Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje queremos destacar as várias propriedades e muitos benefícios do pepino para a saúde.
Agora que o verão se aproxima e começa o calor, os alimentos que ingerimos costumam ser um pouco mais leves do que o habitual, principalmente por causa do calor, uma digestão pesada, como a que ocorre depois de um cozido ou de uma paella, embora entre muito bem, em seguida, se passa muito mal.
Por isso, um dos alimentos por excelência no verão ou na primavera, quando já está quente é o pepino. Uma fruta muito preciosa que inunda as mesas e as cozinhas, graças à frescura e a leveza deste produto da terra de origem vegetal. Falaremos do pepino, de suas propriedades e benefícios.
Origem do Pepino:
O Cucumus sativus ou pepino, como vulgarmente se conhece, é uma planta que aparece uma vez por ano, as flores, apesar de quão chamativas são, porque são de uma cor amarelo intenso, o que mais chama a atenção é o fruto, porque é o que realmente é comestível.
Apesar do aspecto áspero e duro, a pele é lisa e as calosidades que aparecem na sua pele que o fazem parecer duro, é bastante fácil de eliminar.
Costuma aparecer nos meses quentes, e se o solo é bom e interage bem com a planta, os frutos continuam chegando até quase depois de três meses a primeira colheita, até que a planta fica seca.
Normalmente é consumido cru, já que é muito semelhante à fruta e, embora um ou outro tenha um sabor amargo, a maioria é doce, fresco e com um sabor semelhante ao melão de pele amarela.
Propriedades do Pepino:
Apesar de que sua composição seja 97% de água, o pepino pode se gabar de propriedades concentradas em seu interior e exterior.
Fonte de vitaminas A, B, C e E.
Propriedades diuréticas, graças à quantidade de água que possui.
Fonte de fibras e todas as graças à pele, que também se consume.
É rico em fósforo, cálcio, ferro e magnésio.
Possui grandes doses de ácido cafeico e ácido ascórbico.
Rico em celulose: sim, você está certo, o mesmo que os papeis e é que os papeis provém de um vegetal.
Possui uma boa qualidade de carboidratos e as gorduras que apresenta são quase imperceptíveis.
Propriedades diuréticas, graças à quantidade de água que possui.
Fonte de fibras e todas as graças à pele, que também se consume.
É rico em fósforo, cálcio, ferro e magnésio.
Possui grandes doses de ácido cafeico e ácido ascórbico.
Rico em celulose: sim, você está certo, o mesmo que os papeis e é que os papeis provém de um vegetal.
Possui uma boa qualidade de carboidratos e as gorduras que apresenta são quase imperceptíveis.
Benefícios do Pepino Para a Saúde:
Graças a todas as propriedades que mencionamos anteriormente, o pepino é capaz de nos beneficiar enormemente.
Pele. Perfeito para manter o equilíbrio da pele que às vezes se resseca, devido à falta de hidratação e nutrição adequadas. Como é refrescante, também, ajuda a manter a pele fresca, especialmente se você tiver uma queimadura solar. Ajuda a reduzir a inflamação e evitar que a pele seja infectada ou que crie bolhas.
Digestões. O pepino ajuda para que as digestões em seu estômago se tornem menos pesadas graças às suas propriedades. É tão suave que equilibra a acidez e permite que você não repita a refeição, uma e outra vez. Sua pele está tão cheia de fibra que permite que os intestinos recuperem seu movimento natural, por isso ajuda a combater a constipação e os gases.
Eliminação de Líquidos. É tão rico em água que permite te hidratar sem ter de beber e se você retém líquido, é um complemento ideal para que aqueles que acham difícil beber água continuamente. Você poderá hidratar o corpo e também eliminar todos os líquidos que sobram, já que é rico em potássio, um componente diurético.
Toxinas. Devido ao mencionado anteriormente, a fibra e o potássio, permite uma regeneração do organismo, eliminando as toxinas que se acumulam no corpo e que não sabíamos que existiam e que afetavam a nossa pele e nosso cabelo. Ajudará a fazer trabalhar o fígado, desintoxicando-o e, especialmente, os rins, eliminando de forma natural os cálculos renais.
Para o Cérebro. Os pepinos são ricos em fisetinas que são responsáveis por dar saúde ao nosso cérebro. Reforça sua saúde, permitindo que as conexões neurais continuem funcionando na aprendizagem, na memória e na concentração. Foram realizados estudos que concluíram que a queda da fisetina no cérebro, é um dos fatores que desencadeiam a doença de Alzheimer.
Sistema Cardiovascular. Graças à quantidade de potássio que possui, melhora a saúde humana, já que afeta diretamente a pressão arterial. Colabora no funcionamento ótimo dos impulsos nervosos, na contração muscular e nas funções cardíacas.
Contra o Estresse. Quando nos afeta o estresse, às vezes, se chega ao ponto em que as defesas baixam, o humor muda, há desequilíbrios hormonais e até mesmo alterações do sono. Por isso, considera-se o estresse o “assassino silencioso”, porque vai matando por dentro. Quando nos sentimos assim, os pepinos não nos ajudarão a reduzir o tempo de trabalho nem eliminarão os problemas, mas a quantidade de vitaminas do complexo B vai ajudar a lidar muito melhor, sem chegar ao ponto em que te afete tanto, porque você terá uma maior clareza mental e concentração na execução de suas tarefas.
Como consumir Pepino:
O pepino se consome cru, é claro, é a única maneira em que você pode notar seu verdadeiro sabor, fresco e doce. Mas se você costuma jogá-lo atrás das verduras, mas sabe que tem muitos benefícios, procura consumi-lo de outras maneiras.
Sanduíche, com tomates e peru fatiado.
Em forma de batido, misturado com outras frutas.
Em saladas com algumas batatas.
Em uma sopa fria, como gaspacho.
Infundido, pegando uma garrafa de água onde você coloca dentro o pepino, algumas rodelas de limão e folhas de hortelã.
Em forma de batido, misturado com outras frutas.
Em saladas com algumas batatas.
Em uma sopa fria, como gaspacho.
Infundido, pegando uma garrafa de água onde você coloca dentro o pepino, algumas rodelas de limão e folhas de hortelã.
Delicioso.
Contraindicações do Pepino:
Claro, o pepino tem muitos benefícios, mas também pode haver situações em que se volta contra nós, mas nada além do que o consumo excessivo, já que todos sabem que, se você abusar de alguma coisa, sempre vai ser ruim. Precisamos ser menos brutos e aprender a equilibrar aquilo que comemos. Se nós consumimos muito pepino (quilos) você pode acabar desidratado, pelas propriedades diuréticas.
Você já conhece tudo o que precisa saber sobre o pepino. Esperamos que tenha gostado e que tenha servido a informação, o suficiente para incorporá-lo em sua dieta diária.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário