Benefícios da jurubeba, chá e conserva
A jurubeba (Solanum paniculatum) é uma planta indígena brasileira, que também é encontrada no Paraguai e Argentina. O Chá da jurubeba oferece vários benefícios para a saúde.
Jurubeba é uma pequena árvore que cresce até 3 metros de altura e produz pequenos frutos amarelos e lilás ou flores brancas. A planta tem folhas em forma de coração. A árvore da Jurubeba existe na forma masculina e feminina; sendo que a fêmea cresce um pouco mais alto, tem folhas maiores, e dá frutos. As folhas e raízes são usadas na medicina natural como tônico para melhorar a digestão e aliviar dores de estômago, anorexia, acne, hepatite, contusões, cistites, bronquite, erisipela, problemas de bexiga, febre, feridas e machucados, malária, gripe, icterícia, além de tumores uterinos e abdominais.
A jurubeba tem propriedades diuréticas, que ajuda no tratamento de cistites e infecções do trato urinário, já que elimina diversas bactérias e toxinas, limpando assim o corpo e canal da urina. Essa propriedade também é útil para quem deseja emagrecer, pois evita a retenção de liquido, reduzindo assim o inchaço.
O chá de jurubeba é um remédio caseiro muito comum em todo o Brasil. Ele ajuda tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado quando se come ou se consome excesso de bebida alcoólica.
Uso
Jurubeba é mais consumida na forma de chá. Para preparar junte um litro de água com duas colheres de sopa das folhas da jurubeba triturada. Ferva por 10 minutos e tampe. Quando estiver morno, coe e adoce. Tome duas xícaras por dia.
Aviso
O uso do chá de jurubeba não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
fonte:asplantasmedicinais.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário