Os problemas de estômago estão se tornando cada vez mais comuns e a explicação para isso é bem simples: nossa alimentação vem piorando gradativamente.
A má alimentação é a principal responsável pelo aparecimento gastrite, úlcera, refluxo e outros males relacionados ao aparelho digestivo. Além disso, outros fatores também podem contribuir, como o estresse e predisposição genética. De todo modo, vale a pena apostar em alimentos mais saudáveis e promover uma mudança de hábitos para preservar o estômago. As receitas abaixo também são indicadas.
Suco Digestivo
Esta receita ajuda na digestão porque contém dois ingredientes poderosos: o abacaxi, que estimula a quebra das moléculas dos alimentos, e a hortelã, que contribui para a produção de enzimas digestivas. Por isso, a combinação é ótima para quem está se sentindo com o estômago pesado porque comeu demais. Para preparar a bebida você vai precisar de:
1 copo de água filtrada
2 rodelas de abacaxi
6 folhas de hortelã
gelo a gosto
2 rodelas de abacaxi
6 folhas de hortelã
gelo a gosto
Para preparar o suco, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar sem pedaços. Para aproveitar melhor os benefícios, o ideal é não coar nem adoçar. A bebida pode ser tomada cerca de 30 minutos antes ou depois das refeições principais. Vale lembrar, no entanto, que o abacaxi, por ser muito ácido, não é indicado para quem sofre com a gastrite e a úlcera. Nesses casos, é melhor optar por frutas menos ácidas ou chás como o de camomila e o de erva-doce.
Suco de Abacaxi Com Cenoura
Sucos benéficos para o estômago
Mais uma vez, podemos notar o abacaxi como ingrediente. Além dele, temos a cenoura, que contém substâncias importantes para o processo digestivo e boa quantidade de fibras. Este suco também é indicado para melhorar a digestão, mas valem as mesmas recomendações da receita anterior para os casos de gastrite e úlcera estomacal. Os ingredientes são:
2 cenoura grandes
1/2 abacaxi
1/2 litro de água
gelo a gosto
1/2 abacaxi
1/2 litro de água
gelo a gosto
A melhor forma de preparar este suco é na centrífuga. Para tanto, basta colocar as cenouras previamente lavadas e picadas para serem processadas. Depois acrescente o abacaxi descascado e picado em cubos. Nesse modo de preparo, não é necessária a água. Se quiser, acrescente gelo. Porém, se você não tem uma centrífuga, é possível fazer o suco no liquidificador. Bata os ingredientes juntamente com a água e coe em seguida. A cenoura deixará o sabor levemente adocicado.
Suco Verde
Como você já deve ter notado, existem várias receitas de suco verde. Esta conta com ingredientes que acalmam as agressões no estômago, aliviando a acidez e o mal estar causado pela alimentação em excesso. Veja o que é necessário:
Receita caseiras para problemas digestivos
2 folhas de couve-manteiga
10 folhas de hortelã
1/2 maçã
200 ml de água de coco
Antes de fazer o suco, lave as folhas de hortelã e de couve. Não é necessário retirar os talos, pois esses também são benéficos para o organismo. Depois bata todos os ingredientes no liquidificador com a água de coco. A bebida não precisa ser coada nem adoçada.
Caso queira, é possível substituir as folhas de couve por quantidade semelhante de alfafa, agrião ou espinafre. Assim é possível variar a receita.
Suco Para Gastrite
Acredita-se que a batata seja capaz de aliviar os sintomas da gastrite, porque reduz a acidez do estômago. Por isso, o suco abaixo tem a batata como principal ingrediente. A bebida, diferentemente das outras indicações, não é muito saborosa, mas pode auxiliar quem sente dores no estômago com frequência. Os ingredientes são:
2 batatas inglesas pequenas
300 ml de água
300 ml de água
Descasque a batata e corte-a em cubos. Depois bata no liquidificador com a água até ficar homogêneo. Para coar, você vai precisar de uma peneira fina ou coador de pano. Se for necessário esprema bem a polpa para sair todo o sumo. Essa bebida deve ser consumida em casos de crise da gastrite. Porém, vale ressaltar, um médico sempre precisa ser consultado.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário