Estudos mostram que a soja pode interferir na fertilidade masculina
Fonte:Emagrecendo.com
Segundo um estudo realizado pelo Hospital Royal Victoria, em Belfast, na Irlanda do Norte o consumo excessivo de soja pode causar infertilidade masculina, afetando a qualidade dos espermatozóides, uma vez que a soja é rica em estrogênio, hormônio feminino.Sheena Lewis, diretora de medicina reprodutiva da Queen's University, em Belfast explicou que as pessoas não percebem que a soja está presente na maioria dos alimentos consumidos no dia-a-dia. Para ela, uma das maneiras de evitar a ingestão de estrogênio é comer produtos frescos ou preparados em casa, pois numa dieta de fast food, não há como saber quais os ingredientes compõem a refeição. E, alertou ainda, que se um homem já tem problemas de fertilidade, é melhor evitar o grão.
Além disso, o pesquisador Jorge Chavarro, do departamento de Nutrição na Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos). Concluiu, em um estudo, que a relação entre soja e a diminuição da concentração de esperma era maior nos homens com excesso de peso e nos obesos, já que estes produzem mais estrogênio que os homens mais magros, e a soja poderia aumentar ainda mais esses níveis de estrogênio.
Além da soja, lista de alimentos que devem ser notados inclui tofu, embutidos de soja, hambúrgueres de soja, leite de soja, queijo, iogurte e sorvetes.
Ter uma alimentação equilibrada ainda é o segredo da boa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário