Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de março de 2016

Remédios caseiros com Maracujá


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. A seguir você vai conhecer os benefícios para a saúde do maracujá, assim como alguns remédios caseiros que podem ser elaborados com esta deliciosa fruta.

O maracujá ou fruto da paixão é a fruta que provém de uma planta trepadeira chamada passiflora. Sua forma é redonda ou oval de casca grossa, de aspecto ceroso, dura e enrugada. Esta envolve uma polpa dourada, gelatinosa e aromática cheia de sementes comestíveis e que mede de quatro a oito centímetros de largura.

O maracujá da Nova Zelândia é roxo, enquanto que o havaiano é amarelo. Todos têm um almiscarado sabor agridoce. A indústria de panificação o utiliza em sobremesas e tortas. Pode ser incluído em saladas de frutas, sucos, mouses, molhos, sorvetes. Cada fruta tem aproximadamente 80 calorias.

Propriedades curativas do maracujá:
O maracujá previne infecções. Ajuda a função do sistema imunitário devido ao seu conteúdo de vitamina A. Previne doenças infecciosas, já que ativa as barreiras protetoras e promove a resistência a estas doenças. Cuida da visão, protege a pele, unhas e cabelos.

Da mesma forma, combate a constipação porque contém uma grande quantidade de fibras que afeta a atividade intestinal e atua como um laxante suave, muito apropriado, como remédio em casos de prisão de ventre. Ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo e precisam ser evacuadas rapidamente.

É considerada uma fruta que previne doenças. O maracujá é útil na regulação do equilíbrio ácido base do organismo. Sua ação mineralizante intervém na regulação e evita o aparecimento de inúmeras enfermidades que se produzem pela acidificação, como infecções, osteoporose e dor nas articulações.

Tem um efeito anti-estresse. Por seu teor de magnésio, esta fruta é uma grande aliada para o bom funcionamento do sistema nervoso. Evita a irritabilidade, por isso é muito apropriada para os estados de ansiedade, angústia e depressão.

O maracujá atua contra o envelhecimento prematuro. Como o vinho tinto, azeite de oliva e chá, contém polifenóis que são substâncias que têm ação antioxidante, já que detém as consequências destrutivas dos radicais livres e protege as células do nosso organismo.

Melhora a memória graças ao fósforo, estimula o funcionamento do cérebro e ativa à capacidade de memorizar. Este mineral é muito importante para o correto funcionamento corporal, fornece energia e também promove o desenvolvimento ósseo.

Esta fruta protege o coração, já que possui fitoesterois, nutrientes de origem vegetal que reduzem o nível de colesterol e servem para reduzir enfermidades coronárias. Um nível excessivo de colesterol é prejudicial para o organismo, especialmente para o coração.

Esta fruta tão particular é uma escolha saudável para incorporar um alimento que rejuvenesce o organismo, bloqueando a ação de danos dos radicais livres. Além disso, tem efeitos antidepressivos, entre outras virtudes.

Pode-se resumir que o maracujá, por suas propriedades curativas, é um remédio que ajuda a aliviar a dor, alivia a perda da consciência, alivia as feridas nos lábios, combate os efeitos do álcool, alivia alergias, ajuda a controlar a anorexia nervosa, ajuda no tratamento da angina de peito, acalma a ansiedade, ajuda a controlar a arteriosclerose, ajuda a controlar os sintomas de artrite, alivia condições asmáticas, ajuda a eliminar ateromas, contribui para a eliminação de cataratas, ajuda a controlar a depressão nervosa, alivia a dermatite ou inflamação da pele, ajuda a controlar diabetes, elimina o efeito tóxico do alumínio e chumbo, alivia eczema, alivia a inflamação das gengivas, combate e previne a intoxicação do fígado e até combate as condições de herpes.

Remédios caseiros com maracujá:
Remédio com maracujá para tosse: Lave quatro folhas de hortelã e dois maracujás. Em seguida, corte a fruta no centro e retire toda a polpa. Coloque todos os ingredientes em um recipiente, coloque no fogo e misture até formar um melado. Deixe esfriar. Filtre e coloque em frasco de vidro escuro. Conserve na geladeira. Tome uma colher de sopa três vezes por dia.

Remédio com maracujá para constipação: Lave e corte pela metade 2 maracujás. Retire a polpa e coloque no liquidificador junto com um pouco de água. Misture por alguns instantes. Beba um copo deste suco diariamente, de preferência à noite.

Remédio com maracujá para nervosismo: Despeje em uma xícara de água que está fervendo 1 flor de maracujá. Tampe, deixe esfriar e coe. Misture este chá com 1 copo de suco de maracujá e 1 colher de chá de mel. Beba 2 copos por dia.

Recomendações: Quando comprar um maracujá escolha um cheiroso, enrugado e de cor viva. Se tiver a casca lisa, você pode deixá-lo amadurecer em temperatura ambiente durante alguns dias, girando-o de vez em quando. Lave e leve à geladeira por alguns dias em um saco de plástico hermeticamente fechado. Para prová-lo, corte pela metade e com uma colher retire a polpa. No ponto certo, o ideal é batê-lo e coá-lo para separar as sementes.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário