sobre essa fibra, a mais nova aliada.

As frutas são alimentos indispensáveis na nossa vida. Nelas estão presentes nutrientes que são sinônimos de saúde e bem-estar.

As cascas também recebem essas vitaminas e minerais e, como não temos o costume de usá-las na alimentação, esses nutrientes acabam sendo perdidos.

Assim, alguns produtos vêm sendo desenvolvidos a partir da casca e bagaço das frutas. São apresentados na forma de farinha ou de cápsulas e vem apresentando muitos efeitos benéficos à saúde, por serem ricos em fibras naturais.

A laranja é uma das frutas mais utilizadas, devido as suas propriedades medicinais e como inibidor natural de apetite.

Com o nome científico de Citrus sp, essa planta apresenta propriedades nutritivas e vem sendo utilizada há muitos séculos na preparação de perfumes, produtos fitoterápicos e até em infusões das folhas como antitérmico.

Na Medicina Chinesa, a laranja é tradicionalmente utilizada para problemas na digestão e na eliminação de toxinas.

Muitos estudos vêm demonstrando a capacidade termogênica da fibra desta laranja, que está sendo cada vez mais utilizada como aliada no combate a obesidade e redução dos níveis de colesterol.

A fibra da laranja tem em sua composição um componente chamado pectina, uma fibra solúvel que não é digerida pelo organismo humano e tem diversos benefícios a saúde, como a capacidade de retardar a sensação de fome e a melhorar o trânsito intestinal.

Uma vez no intestino, a fibra não é degradada, sendo metabolizada seletivamente por algumas bactérias benéficas do intestino. Dessa forma, promove efeitos fisiológicos positivos contribuindo para uma melhora o sistema imunológico.

• Ingerir no mínimo 2 litros de água é muito importante para que o efeito da fibras não seja o contrário.

Após a sua ingestão, a pectina forma uma espécie de gel que não é absorvido pela digestão, o que acaba diminuindo a absorção da glicose e trazendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Para pessoas que necessitam perder peso, que estão fazendo dieta para o emagrecimento, a fibra é uma excelente pedida, pois seu consumo, aliado a uma alimentação equilibrada, traz perda de peso rápida e sem sofrimento.

Apimente sua vida e emagreça!




Fonte: www.emex.com.br


Pimenta emagrece e ainda melhora o desempenho sexual. Imperdível!
Se você adora colocar uma pimentinha na comida para dar aquele gostinho ardido (mesmo que seja em pouca quantidade), saiba que, além de temperar, está ingerindo uma série de medicamentos naturais.

A pimenta tem um grande potencial analgésico, antiinflamatório e muitas vitaminas que atuam em várias áreas do corpo.



 

Confira seus benefícios: 
• Alivio de dores de cabeça,
• Controle dos níveis de glicose no sangue,
• Maior capacidade pulmonar,
• Ajuda no tratamento da rinite alérgica,
• Aumenta o gasto calórico.

A pimenta vermelha tem ganhado atenção especial por contribuir para o processo do emagrecimento, isso porque estudos demonstram que a substância que ela possui a Capsaicina - é uma grande ajuda na queima da gordura corporal.

Ação da Capsaicina

A capsaicina estimula a produção de adrenalina e desta forma aumenta o gasto energético. Além disso, também inibe uma proteína responsável pela formação das células de gordura, trazendo ótimos resultados para o emagrecimento e também para os níveis de colesterol.

É uma substância estimulante do metabolismo e dessa forma pode contribuir para o emagrecimento.

Ao contrário do que se imagina, o brasileiro come pouca pimenta.

Entre os tipos mais tradicionais de pimentas consumidas no pais estão: Pimenta-do-Reino Branca, Pimenta-do-Reino Preta, Pimenta Malagueta, Pimenta Síria, Pimenta-Dedo-de-Moça, Pimenta Cumari e Pimenta-De-Cheiro.

O consumo não chega a meio grama por pessoa, por isso alguns produtos foram desenvolvidos para que os benefícios dessa especiaria não seja perdido.

São cápsulas que contém a ação termogênica da pimenta e ainda atuam melhorando a performance e potência física e sexual.

Assim, seja como tempero ou em suplemento alimentar, aproveite todos os benefícios desse fantástico alimento.

Erva de Bicho – Propriedades Medicinais




Polygonaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor – divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Caryophyllales.

A ordem à qual pertence esta família está por sua vez incluída nas Eudicotiledôneas: desenvolvem portanto embriões com dois ou mais cotilédones.

São ervas, arbustos, árvores ou lianas. Folhas simples, alternas, com estípulas. Presença de Ócrea (concrescimento de estípulas axilares que envolvem o caule). (Fonte: Wikipedia)



Nomes Populares:

capetiçoba,
capiçoba,
catala,
catária,
erva pulgueira,
erva de bicho,
percicária do brasil,
petincobe,
pimenta do brejo,
pimenta d’água,
potincoba,

Propriedades:

É adstringente,
antisséptica,
cicatrizante,
diurética,
hipotensora,
vermicida
Auxilia em casos de artrite,
hemorróida,
inflamações,
úlceras,
varizes.

Precauções

Evitar durante a gravidez

Cáscara sagrada - Chá para Constipação Intestinal



Fonte: Receita Natural

Constipação intestinal ou prisão de ventre pode ser causada por vários fatores, principalmente, uma dieta pouco balanceada, industrializada e sem a ingestão de fibras. No geral, comer alimentos ricos em fibras, beber bastante líquidos e praticar atividades físicas podem melhorar o ciclo de evacuação do indivíduo. Além disso, existem alguns remédios naturais que também podem auxiliar na constipação intestinal eventual, como o chá de cáscara sagrada (Rhamnus purshiana). Vejamos como preparar o chá segundo recomendações da ANVISA.
Cáscara Sagrada


Você vai precisar de:

* 0,5 g (uma colher de café) da casca da cáscara sagrada
* 150 mL (uma xícara de chá) de água


Modo de Preparo:

Adicione a casca da cáscara sagrada na água e leve ao fogo, deixando ferver por cerca de cinco a dez minutos, neste processo conhecido como decocção.
Posologia

Beber de meia a uma xícara de chá antes de se deitar
Cuidados

* Não deve ser utilizado por pessoas com obstrução intestinal, refluxo, inflamação intestinal aguda (doença de Crohn), colite, apendicite ou dor abdominal de origem desconhecida e pacientes com histórico de polipose intestinal.
* Também não deve ser utilizado durante a gravidez, a lactação e em menores de doze anos.
* Pode levar a desconforto no trato gastrintestinal, principal mente em pacientes com cólon irritável, além de mudança de coloração na urina
* Não fazer uso contínuo por mais de uma semana pois pode promover diarréia, perda de eletrólitos e dependência

sábado, 4 de setembro de 2010

Receitinha com alecrim

estudiopratiqueyoga.blogspot.com/

Quer tomar (e servir) uma água bem gostosa, refrescante e exótica? Coloque um galho de alecrim dentro de um 1 litro de água. Deixe de molho por uma hora. Ao retirar o galho do alecrim, a água estará cheirosa e com um sabor suave e delicioso. Sirva gelada!
Benefícos do ALECRIM - (Rosmaninus officinalis) Órgãos mais beneficiados pelo Alecrim: o coração e o estômago. USO MEDICINAL O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios. Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
USO ENERGÉTICO
Nós falamos que o Alecrim é um "costurador do plexo solar". Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.
Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.
 
USO CULINÁRIO - O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas. Fica delicioso com batatas.
- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético. - Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Retarde o envelhecimento comendo uma Castanha (do Pará) por dia





1 Castanha por dia... não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais.

Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do- pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio.

A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do- pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue.

Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito.

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio.

Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha.

O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.

O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade.

Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios.

O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca.

Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara.

Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação.

E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson.

Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia.

Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em geral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Cozzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite!

Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades assim. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio.

No dia-a-dia, porém, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!

Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do- pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...

3 filés de frango (100 gramas cada um)
16 pães franceses (50 gramas cada um)
100 copos de leite (200 mililitros por copo)
10 ostras (33 gramas cada uma)
3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)

por Diogo Sponchiato
Fonte: saude.abril.com.br