Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Propriedades e benefícios do chá de samambaia

Para combater enfermidade pode-se fazer o chá dessa planta de duas maneiras

Com nome científico de Dryopteris filix-mas, a samambaia é uma planta que pode atingir até 1,5 m de altura. Seu caule é fino, verde e suas folhas tem o formato de lanças finas.

A samambaia é uma planta comumente utilizada na decoração de ambientes. Elas são epífitas, ou seja, vivem em cima de outras árvores, mas se dão muito bem em vasos e espaços residenciais. Apesar dessa característica estética, a samambaia tem um alto poder de cura.

A comunidade indígena do Brasil e de outros países da América do Sul, fazem uso da samambaia no combate a doenças relacionadas ao sistema respiratório. Entre os problemas mais comuns estão a bronquite e asma. Outra área na qual a samambaia atua é em dermatites, como a psoríase.

O uso popular da samambaia contra a febre também é eficaz uma vez que ela provoca o suor excessivo, que regula a temperatura interna do corpo, evitando problemas maiores como convulsões.

Para combater enfermidade pode-se fazer o chá da samambaia de duas maneiras

A samambaia tem um alto poder de cura (Foto: depositphotos)

Algumas indicações do seu uso afirmam que ela combate vermes, problemas no fígado e dores reumáticas.

Como fazer o chá de samambaia
O chá de samambaia pode ser feito de duas formas: a primeira é macerar a raiz e deixar maturar por 24h para ser consumida somente no outro dia. Já a raiz seca pode ser inserida em água fervente por cerca de cinco minutos (5g). Depois disso, a panela deve ser mantida fechada por outros 10 minutos para apurar mais a mistura.

O chá não pode ser consumido por pessoas que sofrem de anemia, gastrite, doenças do coração e do intestino. Gestantes e lactantes, além de crianças menores de 2 anos e idosos fragilizados também não devem tomar o chá de samambaia.

Como cultivar samambaia em casa
Para manter a samambaia verdinha e saudável é preciso ter alguns cuidados no seu cultivo. Mantenha o solo no qual ela está plantada levemente úmido e rico em matéria orgânica. Coloque no vaso: areia, turfa e composto orgânico.

A samambaia precisa de luz para realizar a fotossíntese, portanto, mantenha-a sempre próxima a janelas, mas sem receber luz diretamente. O vento pode queimar as folhas, desta forma é melhor não colocá-la próxima a correntes de ar. Regue-a frequentemente, mas não deixe o vaso encharcado.

por Pollyana Batista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário