Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Limão faz mal ao fígado? Descubra

Essa fruta, de sabor ácido, é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Por isso ela é aliada da saúde e do bem-estar

O limão é uma das frutas mais consumidas do planeta e a lista de bens que ele traz para à saúde é bastante vasta. Mas será que o fígado é também beneficiado quando o alimento é aderido à dieta? Será que o limão faz mal ao fígado?

A verdade é que existem muitos hábitos alimentares que diminuem a eficácia do trabalho desse órgão e acabam dando espaço para o desenvolvimento de diversas doenças. Descubra se o limão é uma delas.

Limão é bom para o fígado?
Saiba que o limão é um dos alimentos “amigo” do fígado. Ele é uma excelente fruta capaz de limpar todo o organismo, facilitando o trabalho do órgão. O alimento ainda é rico em antioxidantes, vitamina C e em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. O limão também ajuda a produzir mais enzimas, o que contribui para uma boa digestão dos alimentos e ainda fornece mais energia.

Essa fruta, de sabor ácido, é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Por isso ela é aliada da saúde e do bem-estar

O limão é um poderoso antioxidante (Foto: depositphotos)

E do ponto de vista energético, o limão, além de beneficiar o fígado, também faz bem para a vesícula bilar, olhos, ombros, joelhos, tendões, unhas, ovários, trompas, útero e até mesmo a vagina. O limão também contribui para o aumento da alcalinidade do corpo e anula toxinas e resíduos do organismo.

O consumo diário da fruta ajuda a potencializar a capacidade que o fígado tem de se regenerar, reativando a harmonia metabólica do organismo.

Água com limão para desintoxicar o fígado
Beber diariamente um copo de água com limão já é algo conhecido na medicina alternativa como algo extremamente benéfico para à saúde. E além de ajudar a aumentar a imunidade, emagrecer, ajudar na digestão, entre tantos outras ações, a água com limão também faz bem para o fígado.

Consumir um copo de água natural com o sumo de meio limão espremido, em jejum, ainda ajuda a impulsionar a limpeza hepática, intestinal, livra o organismo das toxinas e ainda ativa o sistema digestivo. Isso funciona porque o limão é uma das melhores frutas alcalinas que existe. Ele também equilibra o pH do corpo, ajudando a prevenir muitas doenças. É importante usar nesse remédio caseiro sempre o suco do limão in natura, e nuca utilizar os engarrafados ou de pó.

Saiba mais: 15 incríveis usos do limão que talvez você nem sonhava
O órgão responsável por filtrar as toxinas presentes no sangue é o fígado. E quando é oferecido para ele uma fonte natural de antioxidantes e vitamina C, suas funções não apenas são potencializadas, como também são protegidas.

Limão limpa o intestino
Os nutrientes são melhor absorvidos depois do consumo do limão, pois a fruta ajuda a limpar o intestino. Isso também faz com que os nutrientes cheguem até à corrente sanguínea sem elementos nocivos, livrando o fígado da obrigação de depurar esses agentes maléficos.

Limão combate gordura no fígado
E é essa água com limão que também vai ajudar no tratamento de quem sofre de gordura no fígado. Começar o dia já ingerindo a receita ajuda a eliminar o excesso de gordura, de açúcares e a desinflamar o órgão.

(Fotos: depositphotos | Arte/montagem: Benefícios Naturais)

Contraindicação da água com limão
Caso você sofra de cálculos bilares, evite a ingestão de água com limão. Com a intenção de melhorar a digestão, a fruta aumenta a produção da bílis, mas o grande problema é que o excesso de bílis pode levar a uma drenagem excessiva, aumentando a possibilidade da formação de cálculos.

Apesar de trazer tantos benefícios para o sistema digestório, o limão em excesso pode causar acidez no estômago. Observe sempre se o consumo da fruta está causando mal estar ou desconforto, como azia ou refluxo. Se isso acontecer, procure diluí-lo com um pouco mais de água.

Agentes que prejudicam o fígado
A má alimentação é uma das principais causas de problemas no fígado. Evite o consumo de comidas muito gordurosas, frituras, açúcar e alimentos muito industrializados.

O álcool também é um componente que pode prejudicar a saúde do órgão, podendo ocasionar sérios problemas, como fígado gorduroso, cirrose e até mesmo o câncer. O consumo excessivo de medicamentos, como aqueles que tratam o colesterol ou o acetaminofeno analgésico (Tylenol), podem causar sérios danos ao fígado.

O excesso de peso também pode ser um dos agravantes da gordura no fígado. Além de uma alimentação saudável e equilibrada, pratique exercícios físicos diariamente.

Alimentos que beneficiam o fígado
Além do limão, existem outros ingredientes naturais que podem ajudar a tratar e a fortalecer o fígado. “Você tem que ter uma dieta rica em selênio, betacaroteno, resveratrol, vitamina C e E. Você pode achar isso em vegetais coloridos, alface, tomate, cenoura, berinjela, palmito (…), couve, brócolis, espinafre, alho, cebola, que também são anti-inflamatórios”, alerta o especialista Dayan Siebra.

Sucos com limão para te ajudar a perder peso!


O limão é uma fruta cheia de benefícios, não é à toa que se tornou o queridinho dos regimes! Famosas que possuem o corpo esbelto como a modelo Gisele Bündchen e as cantoras Victoria Beckham, Madonna e Rihanna não dispensam o sagrado suco de limão em sua alimentação diária para emagrecer.

fonte
por Ana Ligia
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário