A parte da fruta usada para compor a bebida é a casca
A romã é uma fruta que possui inúmeros poderes quando se trata da medicina alternativa. Através do preparo do seu chá, problemas relacionados a infecções na garganta e gripe podem ser solucionados.
O nome científico da romã é Punica granataum. A romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria, mas pode ser encontrada com facilidade em todo o Brasil devido a sua adaptação aos mais variados climas.
A fruta possui a casca dura e as sementes avermelhadas. Internamente, ela possui pequenas sementes de aspecto gelatinoso, onde estão contidas a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais.
“Essa fruta arredondada, embora seja pouco consumida pelos brasileiros possui uma série de benefícios à saúde de quem a ingere de maneira constante”, afirma o médico Patrick Rocha em seu site.
Como preparar o chá de romã
As cascas são as partes da fruta usadas para fazer o chá (Foto: depositphotos)
É justamente a partir do preparo do chá de romã que muitas pessoas conseguem incluir a fruta nos seus tratamentos de saúde. Apesar de ter o preparo bem fácil, muita gente ainda guarda algumas dúvidas no processo.
Para que todas essas dúvidas sejam sanadas, acompanhe o passo a passo para o preparo do chá.
Logo em seguida, você terá a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre as propriedades que a ingestão do chá da romã pode trazer para a saúde.
Ingredientes
200 ml de água filtrada;
6 gramas de casca de romã.
Modo de preparo
Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a quantidade de água indicada na receita para ferver. Assim que ela demonstrar os primeiros sinais de ebulição, acrescente a casca da romã e deixe ferver por três minutos.
Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Lembre-se de conservar a panela tampada. Antes de usar o chá, seja para beber ou fazer gargarejo, retire a casca da romã e espere esfriar.
O nome científico da romã é Punica granataum (Foto: depositphotos)
A lista de benefícios agregados a utilização do chá da romã é vasta, por isso é bom ficar de olho em toda ela.
Uma dica que deve ser seguida por todos é recorrer a orientação médica antes de incluir a romã em qualquer que seja o tratamento.
Para início de conversa, é importante que você saiba que a romã é uma fruta rica em sais minerais, proteínas, ácido fólico e vitaminas C e K. Além do mais, ela possui ação antioxidante, antisséptica, anticancerígena e anti-inflamatória.
Ação anti-inflamatória
Uma das propriedades mais conhecidas do chá de romã é a anti-inflamatória. Dessa forma ela pode proteger o organismo humano contra inflamações crônicas, incluindo câncer, diabetes tipo 2, mal de Alzheimer, obesidade e doenças do coração.
“Pesquisadores da Case Western Reserve University – em Clevelan demonstraram que o extrato da fruta age diretamente no combate a uma série de inflamações agudas e crônicas em diferentes tecidos e localidades do organismo”, enfatiza Patrick Rocha.
Alivia inflamações na garganta
O chá da romã é usado com o propósito de proteger a garganta contra as inflamações que por ventura venham a surgir devido a ação dos bactérias ou vírus. Devido as propriedades antisséptica essa parte do corpo também ganha mais proteção.
Regula a pressão arterial
A romã possui a propriedade de regular a pressão sanguínea. “A composição mineral da romã faz da fruta um excelente alimento no combate da hipertensão arterial. As altas doses de magnésio e demais vitaminas são de suma importância no controle da pressão arterial”, diz o médico.
Prevenção contra o câncer de mama e próstata
Esse ingrediente também é indicados no tratamento dos problemas renais e como forma de prevenir alguns tipos de câncer, sobretudo os que atingem as mamas e a próstata.
“Os compostos antioxidantes presentes nas sementes e cascas da fruta possuem poderosa ação antioxidante que conferem proteção a alguns tipos de cânceres, principalmente os cancros que mais atingem homens e mulheres”, elucida o médico.
Problemas digestivos
Quanto aos problemas relacionados ao sistema digestivo, tais como diarreia e disenteria, o chá de romã ajuda a solucionar. “O seu efeito em doenças intestinais se deve aos taninos, substância que confere o sabor amargo da casca da fruta”, acrescenta o médico.
Colesterol
A romã protege a mucosa gástrica, acelera o processo de cicatrização, reduz a secreção mucosa e ajuda a manter bons níveis do colesterol. Nesse último caso, o chá da romã reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
Previne a fibromialgia
O chá de romã possui o poder de diminuir a inflamação celular. Isso faz com que ele seja muito eficiente no combate a doenças como a fibromialgia. Essa doença é caracterizada pela sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e demais tecidos moles.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário