17/12/09 - 07h00
Esses vegetais apresentam flores e frutos.
Conheça melhor as suas estruturas.
Conheça melhor as suas estruturas.
"O grupo das angiospermas é mais recente e mais diversificado, porque existem algumas novidades evolutivas, algumas apomorfias que conferem grande vantagem em relação ao sucesso reprodutivo", afirma.
Uma das grandes adaptações é a presença de uma flor, que serve para atrair diversos organismos polinizadores, o que aumenta muito a capacidade reprodutiva dos vegetais. A outra adaptação é a presença de fruto, que serve também para auxiliar na dispersão de suas sementes.
"Sabemos que nos ciclos haplodiplobiontes, a partir de pteridófitas, a fase predominante é o esporófito. A produção de esporos em angiospermas vai acontecer na flor, em uma região masculina, que irá produzir um esporo masculino. Na região feminina da flor, será produzido um esporo feminino", explica.
Segundo o professor, a região masculina, chamada de androceu, produzirá o grão de pólen. A região feminina, chamada de gineceu, produzirá os óvulos, que conterão estruturas que formarão um gametófito."
O professor de biologia mostra ainda as diferentes partes que compõem cada uma das regiões. Ele explica também como se dá a dupla fecundação (assista ao vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário