Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de março de 2016

Picão – Propriedades Medicinais

O Picão preto (Bidens pilosa) é uma planta que, desde 2009, foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil como possuidora de propriedades fitoterápicas.
Sinônimo botânico: Bidens adhaerescens Vell., Bidens alausensis Kunth, Bidens chilensis DC., Bidens hirsuta Nutt., Bidens leucantha (L.) Willd, Bidens montaubani Phil., Bidens reflexa Link, Bidens scandicina Kunth, Bidens sundaica var. Minor Blume, Coreopsis leucantha L., Kerneria pilosa Lowe.(Fonte: Wikipedia)
Serve para Que?

Além de agarrar na roupa da gente quando a gente anda no mato, e ser considerada uma erva daninha, uma praga das lavouras, este carrapicho tem muitos benefícios. O chá de picão é indicado pela ANVISA para o tratamento da icterícia e úlceras, como hemorroidas. A icterícia é o chamado amarelão que dá principalmente em bebês recém nascidos. No caso das crianças o indicado é dar o banho com o chá de picão. Há relatos do tratamento para psoríase também.

Vários estudos sobre o picão estão sendo feitos e indicam que o picão pode ter contribuição no tratamento da malária, infecções bacterianas e doenças do fígado, como a hepatite pelo abuso de álcool.

Outros estudos ainda avaliam o efeito do picão em casos de hipertensão arterial e diabetes. As compressas do chá são usadas para tratar alergias e picadas de insetos e queimaduras. Até para mordidas de cobras e animais peçonhentos o picão é usado.

Mastigar as folhas do picão é bom para quem sofre com aftas. Em alguns lugares o picão é usado como alimento, feito como salada ou farofas. Os animais por vezes comem o picão quando estão com problemas de digestão.

Grávidas devem evitar o uso pois o chá pode estimular um aborto.

Importante não confundir o Bidens pilosa com Desmodium adscendens, chamado de chá de carrapicho. Os dois são carrapichos, mas são diferentes, o segundo é aquele que gruda na roupa mas que se assemelha a uma vagem, e o picão é como uma mini vassoura de piaçava.

Picão
Nomes Populares:

amor de burro,
amor seco,
carrapicho,
carrapicho agulha,
carrapicho cuambu,
carrapicho de agulha,
carrapicho de duas pontas,
carrapicho picão,
coambi,
cuambri,
cuambú,
erva de picão,
erva picão,
erva pilão,
fura capa,
furacapa,
goambú,
macela do campo,
paconca,
picão,
picacho, picacho negro, picão do campo, pico pico, piolho de padre

Propriedades:
É adstringente,
antibacteriana,
antibiótica,
antiespasmódica,
antiinflamatória,
antimicrobiana,
anti-séptica,
carminativa,
catártica,
cicatrizante,
depurativa,
diurética,
emoliente,
estimulante,
expectorante,
hipotensiva,
hipotensora,
sedativa,
tranquilizante,
vermífuga,
Indica da em casos de abscessos,
cólicas,
conjuntivite,
diabetes,
dor de cabeça,
dor de dente,
escorbuto,
Afecções cutâneas,
Cura aftas,
amigdalite,
disenteria,
hemorróida,
Auxilia na cicatrização,
hipertensão,
indigestão,
Mata vermes.

Foto do Picão Preto por ANEKAPLANTASIA.
fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário