Se quando a banana fica com a casca escurecida você joga no lixo, pare de fazer isso agora!
A banana escura é uma variedade do fruto pouco consumida no Brasil. Envolta a características que a diferenciam da banana comum, a conhecida “banana preta” ou “banana escura” acaba perdendo lugar para a famosa banana amarelinha.
Contudo, a banana escura é um item diferente, curioso e que pode trazer benefícios a saúde.
Além da banana escura, a banana amarela quando escurecida também pode trazer alguns benefícios para a corpo humano. É quando a casca da banana começa a escurecer que a fruta atinge seu maior potencial de sabor e nutrientes.
Quais os benefícios da banana escura?
A verdade é que a banana escurecida faz bem (Foto: depositphotos)
Essa dúvida também é muito recorrente, uma vez que nosso senso comum já está acostumado a associar o escurecimento a um mau estado de algum alimento.
Por exemplo, muitos frutos como maçã, mamões e melões, quando escurecem são sinais de envelhecimento e até mesmo apodrecimento. São jogados fora assim que percebemos a sua mudança de coloração e assumimos que para a banana o mesmo vale.
A verdade é que a banana escurecida faz bem. Existem estudos que apontam que consumir a banana mais madura e escurecida ajuda no desenvolvimento das células que previnem o câncer no organismo humano.
A banana escurecida e madura também ajuda na produção e desenvolvimento das células brancas do corpo, que auxiliam na imunidade. Dessa forma, além de não provocar mal algum, a banana escura irá ajudar nas defesas do corpo.
Banana escura faz mal?
Ao contrário do que se pode deduzir, a banana escurecida não faz mal. Por ser fonte de potássio e magnésio, as bananas maduras e escurecidas são ótimas escolhas para quem tem dificuldades para dormir. Com o seu sabor e nutrientes no máximo, os efeitos relaxantes nos músculos podem facilitar e melhorar as noites de sono.
Também são excelentes para quem quer começar ou começou uma dieta recentemente. Além de darem uma boa sensação de saciedade, bananas são frutas consideradas gostosas para o consumo, então podem ser boas opções para lanches e sobremesas.
Qual a diferença entre a banana comum e a “banana preta” ou “escura”?
Antes de tudo é preciso saber que existe um tipo de banana conhecida por ser escura naturalmente: a banana preta. Diferente de uma banana comum escurecida, esse tipo da fruta já nasce e se desenvolve escuro. Ela também é chamada de “banana escura” ou mesmo “banana de São Tomé”.
No geral, as diferenças entre a banana amarela e a preta são poucas. Ambas são ricas em potássio e magnésio e são frutas de fácil aceitação entre crianças e adultos. A grande diferença mesmo é a cor da sua casca e do seu interior.
A casca da banana de São Tomé é escura e alaranjada (Foto: Reprodução | Chapéu de Praia)
Enquanto o interior da banana comum costuma ser branco, o interior da banana escura faz jus ao seu nome. Além da sua casca ter uma tonalidade escura e alaranjada, seu interior costuma ser puxado para o marrom.
A principal característica que afasta a banana preta do cardápio brasileiro é justamente a sua cor. O escurecimento da banana geralmente é associado ao seu envelhecimento, a perda de nutrientes e consistência, mas esse não é quando falamos da banana preta ou escura.
A banana escura tem um aspecto que remete a banana comum envelhecida e manchada. Na dúvida, os consumidores podem nem saber que se trata de outro tipo da fruta, preferindo levar as amarelas, com aspecto mais “agradável”.
Toda banana escurecida é “banana escura” ou “preta”?
Não. E não se sinta envergonhado(a) por ter essa dúvida, pois ela é muito comum. Uma banana preta (tipo) é diferente de uma banana escurecida (estado da fruta).
Deixar que uma banana escureça não vai fazer ela mudar seu tipo. A banana preta já nasce para ser preta e deve ser consumida dessa forma.
Já a banana amarela tem sua genética constituída para ser amarela. Portanto, simplesmente deixá-la escurecer não vai mudar o tipo do fruto.
Por que uma banana comum escurece?
A banana é rica em potássio, sendo aliada dos músculos e das articulações (Foto: depositphotos)
No caso da banana preta, isso acontece porque é sua tonalidade natural. No caso da banana amarela, é possível identificar alguns fatores que fazem tanto a casca quanto o interior da fruta escurecerem.
De forma simples, a casca banana comum escurece por reações químicas. Na casca da banana existem um composto químico chamado tanino. Ele reage diretamente com as enzimas do interior da banana, o que causa escurecimento.
Por se tratar de um fruto tropical, a banana tem uma boa resistência a fatores externos, então não devemos pensá-la de forma tão frágil como costumamos.
Na realidade, a banana atinge seu maior potencial de sabor e nutrientes justamente quando sua casca começa a escurecer. Segundo os produtores de banana, se o interior da fruta não está escuro e se liquefazendo, dá para comer a fruta da forma mais doce.
Por isso, é importante saber que a casca da banana e o seu interior são coisas diferentes. Mesmo machucado ou amassado em alguns locais, o interior da banana pode estar bom e mesmo melhor que uma banana nova e intacta.
fonte
por Leonardo Vieira
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário