Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Benefícios da ameixa seca

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Frutas são essenciais para uma alimentação saudável, já que carregam altas taxas de vitaminas, minerais e oxidantes. Porém, a forma de consumi-las pode intensificar os benefícios proporcionados. Este é o caso da ameixa, que quando desidratada, torna-se ainda mais saudável e benéfica.

Rica em fibras e vitaminas, a ameixa é facilmente encontrada no Brasil, especialmente entre dezembro e fevereiro, época de maior colheita. Já a ameixa seca pode ser encontrada durante todo o ano em supermercados e lojas e farmácias de produtos naturais, porém, também é possível prepará-la em casa.

Benefícios da ameixa seca
Embora a ameixa seca seja amplamente conhecida como estimulante intestinal, seus benefícios não se limitam a isso. A fruta desidratada também auxilia no tratamento de alguns tipos de anemia, já que uma de suas substâncias ajuda na absorção do ferro, nutriente imprescindível para o perfeito funcionamento do organismo.

A ameixa seca também reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprimi a taxa de reabsorção óssea, é rica em vitamica C, vitamina B2, vitamina A na forma de beta-caroteno, potássio e possui mais fibras que qualquer outra fruta, legume ou hortaliça.

O fruto desidratado também é riquíssimo em substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce de todas as células no organismo. Segundo pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, em uma lista de 1000 alimentos antioxidante, a ameixa ocupa a 21° posição. Além disso, a ameixa seca também diminui o colesterol ruim e reduz os níveis de açúcar no sangue.

Para aqueles que querem emagrecer ou manter uma alimentação saudável, comer a fruta nos intervalos das refeições ou como sobremesa quando há necessidade de ingerir açúcar é uma ótima e saudável alternativa.

Por ser vendida em embalagens pequenas e ter prazo de validade relativamente grande, é possível carregar na bolsa, no carro e até deixar na gaveta do escritório. É uma opção nutritiva e prática para quando o organismo pedir um doce ou der fome inesperadamente.

Contra indicações
Embora cheia de nutrientes essenciais, o consumo de ameixa tem algumas contra indicações: além de ser calórica, contém grande quantidade de oxalatos, substancia que pode causar problemas urinários, como cáculo renal, já transforma a urina em pequenos cristais que podem entupir a uretra.

Para aproveitar de todos os benefícios da ameixa e não ter problemas, o ideal é ingerir até, no máximo, três por dia.

Como fazer ameixa seca
Fazer ameixa seca pode ser de forma natural ou artificial. Deixá-las expostas ao sol até que toda água saia é uma opção, porém, elas também podem ser preparadas em estufas, fornos e até câmaras de vapor.

Para consumi-las, uma ótima opção é preparar geleias, doces ou compotas. Para preparar uma compota, basta cozer a ameixa seca em suco de laranja. A vitamina C da laranja intensifica a absorção do ferro pelo organismo.

Outra opção para melhorar o funcionamento do intestino é colocar três ameixas em um copo de água e deixa durante toda a noite. No dia seguinte, em jejum, tomar a água e comer as frutas.

por Beatriz Helena
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário