É difícil encontrar alguém que não esteja estressado hoje em dia. É o preço que pagamos por levarmos uma vida tão agitada numa grande metrópole. Infelizmente é o nosso corpo que sofre com todas estas “agressões”.
O estresse causa uma liberação maior de toxinas em nosso organismo, consome várias vitaminas e minerais, afeta a nossa digestão e o nosso metabolismo (nos tornando mais propensos a ganhar peso), além de ficarmos mais irritados, menos pacientes e mais cansados.
A alimentação pode ser uma arma muito poderosa contra os sintomas do estresse. A seguir uma lista de alimentos “desestressantes” que podem melhorar seu astral e sua qualidade de vida no dia a dia:
Salsão: Possui nutrientes que combatem substâncias liberados no estresse que causam vasoconstrição (compressão dos vasos sanguíneos que pode ocasionar a alta da pressão arterial), além de possuir efeitos calmantes. Acrescente um talo de salsão picadinho em sua salada na hora do jantar, com certeza você vai sentir uma melhora a qualidade do sono.
Amêndoas: Possuem magnésio em sua composição, a deficiência deste mineral aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a insônia. Leve com você um punhadinho de amêndoas para comer nos lanches entre as refeições.
Aspargo e Abacate: Ajudam na formação da enzima antioxidante glutationa peroxidase, fortalecendo e mantendo o fígado sadio. Este órgão tem uma relação direta com o nosso estado de humor.
Chás: Mais especificamente os chás de camomila e folhas de maracujá, que possuem efeito calmante.
Caso o seu problema maior seja a irritação e o mau humor, saiba que alguns alimentos contribuem diretamente para a formação da serotonina, hormônio do humor:
• Arroz Integral
• Algas - que além de facilitar a excreção das toxinas, é rica em aminoácidos
• Repolho - rico em antioxidantes, vitamina A, C, E e Beta Caroteno. Ajuda ainda a combater os radicais livres gerados no estresse, evitando o envelhecimento precoce.
EMEX
Nenhum comentário:
Postar um comentário