Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Pimenta de macaco

Piper aduncum velosso.

Descrição : Planta da família das Piperaceae, Também conhecida como aperta-ruão, pimenta-longa, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti, matico-falso, falso-jaborandi.

Arbusto de até 1 metro de altura com ramos articulados e rugosos.

Possui folhas de pecípolo curto, oblongas, agudas, irregulares e redondas na base, punctadas, ásperas na página superior e pubescentes na inferior, amentilho grande e curvo.

Os frutos são bagas ovóides em forma de espiga, com sabor muito acre e picante.

Partes usadas: Folhas e frutos.

Habitat: Mata Atlântica, especialmente de Minas e Espírito Santo.

História: O nome botânico faz referência a seu nome sãnscrito, "pipali". De acordo com a crença popular, a planta foi descoberta por um soldado espanhol ferido, de nome Matico. Ele aprendeu, supostamente pelas tribos locais, que a aplicação das folhas dessa planta pode estancar sangramentos, e passou a ser designada "mático" ou "erva-do-soldado". O mático foi introduzido na medicina estadunidense e europeia por um médico de Liverpool em 1839 como um hemostático e adstringente para feridas.

Propriedades medicinais: Adstringente, antiofídico, colagogo, diurético, resolutivo, tônico do útero.

Indicações:

Os frutos são diuréticos e resolutivos.

Em banhos usam-se as sementes no tratamento das feridas. As folhas, em banhos demorados, têm sido usados nem casos de queda do útero.

Com as folhas prepara-se um chá, bom para combater hemorragias. Dose normal.

O mesmo chá é também indicado contra as diarreias.

Nos casos mais rebeldes, fazem-se lavagens intestinais com o chá, acrescentando-se uma colherinha de pó das mesma; folhas.

Também nas moléstias do fígado e na blenorragia o chá presta bom serviço.

Em casos de mau hálito, mascam-se folhas, cascas e raízes de aperta-ruão, para perfumar a boca.

Pimenta de macaco
Farmacologia: Os autores pesquisados relatam que os frutos têm as mesmas propriedades da Piper cubeba e que as folhas tem as mesmas propriedades que o Piper elongaíum.

Efetivamente as três espécies pertencem à mesma Família botânica e ao mesmo Género. Isso não nos fornece bases para afirmar que os princípios ativos e a farmacologia sejam semelhantes.

O uso empírico do Aperta-ruão em muito se assemelha a indicações aprovadas pelo governo americano para o Matico-verdadeiro. Este sim possui farta documentação para consulta.

Posologia:
Adultos: 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para diarreias e hepatoprotetor.

Nas diarreias rebeldes o mesmo infuso pode ser usado em lavagens intestinais acrescido de 1 colher de café do pó das folhas.

Quantidades maiores do mesmo infuso deverão ser usadas em banhos demorados para blenorragia e prolapso uterino. 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de frutos em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs como diurético.

Cascas e fruto podem ser mascados para perfumar a boca.

fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/pimenta-de-macaco.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário