Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Citronela – Propriedades Medicinais

A Cymbopogon nardus, vulgarmente designada como citronela, é uma erva perene da família Poaceae, originária da Ásia tropical. É utilizada para a extração de um óleo essencial chamado óleo de citronela. 

O óleo é um reputado repelente de insetos de origem vegetal, aprovado para este uso nos Estados Unidos desde 1948. A United States Environmental Protection Agency‎ considera o óleo de citronela um biopesticida com um modo de ação não-tóxico. Estudos mostram também que o óleo de citronela possui fortes propriedades antifúngicas e que é efetivo em acalmar cães (Fonte: Wikipedia).

Importante: a citronela é muito parecida com o capim-limão (ou capim-cidreira). Muitas pessoas costumam confundir e preparar o chá de citronela pensando se tratar do capim-santo. A melhor maneira de diferenciá-las é através do cheiro: a citronela lembra o aroma de desinfetante.

Citronela
Observe como a citronela é parecida com o capim-santo

Nomes Populares:
capim-citronela
citronela-do-ceilão
cidró-do-paraguai

Propriedades:

Além de agir com repelente, o óleo é considerado como:



Antisséptico – combate os germes patogênicos, prevenindo as infecções;
Antifúngico – destrói os fungos;
Antibacteriano – evita o desenvolvimento e bactérias;
Adstringente – contrai os tecidos e vasos sanguíneos;
Estimulante – estimula as atividades cerebrais, nervosas e vasculares.


Cuidados
É muito difícil extrair o óleo essencial da citronela em casa, sendo melhor comprá-lo em uma loja de produtos naturais. Já ensinamos aqui, no Receita Natural, como preparar o repelente natural feito com o óleo. Outra possibilidade é usar as folhas picada em um prato para afastar os insetos, porém, nesse caso, a eficácia é menor.
A ingestão do chá de citronela não é recomendada, pois pode causar náuseas e irritação no estômago. Também é importante ressaltar que algumas pessoas possuem alergia às substâncias da planta e podem apresentar reações na pele se usarem algum produto feito com o óleo.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/citronela-propriedades-medicinais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário