A Marrubium vulgare, mais conhecida como marroio, é uma planta pertencente à família das Labiadas. Seu uso mais comum é na medicina popular, devido às várias propriedades que lhe são atribuídas. Na antiguidade, os egípcios usavam o marroio no tratamento de doenças respiratórias. Por ser expectorante, o chá é indicado para casos de tosse, gripe e bronquite. Além disso, ele também pode ser usado para combater problemas digestivos, gases, inchaço e perda de apetite. Para aproveitar esses benefícios, sugerimos que você compre a erva de boa qualidade e siga as instruções de preparo indicadas abaixo.
Marroio
Você vai precisar de:
1 colher (sobremesa) de folhas e flores secas de marroio
1 xícara de água fervente
Modo de Preparo:
O primeiro passo para fazer o chá é colocar a água para ferver em uma chaleira. Enquanto isso, coloque a erva seca em uma xícara de vidro ou cerâmica. Assim que a água levantar fervura, desligue e despeje sobre o marroio. Abafe a xícara com um pires e deixe descansando por 10 minutos. Após esse tempo, coe e consuma ainda morno.
Posologia
A indicação é de 3 xícaras (chá) da receita diariamente: uma porção pela manhã, uma após o almoço e outra no fim do tarde. O chá deve ser consumido morno e sem adoçar. Caso queira, é possível preparar a quantidade total para o dia inteiro triplicando as quantidades indicadas acima.
Precauções
Mulheres grávidas ou em período de lactação devem evitar o uso do chá de marroio, salvo quando houver indicação médica. O chá também fica contraindicado para crianças pequenas, idosos e pessoas que sofram com doenças crônicas. Caso ocorra qualquer tipo de reação com o consumo do remédio natural, é preciso suspender o uso imediatamente e procurar um especialista. Lembramos ainda que todo medicamento, até mesmo os chás, devem ser tomados com prescrição.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-marroio
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.