A Marrubium vulgare, mais conhecida como marroio, é uma planta pertencente à família das Labiadas. Seu uso mais comum é na medicina popular, devido às várias propriedades que lhe são atribuídas. Na antiguidade, os egípcios usavam o marroio no tratamento de doenças respiratórias. Por ser expectorante, o chá é indicado para casos de tosse, gripe e bronquite. Além disso, ele também pode ser usado para combater problemas digestivos, gases, inchaço e perda de apetite. Para aproveitar esses benefícios, sugerimos que você compre a erva de boa qualidade e siga as instruções de preparo indicadas abaixo.
Marroio
Você vai precisar de:
1 colher (sobremesa) de folhas e flores secas de marroio
1 xícara de água fervente
Modo de Preparo:
O primeiro passo para fazer o chá é colocar a água para ferver em uma chaleira. Enquanto isso, coloque a erva seca em uma xícara de vidro ou cerâmica. Assim que a água levantar fervura, desligue e despeje sobre o marroio. Abafe a xícara com um pires e deixe descansando por 10 minutos. Após esse tempo, coe e consuma ainda morno.
Posologia
A indicação é de 3 xícaras (chá) da receita diariamente: uma porção pela manhã, uma após o almoço e outra no fim do tarde. O chá deve ser consumido morno e sem adoçar. Caso queira, é possível preparar a quantidade total para o dia inteiro triplicando as quantidades indicadas acima.
Precauções
Mulheres grávidas ou em período de lactação devem evitar o uso do chá de marroio, salvo quando houver indicação médica. O chá também fica contraindicado para crianças pequenas, idosos e pessoas que sofram com doenças crônicas. Caso ocorra qualquer tipo de reação com o consumo do remédio natural, é preciso suspender o uso imediatamente e procurar um especialista. Lembramos ainda que todo medicamento, até mesmo os chás, devem ser tomados com prescrição.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-marroio
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário