Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tangerina

Fonte: Equipe Bem Estar
O sabor da tangerina e suas riquezas de nutrientes, saiba tudo aqui!

A tangerina, também chamada de mexerica, é uma fruta doce, de casca quase totalmente solta. É originária da Ásia e do Oriente Médio, de onde se espalhou pelos 4 cantos do planeta.

A tangerina é mais rica em vitamina A do que qualquer outra fruta cítrica. Também contém um alto teor de vitamina C e do complexo B e de bioflavonóides. É um alimento que pode ser ingerido sem susto para quem está querendo manter a forma. Cada 100 gramas de tangerina possui em média 43 calorias.

A tangerina ajuda no tratamento de gripes e resfriados, hipertensão arterial e prisões de ventre. Por ser rica em potássio, mineral importante no processo de contração dos músculos, é também indicada aos praticantes de atividades físicas regulares.

Ao escolher tangerina fique atento à casca que deve ser brilhante e o fruto não deve estar amassado, nem perdendo líquido. Depois de comprada, deve ser guardada em geladeira. O ideal é que as frutas fiquem em vasilhas plásticas fechadas, pois aí as tangerinas podem ser conservadas por um tempo ainda maior.

Por Marco de Cardoso

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Morango - a fruta que auxilia o funcionamento do cérebro


 

Estudos comprovam que o morango é um excelente aliado para a melhora da nossa função cognitiva, é o que diz uma publicação do Berry Health Symposium de 2009.

É normal que conforme ficamos mais velhos, a nossa função cerebral diminua e por isso temos mais dificuldade de aprendizagem, lentidão na parte motora e perda de memória. Isso ocorre porque as células inflamam e oxidam, é aí que o morango pode ajudar.

Além do aroma e sabor agradável, a fruta que é muito consumida nesta época, possui antioxidantes capazes de prevenir essa inflamação e oxidação das células, conseqüentemente melhorando nossa memória e função motora.

Inclua esta fruta em sua dieta, além de deliciosa, é muito benéfica para sua saúde e cérebro!
Dra. Daniela Jobst é nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). www.nutrijobst.com

Fonte: www.berryhealth.org

Tudo sobre... GERGELIM

25/08


Conheça essa sementinha milenar que se tornou um sucesso em receitas de todo tipo de culinária, principalmente nas mais modernas e criativas
Flávia Pegorin

História
O gergelim é uma das mais antigas espécies vegetais cultivadas e consumidas pelos humanos. O mais provável lugar de origem da semente está na África – possivelmente da Etiópia, mas também existem registros do uso ancestral do gergelim na Ásia, entre o Afeganistão, a Índia e o Irã. No Egito, ainda no tempo dos faraós, o gergelim também já era usado na forma de óleo, enquanto os povos orientais foram os que instituíram o comércio das sementes, que consideravam quase sagradas.

No Brasil, o gergelim chegou primeiramente ao Nordeste, trazido pelos portugueses no século 16 e plantado de forma artesanal em pequenas propriedades. Hoje, o gergelim vive novamente dias gloriosos, tendo sido adicionado à cozinha moderna e em diversos tipos de culinárias pelo mundo (sendo que seu berço, entre a Ásia e a África, é que produz 90% das sementes consumidas ao redor do globo).

Características
Conhecido pelo nome científico de Sesamum indicum L., o gergelim cresce em plantas arbustivas e não é usado no ramo culinário apenas ao natural. A indústria alimentícia introduziu as sementes na confecção de balas e doces (como o halawe), óleos, massas, pães e diversos produtos – principalmente com a intenção de dar textura, como no caso do pão com gergelim, nascido há centenas de anos na Alemanha.

A semente pode inclusive variar de coloração, indo do amarelo claro (mais comum) para o marrom e ao preto.

Nutrição
As sementes de gergelim são ricas em manganês, ferro, cobre e cálcio. Elas também trazem boas quantidades de vitamina B1, B2 e vitamina E – além de antioxidantes e fitoesteróis, que bloqueiam a produção do colesterol ruim (52% do gergelim é composto de ácidos graxos insaturados, que auxiliam nessa função de deter o LDL). Os nutrientes do gergelim, vale dizer, são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.

Como comprar e armazenar
Não é difícil, atualmente, encontrar gergelim nas lojas de produtos naturais ou mesmo em grandes mercados. Muitas vezes, ele é oferecido em pequenas porções na área de produtos orientais (e nas variedades branca e preta já misturadas, como se usa na culinária japonesa, por exemplo). O gergelim só precisa ser guardado fora do alcance da luz e em local seco e arejado, para que não embolore ou murche.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alecrim

Seu chá tem poder estimulante, anti-séptico e Entiespasmódico.
A pomada funciona contra a sarna, enquanto a tintura diluída em água ou friccionada no local ajuda a curar contusões e reumatismo.
Já uma compressa de alecrim, feita com a infusão de seus raminhos, diminui abcessos e bolsas sob os olhos.

Dieta da linhaça


INGREDIENTES

• 1 ameixa-preta seca
• 2 fatias de abacaxi
• 3 folhas de hortelã
• 1 copo (200 ml) de água mineral
• 1 col. (sopa) de semente de linhaça

MODO DE FAZER
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água e dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Rendimento: 1 copo
Calorias por copo: 55

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Milho e suas propriedades


O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).

O milho deve ser comprado fresco, com as folhas bem verdes e vivas e cabelos marrom-escuro. Se ele estiver à venda já sem casca, verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia. Isso indica que ele está em boas condições.

O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

Pode ser preparado em espigas inteira, grelhado ou cozido em grãos. E fica mais saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.

Seu período de safra vai de dezembro a abril.


Cem gramas fornecem 129 calorias.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Planta capaz de comer ratos é descoberta nas Filipinas


Fonte:BBC
Foto: Stewart McPherson

A nova espécie tem 1,5 metro de altura (Foto: Stewart McPherson)

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de planta carnívora gigante, capaz de prender e devorar pequenos roedores e insetos e que pode atingir 1,5 m de altura.

A planta foi descoberta na região central das Filipinas durante uma expedição científica que também catalogou outras espécies até então desconhecidas, como cogumelos azuis e samambaias rosas.

Os pesquisadores batizaram a nova planta carnívora de Nepenthes attenboroughii em homenagem ao veterano apresentador de programas de natureza da Grã-Bretanha David Attenborough.

"A espécie está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos", afirmou o cientista e produtor britânico Stewart McPherson, um dos responsáveis pela descoberta.

O feito foi divulgado na publicação especializada Botanical Journal of the Linnean Society.

Expedição

A planta carnívora já tinha sido avistada por dois missionários cristãos que em 2000 tentaram escalar o Monte Vitória, uma montanha pouco conhecida nas Filipinas.

Sem terem se preparado corretamente para a empreitada, os missionários acabaram perdidos e passaram 13 dias vagando pelas florestas, até serem resgatados.

A descrição da enorme planta carnívora despertou o interesse de McPherson, do botânico Alastair Robinson, da Universidade de Cambridge, e do pesquisador Andreas Fleischmann, da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, na Alemanha.

Os três, especialistas nesse tipo de vegetal, decidiram então montar uma expedição para encontrar novas espécies.

A viagem científica aconteceu durante dois meses em 2007. A descoberta da grande planta carnívora aconteceu próxima ao pico do Monte Victoria, a cerca de 1,6 mil metros de altitude, entre grandes pedregulhos.

"De repente vimos uma grande planta, depois a segunda e depois muitas outras. Imediatamente sabíamos que o que tínhamos encontrado não era uma espécie conhecida", disse McPherson.

Na mesma expedição, os cientistas encontraram outra planta carnívora que não era vista na natureza há cem anos e cujos últimos exemplares em estufa tinham se perdido em um incêndio em 1945.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alfavaca ou manjericão

Com grande poder anti-séptico, a pomada desta erva atua de maneira excelente sobre as feridas e hematomas. Já o chá forte deve ser usado como bochechos ou gargarejos, atuando contra dor de garganta, mau hálito e aftas. O chá mais suave serve ainda contra queda de cabelo, quando friccionado o couro cabeludo, antes de enxaguar.

O Gengibre

Fonte:Equipe Bem Estar
A utilização do gengibre na culinária tem origem bem antiga. Já era conhecido e usado pelos chineses no século VI a.C...

A utilização do gengibre na culinária tem origem bem antiga. Já era conhecido e usado pelos chineses no século VI a.C e foi levado para o Ocidente pelos comerciantes árabes já no século I.O alimento se tornou popular e já aparecia até em livros de culinária da corte real inglesa por volta de 1400.

De sabor picante, intenso e perfumado, o gengibre excita a mucosa bucal, aumenta a salivação, reforça a secreção da enzima amilase que atua na digestão dos amidos, estimula os movimentos intestinais, favorece a irrigação sanguínea na boca e tem a propriedade de combater os sintomas do enjôo.

Estudos mostram que o gengibre também pode ser usado como uma espécie de chá, no combate às constipações, secreções do nariz e rouquidão. Basta ferver 2 fatias de raiz fresca de gengibre, durante 10 minutos. Pode-se adicionar mel para adoçar. Outras pesquisas, revelam que mais de 75% das pessoas que sofriam de artrite reumatóide, apresentaram uma melhora das dores e do inchaço quando ingeriram gengibre em pó.

Além das virtudes medicinais, o gengibre é muito utilizado como condimento na cozinha. É notadamente usado na culinária japonesa, como acompanhamento para os tradicionais sushis e sashimis.

Por Marco de Cardoso

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Açaí, um fruto com muita fonte de energia



O açaizeiro é uma palmeira originária das margens dos rios amazônicos.
Palmácea delgada pode chegar à 30 metros de altura. Sua folhas são longas e de verde escuro, podem chegar à 2 metros de comprimento.
Sua floração ocorre no período das secas que vai de setembro à dezembro. Sua polinização é feita por besouros que transportam o pólen das flores masculinas para as femininas. Sua produção anual é de 3 a 4 cachos sendo que cada cacho produz de 3 à 6 quilos da fruta.
Sua dispersão é feita por pássaros que consomem sua polpa e descartam as sementes, em especial tucanos e papagaios.
Tudo se aproveita da planta: caule, flores, frutos, folhas, além de produzir um palmito de excelente qualidade.
Há séculos o açaí é consumido pelas etnias estabelecidas às margens do Rio Amazonas e seus afluentes.

Sua maior produção está concentrada nas adjacências de Belém do Pará, obtendo a marca de 95% da produção Nacional. Somente na Capital, Belém, é consumido 200.000 quilos/dia de polpa de açaí.
Hoje está enraizado na cultura dos povos estabelecidos nas Cidades do Nordeste. A polpa do açaí é consumida de diversas formas, tanto em pratos doces como em salgados, sendo ingrediente indispensável na culinária regional.

A partir do Nordeste o açaí está avançando à passos largos nos mercados da região centroeste, sudeste e sul do Brasil. Somente no Rio de Janeiros são consumidos 500.000 quilos/mês de açaí, sendo que esta marca está evoluindo mês a mês. O açaí já ultrapassou as fronteiras do Brasil sendo muito consumido na costa leste dos USA, principalmente em Miami, o que está fazendo com que o açaí desperte interesses internacionais.
Mais recentemente, respeitado industrial de Manaus fez uma grande descoberta sobra a castanha do açaí (caroço), que até então era descartadas como lixo após a despolpa.
Após torrada, a castanha moída pode ser adicionada ao café na proporção de 50%, o que reduz o ter de cafeína do café em até 80%, acrescenta inulina que é um açúcar especial para diabéticos, sem alterar a cor, sabor e cheiro do café. Desta mistura se obtém um café dietético de alta qualidade.
Em análises de laboratório constatou-se que a castanha do açaí torrado é altamente rico em PROTEINA, FIBRAS, INULINA, ANTOCIANINA, TANINO, POLIFENÓIS E ANTIOXIDANTES.
Além destas particularidades, a castanha do açaí torrada contem em torno de 12% de proteína que justifica sua agregação à ração animal aumentando a qualidade e diminuindo custos. Esse industrial requereu a patente do produto com o nome de A4.
O açaizeiro é uma palmeira originária das margens dos rios amazônicos.
Palmácea delgada pode chegar à 30 metros de altura. Sua folhas são longas e de verde escuro, podem chegar à 2 metros de comprimento.
Sua floração ocorre no período das secas que vai de setembro à dezembro. Sua polinização é feita por besouros que transportam o pólen das flores masculinas para as femininas. Sua produção anual é de 3 a 4 cachos sendo que cada cacho produz de 3 à 6 quilos da fruta.
Sua dispersão é feita por pássaros que consomem sua polpa e descartam as sementes, em especial tucanos e papagaios.
Tudo se aproveita da planta: caule, flores, frutos, folhas, além de produzir um palmito de excelente qualidade.
Há séculos o açaí é consumido pelas etnias estabelecidas às margens do Rio Amazonas e seus afluentes.

Sua maior produção está concentrada nas adjacências de Belém do Pará, obtendo a marca de 95% da produção Nacional. Somente na Capital, Belém, é consumido 200.000 quilos/dia de polpa de açaí.
Hoje está enraizado na cultura dos povos estabelecidos nas Cidades do Nordeste. A polpa do açaí é consumida de diversas formas, tanto em pratos doces como em salgados, sendo ingrediente indispensável na culinária regional.

A partir do Nordeste o açaí está avançando à passos largos nos mercados da região centroeste, sudeste e sul do Brasil. Somente no Rio de Janeiros são consumidos 500.000 quilos/mês de açaí, sendo que esta marca está evoluindo mês a mês. O açaí já ultrapassou as fronteiras do Brasil sendo muito consumido na costa leste dos USA, principalmente em Miami, o que está fazendo com que o açaí desperte interesses internacionais.
Mais recentemente, respeitado industrial de Manaus fez uma grande descoberta sobra a castanha do açaí (caroço), que até então era descartadas como lixo após a despolpa.
Após torrada, a castanha moída pode ser adicionada ao café na proporção de 50%, o que reduz o ter de cafeína do café em até 80%, acrescenta inulina que é um açúcar especial para diabéticos, sem alterar a cor, sabor e cheiro do café. Desta mistura se obtém um café dietético de alta qualidade.
Em análises de laboratório constatou-se que a castanha do açaí torrado é altamente rico em PROTEINA, FIBRAS, INULINA, ANTOCIANINA, TANINO, POLIFENÓIS E ANTIOXIDANTES.
Além destas particularidades, a castanha do açaí torrada contem em torno de 12% de proteína que justifica sua agregação à ração animal aumentando a qualidade e diminuindo custos. Esse industrial requereu a patente do produto com o nome de A4.

A4 – 50% castanha do Açaí + 50 % de Café

Objetivando a extração do palmitojá existem grandes plantações intensivas de açaí no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo.

Nas regiões sudeste e sul do Brasil, o açaí tem o seu consumo ampliado a cada dia em função de seu sabor, riqueza nutricional e alto valor energético.
Por conter um alto teor de proteína, fósforo, ferro, potássio, magnésio, Vitaminas E, antocianinas e tocoferol, o açaí vem sendo consumido por pessoas que buscam uma alimentação natural saudável e que revertam em benefícios para a saúde física e mental.

Pela sua composição o açaí é considerado um alimento bastante completo.
Suas propriedades nutracêuticas provocam os seguintes benefícios à saúde humana:
- é um excelente antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres.
- pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.
- favorece a circulação sanguínea,
- consumido juntamente com a vitamina C fornece grande quantidade de fósforo e ferro necessário às funções cerebrais e sanguínea.
- excelente energético natural para pessoas que exercem funções de strees físico e mental.

A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL SANTA LUZIA é pioneira no Brasil em oferecer ao público consumidor o açaí desidratado e concentrado em cápsulas e associado ao camu-camu e guaraná, duas fantásticas frutas de nossa riqueza Amazônica.

Fonte:http://frutasexoticas.com.br

domingo, 9 de agosto de 2009

Plantas auxiliam em tratamentos fitoterápicos

Fonte: Bem Estar
Aposte na eficácia das ervas medicinais para melhorar o sistema imunológico

A Fitoterapia faz parte da Medicina Alternativa, a qual trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Vivemos entre duas emoções: amor e ódio. O amor atrai, simpatiza, constrói. O ódio afasta, antipatiza, destrói. O amor se faz acompanhar de um estado afetivo de conotação agradável nos causa prazer e o ódio, ao contrário, de um estado afetivo de conotação penosa nos causa dor.

Há poucos anos, os cientistas descobriram que o sistema imunológico está intimamente relacionado com a mente e o sistema nervoso. Encontraram receptores para neurotransmissores em células do sistema imunológico e descobriram novas substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro e que são importantes no alívio da dor: as endorfinas e as encefalinas. Demostraram que o sistema imunológico é ativado pelo cultivo das emoções positivas, e que as emoções perturbadoras tornam o corpo vulnerável às doenças. A risada relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que ocasiona mais irrigação nos tecidos, que recebem mais oxigênio, trazendo inúmeros benefícios. Assim, é necessário combatermos a depressão, o stress, a ansiedade e outros problemas tão comuns nos dias de hoje.

As descobertas científicas extraordinárias sobre as plantas hoje, contribuem imensamente para comprovar as aplicações empíricas, tornando a Fitoterapia digna de maior crédito. Felizmente o homem está voltando a confiar nos recursos naturais, tanto para sua alimentação como para curar as suas enfermidades.

Muita gratidão devemos à sabedoria popular, aos nossos índios, a inúmeros pesquisadores e autores nacionais e estrangeiros, por tão importantes informações.

Algumas ervas conhecidas entre nós

Alecrim
Emprega-se muito na debilidade cardíaca. Mostrou-se muito eficaz no tratamento da região do peito, melhorando o fluxo de energia vital, na região do coração, pulmões, brônquios, braços e mãos. Tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos, estados nervosos e histéricos; antisséptico. É indicada para tratamento de asma, bronquite, depressão física e mental, artrite, bursite, insuficiências cardíacas e renais. O óleo das flores, em massagens leves, alivia dores reumáticas. No vaso, traz alegria para a casa. Ajuda a desenvolver a percepção extra-sensorial.

Amora
Excelente para regular a disfunção hormonal.

Arruda
A tintura de arruda deve ser usada com cautela e jamais por mulheres grávidas, por ser abortiva. Mostrou-se muito forte como tônico e estimulante do chakra sexual (vermelho) e em todo o sistema urogenital. Combate os vermes, impotência, anemia, fraqueza física nas pernas, e no sistema nervoso ciático, varizes. Pode ser utilizada em banhos de assento para pessoas que apresentam fungos ou bactérias na região genital. Promove a limpeza do chakra básico e a descarga de energias densas do corpo físico e astral. Pode ser borrifada em ambientes coletivos após festas e encontros que envolvam muita gente.

Chicória
Conhecida por "radicci" pelos italianos. Ótima salada. Utilizada para dores de estômago, fígado e rins, prisão de ventre, digestão difícil. É também um depurativo do sangue. Combate todo tipo de obstrução no organismo.

Confrei
Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele e os ossos. Combate inflamações internas e externas, fraqueza geral, hepatite e hemorróidas. Tem fácil penetração nos meridianos e sistemas nervosos que governam nossos órgãos. Cicatrizante de cortes, queimaduras e fraturas de ossos.

Erva de São João
Além de anti-depressivo suave, tem a capacidade de cicatrizar feridas e úlceras de pele, sendo também útil nas cólicas e diarréias. Durante séculos foi considerada capaz de afastar os maus espíritos, sendo utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais.

Gervão
Combate dores do fígado e do estômago, prisão de ventre, estimulante, hemorróidas, hepatite, dispepsias, febrífugo e sudorífico. Por ser também um bom diurético, é empregado nas afecções das vias urinárias. Observou-se também que estimula o sistema nervoso ciático, descongestionando-o e melhorando seus fluxo nervoso.

Guiné
Antivirótica. Excelente antigripal, dores de cabeça, enxaqueca, da vista, falta de memória, reumatismo, paralisia. Ajuda nas menstruações difíceis, é abortiva. Combate a sífilis, blenorragia e doenças venéreas. Tem grande poder de limpeza a nível astral, e sua irradiação, assim como a da arruda, aniquila seres de baixa frequência.

Manjeiricão
Capaz de penetrar nos meridianos que governam a sensualidade (chakra laranja). Tem ação excitante. Indicado para expelir gases do estômago e do intestino. Excelente para todas as afecções femininas. Duchas vaginais como anticéptico. Plantar no vaso em casa para atrair prosperidade.

Pfafia
Ginseng brasileiro. Propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Restabelece a vitalidade física, mental e genésica. Afrodisíaca. Utilizada para combater anemia, fraqueza orgânica e escorbuto. Combate também o stress e a falta de memória. Alimenta energeticamente os neurônios, dando-lhes maior fluidez cerebral. Afasta os sintomas da velhice, é considerada capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores. Tem ação sobre o esgotamento nervoso. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.

Sete Sangrias
É usada contra febres, arteriosclerose, moléstias venéreas, furúnculos, sífilis, anemia, hipertensão arterial, palpitações cardíacas. É sudorífica, diurética, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração. Depurativa do sangue.

Tanchagem
É adstringente, combate inflamações dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Combate também gripes e resfriados. Tônica e depurativa. A tanchagem é ótima para pessoas que levam os sentimentos para o nível mental.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Manga contra o diabetes

Fonte:Equipe Bem Estar
Veja o que pesquisa sobre essa fruta revelou.

A manga pode ter um bom potencial no combate ao diabetes. Pelo menos é o que mostra um estudo feito na Universidade de São Paulo. Camundongos que ingeriram farinha de manga em sua dieta durante 3 meses, apresentaram uma queda de 66% nos índices de glicemia.

Segundo nutricionistas que participaram da pesquisa, a fruta é rica em fibras, particularmente a pectina, uma fibra solúvel capaz de atrasar o esvaziamento gástrico, tornando mais lenta a taxa de absorção da glicose.

Os cientistas apontam que a manga possui outros componentes importantes para a boa saúde do organismo, como compostos fenólicos e bioflavonóides, que atuam como antioxidantes do organismo, combatendo os radicais livres.

Mas apesar dos bons resultados das pesquisas com os camundongos, os pesquisadores alertam que é preciso um estudo semelhante e mais aprofundado com seres-humanos, para se chegar a uma conclusão definitiva. Estes estudos já começaram, também na USP e devem estar concluídos até o ano que vem.

Por Marco de Cardoso