Conheça os mitos e verdades sobre a berinjela e inclua o vegetal em seu cardápio para garantir mais saúde e boa forma.
Mitos e verdades sobre a berinjela
1- Seu suco é capaz de reduzir o colesterol
Verdadeiro. O suco extraído é capaz de diminuir a absorção do colesterol total no intestino, quando algum produto de origem animal for ingerido durante as refeições. Entretanto, com relação à Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), conhecida como colesterol ruim, o suco não oferece o mesmo efeito. Vale lembrar que o LDL é apenas uma espécie de “carregador” do colesterol, que, quando em excesso, se deposita nas artérias e causa vários problemas circulatórios.
2- Sua farinha provoca a redução de peso
Falso. A farinha é obtida pela desidratação da berinjela, garantindo assim a concentração de todos os nutrientes e minerais. A berinjela desidratada em pó cria uma sensação de saciedade, o que favorece a menor ingestão de alimentos. No entanto, quem quer emagrecer com saúde não pode ter uma dieta à base de farinha de berinjela e de qualquer outra (tendo em vista que não existe um alimento milagroso). Quem faz alguma dieta se beneficiando de apenas um alimento está cometendo um grande erro e pode causar danos à sua saúde. Uma dieta saudável se faz com variedade de alimentos e, de preferência, com o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo.
3- Não pode ser consumida crua
Verdadeiro. A berinjela crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento. Caso decida por assar a berinjela, ocorrerá a desidratação parcial do vegetal, o que não acrescentará calorias à sua dieta, já que 100 g representam 20 kcal. No caso da fritura, em que o óleo é incorporado nesse legume, ocorre uma adição significativa de calorias: 100 g do alimento fornecerá 220 kcal.
4- Deve ser deixada de molho antes do preparo
Verdadeiro. Quando entra em contato com o ar, a berinjela escurece rapidamente. Para evitar esse processo, recomenda-se utilizar faca inoxidável para cortá-la e deixá-la de molho em água e vinagre enquanto não for preparada. Também é necessário ficar atento ao escolher a berinjela; opte sempre pelas mais escuras, firmes e brilhantes.
5- Pessoas com gastrite não devem consumi-la frita
Verdadeiro. Quem tem gastrite deve sempre evitar frituras e preparações muito temperadas, pois nessas condições o estômago sofre muitas irritações, agravando assim os sintomas e dificultando o tratamento da doença. O que acontece é que muitas das receitas feitas com berinjela utilizam fritura no preparo, em razão disso é bom evitar.
6-Traz benefícios para quem tem reumatismo
Falso. Existem relatos que associam a berinjela ao tratamento de reumatismo e gota. Acredita-se que ela ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo, que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e gera dores nas articulações. Embora muitos admitam esse benefício, não há estudos que comprovem sua indicação para essa finalidade.
Agora que já conhecemos melhor a berinjela vamos consumi-la de forma saudável e com moderação. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.
Revista Viva Saúde
fonte:http://www.guiadanutricao.com/2013/05/mitos-verdades-berinjela-dieta.html
Por Márcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário