Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Caroço de abacate: conheça os benefícios desse chá exótico

A semente tem boa parte das propriedades encontradas na polpa e casca da fruta, e por isso é indicado fazer o chá do caroço de abacate

O abacate é uma fruta muito apreciada por ser versátil e poder ser consumida tanto em seu estado natural, como servir de ingrediente principal para uma série de receitas, como: vitaminas, doces e do famoso guacamole, uma iguaria mexicana que é apreciada em vários locais do mundo e consiste em um purê temperado de abacate que normalmente é um complemento de saladas.

Muito além do sabor, o fruto do abacateiro possui inúmeros benefícios para a saúde humana, podendo ser utilizado para tratar desde um pequeno mal estar, como dores de estômago e diarreia, até enfermidades mais complexas, como hipertensão, bronquite, diabetes, anemia e colesterol alto.

Algumas pessoas gostam de utilizar as folhas do abacateiro para produzir chás, mas você já viu alguém usar o caroço de abacate para esse tipo de fim? Saiba que essa parte, que normalmente é descartada, é um ótimo remédio caseiro!

Caroço do abacate
Foto: depositphotos

A semente dessa fruta possui parte dos benefícios medicinais da casca, polpa e das folhas porém contém uma quantidade de ácidos graxos e taninos superior a qualquer outra parte do fruto ou planta.

Por ter várias das propriedades da fruta, o caroço de abacate é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C, E e K; além de diversos minerais (Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco).

Por ter tantas substâncias benéficas para a nossa saúde, o caroço do abacate pode trazer uma série de benefícios para quem o consome. São os principais deles:

Estabiliza o nível do colesterol;
Regula a pressão arterial;
Ajuda a controlar os níveis de glicose;
Tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
Fortalece o sistema imunológico;
Melhora a digestão;
Ajuda a manter pele e cabelos jovens;
Alivia dores nas articulações;
Equilibra a acidez do estômago;
Pode ser um grande aliado para quem busca perder peso.
Além de estar beneficiando o seu organismo com várias substâncias benéficas, você ainda pode combater o desperdício de alimentos se escolher não jogar o caroço fora, como normalmente ocorre, e sim o consumir.

Algumas pessoas usam a farinha feita da semente, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, porém a forma mais fácil e prática de fazer isso é utilizando este caroço para fazer um chá.

Chá do caroço de abacate
Ingredientes
1 caroço de abacate;
1 litro de água;
Açúcar, adoçante ou mel a gosto (opcional).

Preparo e consumo
Para fazer a bebida pode ser utilizado o caroço fresco, recém tirado do abacate, ou um caroço já seco, que pode ser inteiro, cortado em vários pedaços ou em pó. De qualquer maneira, o ideal é que o caroço esteja sem a pele e esteja cortado em pedaços ou pó, já que assim seus princípios ativos serão facilmente absorvidos pela água.

O preparo é muito simples, basta adicionar a água e o caroço em uma panela ou bule, colocar em fogo baixo e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Após isso deixe descansar por mais 10 minutos e depois é só coar e servir. O ideal é que o chá seja ingerido de manhã, antes de comer, e antes de ir dormir.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário