Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Propriedades Medicinais: adstringente, antisséptica, aperiente e béquica

Confrei: erva com propriedade adstringente....

As plantas e ervas medicinais possuem propriedades especiais, conforme as substâncias que encontramos nelas. Isso quer dizer que elas podem ter diferentes funções em nosso organismo. Conhecer essas propriedades é importantes para sabermos qual é a planta mais adequada para o tratamento de determinado problema. Se você quer uma erva para combater febre, por exemplo, deve procurar por plantas com função febrífuga. A palavra é complicada, mas a explicação é fácil de entender. Por isso, preparamos uma lista com essas propriedades e a definição de cada uma delas. A lista funciona como uma espécie de glossário, para você conhecer as diferentes funções das plantas e alguns exemplos.
Adstringentes

As plantas adstringentes são aquelas que ajudam a contrair os tecidos e órgãos do corpo. Por isso, são capazes de reduzir as secreções excessivas e preservar a umidade natural desses tecidos. Em geral, as ervas adstringentes são usadas para o tratamento de infecções da pele e mucosas, como é o caso da boca, garganta, intestinos e órgãos genitais. Elas podem reduzir os sangramentos, acabar com a diarreia e cicatrizar a pele. Entre as ervas adstringentes estão o açafrão e o confrei.

Antissépticas

As plantas antissépticas são aquelas que tem função desinfetante. Isso quer dizer que elas combatem os germes que podem causar danos à saúde do organismo. Elas podem ser usadas para desinfetar feridas ou tecidos internos. O eucalipto, por exemplo, funciona como antisséptico para as vias respiratórias.
Aperientes

As ervas aperientes são aquelas que aumentam ou despertam o apetite. Elas também ajudam o organismo a se preparar para a digestão, produzindo mais saliva e suco gástrico para receber os alimentos. Entre as ervas aperientes, encontramos a canela, o anis, o coentro e cominho, por exemplo.
Béquicas

São aquelas que atuam nas irritações da faringe. Por esse motivo, as plantas béquicas são aconselhadas para casos de tosse e dores de garganta causadas por irritação dos tubos respiratórios. O tomilho, o serpão e o pinheiro-bravo são exemplos de ervas com função béquica.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/propriedades-medicinais-adstringente-antisseptica-aperiente-e-bequica/

Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário