Cava-cava (kawa-kawa): planta Medicinal ansiolítica e calmante, utilizada em casos de ansiedade ou estresse, que pode ser encontrada sob forma de medicamento pronto para o uso (comprimidos, cápsulas).
Nomes em português: Cava-cava, kava-kava ou kava kava, kawa-kawa, kava, cavacava
Nome binomial: Piper methysticum G. Forst
Nom inglês: kava kava
Nome francês: Kawa-kawa
Nome alemão: Kawa, kawa-kawa
Nome italiano: kawa
Família
Piperáceas
Constituintes
Kavapironas, flavonóides, kavalactones.
Partes utilizadas
Rizoma
Efeitos da Cava-cava
Ansiolítico, espasmolítico, calmante, anticonvulsivante, tranqüilizante, analgésico.
Indicações da Cava-cava
Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizado), estresse, distúrbios do sono, artrite, o desejo sexual feminino (o desejo aumenta por um efeito indireto, devido ao efeito ansiolítico da kava, de acordo com um estudo australiano publicado em 2013). Ler: Kava kava, eficaz contra a ansiedade
Efeitos secundários
Diversos efeitos secundários possíveis (diarréia, anorexia,...). Na compra de um medicamento, leia a bula e peça conselhos a um especialista.
Contra-indicações
Gravidez, aleitamento, depressão, doenças no figado (hepatite, cirrose...). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.
Interações
Álcool, diferentes medicamentos que agem sobre o sistema nervoso (barbitúrico). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.
Preparações
- Comprimidos de cava-cava
- Cápsulas de cava-cava
Onde cresce a cava-cava?
A cava-cava cresce nas ilhas no Pacífico.
Observações
- Planta muito utilizada e consumida na forma de um « leite » extraído do seu rizoma, em inúmeras ilhas do Pacífico, como a Vanatu. A cava-cava contribui bastante com a economia e com a vida social dessas ilhas do Pacífico.
- Um estudo australiano, da Universidade de Melbourne publicado em 2013, demonstrou a eficácia da kava-kava versus placebo. Os pesquisadores acreditam que esta é uma terapia eficaz para tratar a ansiedade crônica. No entanto, os cientistas australianos advertem que a kava-kava não é eficaz em todos os indivíduos, cada pessoa pode reagir de forma diferente a esta planta. Leia também: Kava kava, eficaz contra a ansiedade
fonte:http://www.criasaude.com.br/N2462/fitoterapia/cava-cava.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário