Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Espirradeira, Erva-Moura, Erva-Doce

Espirradeira (Nerium Odorum)

Não confundir com a variedade Nerium Oleander que, embora também medicinal – possui cinco princípios ativos -, é venenosa e se caracteriza por suas flores vermelhas.
A variedade Odorum dá flores vermelhas e amarelas, empregadas na medicina caseira. Também a casca de suas raízes tem dons terapêuticos.

Empregos caseiros: o chá da raiz cura imperfeições da pele e depura o sangue. O óleo que se extrai da raiz é útil no tratamento da sarna e da micose (pé de atleta>
Secas transformadas em pó e aspiradas, suas flores aliviam os dramas da sinusite.


Erva-Moura (Solanum Nigrum)

Também conhecida como Maria Preta, guaraxixu e pimenta de galinha, a erva-moura costumava figurar em todos os quintais interioranos. É tranquilizante, emoliente e antiinflamatória.

Empregos caseiros: sob a forma de cataplasma, suas folhas atuam contra o bloqueio das vias urinarias e feridas purulentas. O chá que se faz das folhas novas e tenras é bom contra a meningite, escarlatina, delírio, vertingens e praticamente todos os tipos de agitação de origem nervosa. Os edemas dos intestinos, fígado e útero são também tratados com erva-moura.


Erva-Doce (Pimpinella Anisum)

Dela se aproveitam as sementes e folhas: são neste caso um ótimo colírio e, naquele, remédio para o estomago.

Empregos caseiros: utilizam-se principalmente as sementes para fazer chás que eliminam os gases intestinais e são diuréticos. Funcionam também na lavagem dos olhos para a melhoria da visão.

Fonte: Remédios caseiros – Bárbara Graig pag.37
imagem: www.afloresta.com.br
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário