Tanto a batata doce quanto a inglesa são tubérculos saudáveis e ricos em proteínas. Apesar de tanta semelhança, elas possuem algumas diferenças quando comparadas. Você sabia que uma é mais leve que a outra? Para conseguir usufruir melhor dos seus índices glicêmicos é importante conhecer de forma mais aprofundada cada uma delas.
Batata doce
A famosa dupla “peito de frango e batata doce” é conhecida no mundo fitness. E graças à sua rica concentração em amido, não tem problema ela substituir alimentos como arroz e macarrão.
Sua taxa de índice glicêmico é mais baixa que a inglesa, por isso é uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos ou perder gorduras, principalmente na região abdominal.
A batata doce também é extremamente rica em vitamina A, magnésio, sódio, fósforo, cálcio, ácido ascórbico, tiamina e riboflavina. Também contribui para a saúde dos olhos, pele, sistema imunológico e auxilia um bom funcionamento intestinal.
Fotos: Pixabay e Depositphotos/ Montagem: Remédio-Caseiro
Batata inglesa
A batata inglesa possui uma quantidade baixíssima de gordura. Ela é uma rica fonte de vitaminas C e do complexo B, ferro, potássio, fósforo, amido, cálcio e carboidratos.
Ela previne a prisão de ventre, aumenta a performance atlética e auxilia o sistema nervoso.
Porém, ela apresenta um alto índice glicêmico, ou seja, o açúcar é rapidamente elevado no sangue. Já a batata doce apresenta essa taxa bem menor, o que acaba contribuindo para a sensação se saciedade e evita a elevação exacerbada da insulina, o que pode evitar problemas futuros como obesidade e envelhecimento precoce.
Purê de batata-doce
Ingredientes
130g de batata-doce descascada e cozida em água
2 colheres (de sopa) de leite desnatado
1 colher (de chá) de requeijão light (10g)
Modo de preparo
Amasse as batatas e depois misture com os demais ingredientes em fogo baixo até que a mistura adquira uma consistência pastosa. Em seguida, sirva juntamente com outros pratos.
Barquinhas de Batata inglesa
Ingredientes
5 Batatas inglesas grandes
1 gema
Pote de creme de ricota
100 g de queijo tipo mussarela relado
100 g de queijos parmesão ralado
1 colher de manteiga ou margarina
Orégano a gosto
Pimenta do reino ou pimenta vermelha a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Leve as batatas para cozimento até que as mesmas fiquem bem macias. Depois, corte as mesmas ao meio e remova considerável parte da poupa, deixando apenas uma camada pequena e sem prejudicar a casca do vegetal. Em seguida, deixe as cascas em reserva. Depois, esmague a batata com a margarina e sal e, logo depois, coloque os demais ingredientes e misture. Para rechear as barquinhas, utilize a mistura de batata. Posteriormente, acrescente um pequena dose de azeite e queijo parmesão ralado. Para finalizar, coloque para gratinar e sirva quente, com a carne de sua preferência como acompanhamento.
Por Ana Ligia
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário