O espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.
Espinafre
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Gênero: Spinacia
Espécie: Spinacia oleracea
Este arbusto de natureza rasteira provém do centro e da região sudoeste da Ásia; suas folhas são perfeitamente consumíveis e revezam-se na planta; elas apresentam desde o formato oval até a forma triangular na base. Seu porte varia entre 2 a 30 cm de extensão e 1 a 15 cm de largura. Esta folhagem se concentra em maior tamanho na parte inferior e em menor comprimento no alto.
Ele atinge até 30 centímetros de altura e é preservado mesmo ao longo de períodos invernais, em países de clima temperado. Seu melhor período produtor se estende de julho a novembro e o vegetal atinge uma boa safra também em janeiro. No Brasil o espinafre designa popularmente a Tetragonia, similar à hortaliça autêntica, mas integrante de outra família de plantas.
O ferro que ele contém é essencial para a boa estruturação sanguínea, portanto erradica a anemia e a desnutrição, elimina o cansaço e fortalece o sangue; o cálcio e o fósforo, por sua vez, fortalecem a esfera óssea e os dentes, edifica os músculos e atua na coagulação do sangue.
Já a vitamina A é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, preserva o vigor da pele, ajuda no desenvolvimento orgânico e previne infecções. Os nutrientes do Complexo B também atuam positivamente na epiderme, favorecem os sistemas digestivo e nervoso, impedem que os cabelos caiam.
No quesito medicinal o espinafre ainda é indicado para lutar contra a hipertensão, a hemofilia, pedras nos rins, artrites, escorbuto e diarréias, além de aumentar o fluxo menstrual e, assim, amenizar as cólicas. Ele é igualmente bom para o intestino, especialmente no caso de prisão de ventre, pois tem qualidades laxantes.
Esteticamente ele é utilizado para deixar a pele mais clara e eliminar manchas faciais quando estas resultam da atuação de substâncias biliares. Embora seja um alimento saudável, muito disseminado por sua associação com o personagem de desenho animado conhecido como Marinheiro Popeye, não é recomendado o consumo abusivo, pois desta forma pode se tornar tóxico para o organismo.
O consumidor, ao adquirir esta hortaliça, deve procurar por folhas mais frescas. Elas devem apresentar a coloração verde-escura, ser bem consistentes, limpas e desprovidas de vestígios de insetos. Embalado em papel ou plástico e abrigado na geladeira, o espinafre pode durar mais tempo. Embora o caldo das verduras cozidas possa ser sempre aproveitado para o consumo, o do espinafre precisa ser eliminado.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinafre
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/espinafreorientacao.htm
Por Ana Lucia Santana
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário