Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Conheça os benefícios de algumas ervas para a saúde e como utilizá-las na dieta

A pizza não é a mesma sem o orégano. Algumas folhinhas de hortelã deixam a água mais saborosa. O alecrim dá um toque especial às carnes. Mas eles são mais do que simples temperos. Acrescentam virtudes por onde passam. Muito melhor se forem consumidos frescos. A prática versão em saquinhos do supermercado é até saborosa, mas os princípios ativos são menos concentrados. Conheça agora os benefícios que algumas ervas trazem à saúde e qual a melhor forma de utilizá-las na sua dieta.

Alecrim

Benefícios
“É antioxidante, protege o fígado, ajuda a reduzir os gases, tem efeito antidiarreico, anti-inflamatório e diminui a produção de ácido úrico”, diz o infectologista especializado em fitoterapia Alexandre Botsaris, autor do livro Medicina Ecológica (Nova Era). Tem efeito adstringente sobre a pele.

O que dizem as pesquisas
O óleo pode aumentar a performance cerebral. Pesquisa da Northumbria University (GB) concluiu que indivíduos expostos ao seu aroma tiveram maiores níveis de 1,8-cineol, a substância com efeitos fitoterápicos e ainda se saíram bem em testes de precisão e no humor.

Como usar
Para conseguir os efeitos terapêuticos é preciso consumi-lo na forma de chá — 3 a 4 g para o preparo — ou pó — um grama diluído, duas vezes por semana. No caso da melhora na performance cerebral, o responsável pelo efeito é o óleo, que deve ser aquecido em um difusor. Para obter o efeito adstringente sobre a pele, reduzindo a oleosidade, basta aplicar o chá com um chumaço de algodão, duas vezes ao dia.

Orégano

Benefícios
É expectorante, estimula a digestão e diminui a produção de gases. “Pode ser usado para tratar cólicas, tosse e digestão lenta”, diz Botsaris. É protetor do nervo óptico.

O que dizem as pesquisas
Um estudo da Universidade de Long Island (EUA), indica que uma das substâncias presentes no orégano — o carvacrol — induz à morte das células cancerosas. Pesquisa da Universidade de Bonn (DE) descobriu que ele é anti-inflamatório.

Como usar
Há duas formas: uma delas é, mais uma vez, fazer um chá com 5 g de orégano — 1 colher (sobremesa) — e tomar uma xícara (chá) ao menos uma vez por dia. Outro jeito de consumi-lo é aromatizar o azeite, adicionando uma colher (chá) cheia no cardápio diário.

Tomilho

Benefícios
É expectorante, antigripal, antibacteriano, anti-inflamatório e antitérmico.

O que dizem as pesquisas
O uso tópico do tomilho pode ajudar a reduzir a acne segundo um estudo realizado pela Leeds Metropolitan University (GB). Os cientistas fizeram um preparado com tomilho e colocaram sobre a pele de pessoas com acne. Constataram que, depois de cinco minutos, o número de bactérias causadoras do mal era bem menor.

Como usar
Prepare um chá com 5 a 10 g da erva — 1 colher (sobremesa) e tome várias vezes por dia. Ou consuma o pó, 1 a 3 g — 1 colher (chá), diluído em água. Assim como o orégano, pode também ser usado para aromatizar o azeite. Nesse caso, a medida é de uma colher (sopa) cheia de azeite por dia.

Hortelã

Benefícios
O benefício mais visível — ou melhor, mais olfativo — é a melhora no hálito. Mas o mais importante é o que ele faz dentro do organismo. “A planta tem muitos empregos”, garante o médico Botsaris.

“É expectorante e broncodilatador, podendo ser usado em casos de bronquite.
Também aumenta o fluxo da bile, auxiliando na digestão de gorduras ou na prevenção de cálculos biliares”, enumera ele.

E tem mais: é um excelente anti-inflamatório para o tubo digestivo, eficiente na síndrome do cólon irritável, e tem potencial antiparasitário combatendo ameba e giárdia. Finalmente, é um santo remédio para as mulheres na menopausa. “Ele tem a propriedade de reduzir os calores típicos dessa fase”, garante o fitoterapeuta André Resende, autor do livro O poder das ervas (Ed. Ibrasa).

O que dizem as pesquisas
Que se trata de uma planta com excelente potencial analgésico. Testes realizados por uma pesquisadora brasileira, Graciela Rocha, na Universidade de Newcastle (EUA), mostrou que tomar o chá das folhas tem um efeito semelhante a ingerir uma aspirina. O óleo de menta parece funcionar da mesma forma quando aplicado sobre a pele, segundo um estudo realizado em 2006 pela Universidade de Edinburgo, na Escócia (GB).

Como usar
A melhor formulação é o chá, tomado em três xícaras grandes por dia durante pelo menos um mês para garantir os efeitos broncodilatador, digestivo, analgésico e também no período da menopausa. Para se obter um efeito tópico, use o óleo de hortelã sobre a pele.

Atenção: Essas ervas trazem muitos benefícios á saúde, porém, podem causar reações adversas como tonturas, dor de cabeça, entre outras. Portanto para consumi-las com total segurança á sua saúde consulte um médico e um nutricionista.

fonte: Revista Viva Saúde
imagem:www.tuasaude.com
http://www.guiadanutricao.com/2013/04/beneficios-ervas-saude-dieta.html?
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário