Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Unha de gato: Usos medicinais

As plantas e ervas costumam ser populares por proporcionarem benefícios para emagrecer, para a saúde em geral e inclusive para a beleza. Hoje falamos sobre a unha de gato, conhecida como um remédio natural para tratar osteoartrite e inflamação, embora não existam estudos suficientes que comprovem sua eficácia para este e outros usos.

O que é unha de gato:
A unha de gato se conhece há 2.000 anos. Originalmente utilizada pelos incas, ganhou popularidade por várias condições. Aqui você conhecerá para que se utiliza, quais efeitos secundários poderia ter e quais precauções você deve considerar se está pensando em usá-la.

Entre os remédios naturais mais populares hoje em dia está à unha de gato. Conhecida vulgarmente como unha de gato, paraguaio, orador, Garbato Casha, Samento, Toron, drum huasca, prego huasca, unha de falcão, garra do falcão, savéntaro, Krallendorn. Seu nome científico é Uncaria guianensis, ou Uncaria tomentosa.

A unha de gato é uma erva popular entre os povos indígenas do Peru, especialmente os nativos da floresta amazônica como os Ashaninka, Campas e Amueshas, que vem utilizando esta planta por muito tempo para uma série de doenças como câncer, diabetes, úlceras, artrite e infecções, assim como para ajudar na recuperação do parto. Existem 34 espécies de unha de gato, mas duas delas são usadas principalmente para fins medicinais: Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis.

Algo importante: existe uma planta chamada “unha de gato” que cresce no México e na zona sul do Texas. Esta planta, Acacia gregii, não possui benefícios conhecidos para a saúde e sua casca pode ser venenosa.

Utiliza-se o extrato da casca da planta, pois foi mostrado que os alcaloides e glicosídeos isolados não oferecem nenhuma melhora na ação curativa, mas sim perde a eficácia. É dizer que a natureza nos dá um “todo” com um efeito que aperfeiçoa a ação curativa.

Para que se utiliza a Unha de gato:
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), os estudos têm mostrado que a unha de gato poderia ajudar com a dor da osteoartrite e a inflamação. No entanto, não existe nenhuma evidência de que esta erva possa evitar mais danos nas articulações, o que sim conseguiram os medicamentos convencionais. No entanto, de acordo com avaliações de diversos estudos por parte dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, por sua sigla em Inglês) dos Estados Unidos, não há suficiente evidência científica para determinar que a unha de gato realmente ajude no tratamento de nenhuma das condições. O problema é que houve alguns pequenos estudos que sugeriram que talvez ajude na artrite reumatoide e na osteoartrite, mas não foram realizados estudos em grande escala.

Outro problema é que, no laboratório, os estudos sugerem que a unha de gato estimula uma parte do sistema imunológico, mas não foi demonstrado que diminui a inflamação ou aumenta sistema de defesa em seres humanos.

Natural Standard, que revisa estudos realizados em todo o mundo, coincide com NIH, dando uma qualificação duvidosa em relação aos efeitos da unha de gato para tratar a artrite reumatoide e a osteoartrite. Mencionam que quanto ao seu efeito anti-inflamatório, antialérgico, para reduzir o crescimento de tumores cancerosos e para os pacientes com HIV, em todos estes casos é necessário realizar mais estudos já que não há evidência sólida de que funciona.

É seguro usar a Unha de Gato:
Nestes tempos se vive uma “Febre da Unha de Gato”, com grandes movimentos publicitários para promover o seu consumo. É vendida como a verdadeira resposta para muitas doenças para as quais o uso terapêutico está sendo ainda estudado.

Precauções:
Devem evitá-la as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Devem evitá-la as pessoas que tenham o sistema imunológico (de defesa) enfraquecido. Por exemplo, as pessoas que se submeteram a transplantes de órgãos ou talvez sofram de HIV.
Devem evitá-la as pessoas que sofrem de hemofilia.
Poderia causar dificuldade para controlar a pressão no caso de necessidade de cirurgia (durante ou após a cirurgia).
Em algumas pessoas pode causar diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas, alteração no ritmo cardíaco, insuficiência renal, neuropatia e/ou aumento do risco de hemorragia.
Poderia interagir de forma adversa com medicamentos que aumentam o risco de hemorragia (que incluem até ibuprofeno); com vários medicamentos para o coração, para o tratamento da hipertensão arterial; com medicamentos para o colesterol, diuréticos, imunossupressores, etc. É preciso ter muito cuidado quando se mistura com outros medicamentos.
Embora a unha de gato seja natural, não significa que é segura. Certifique-se de consultar o seu médico antes de tomá-la, especialmente se você tiver uma condição médica que exige que você tome algum outro medicamento, se estiver tomando qualquer outro medicamento ou erva, embora sejam de venda livre e se você for se submeter a uma cirurgia.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário