O cardamomo é uma planta asiática, cujo nome científico é Elettaria cardamomum.
Ele é usado em países da Ásia há milhares de anos e foi trazido da Índia para a Europa pelos vikings. Seu parentesco mais próximo é com o gengibre, o que explica o sabor forte e levemente picante. Por isso, os egípcios costumavam mascar as sementes do cardamomo como forma de limpar os dentes e melhorar o hálito.
Hoje em dia, o cardamomo é muito usado nos países asiáticos e também no ocidente como condimento. Um dos usos mais conhecidos é no café, porque acredita-se que o seu potencial afrodisíaco equilibra o efeito de queda na libido proporcionado pela cafeína. A semente também é utilizada no preparo do famoso chai indiano.
Pesquisas atuais apontam para os benefícios trazidos pelo cardamomo. Além de contar com várias substâncias positivas para o organismo, ele também tem propriedades tidas como medicinais. Por isso, vale a pena incluir o condimento na alimentação, mesmo que em pequenas quantidades.Ele pode ser usado nas massas de pães, bolos e carnes, bem como no preparo do chá e do café.
Cardamomo
Propriedades:
Popularmente, o cardamomo é conhecido por ter propriedades
antissépticas
digestivas
diuréticas
expectorantes
laxantes
Por isso, ele pode ser usado no tratamento de problemas de digestão, como a dispepsia e gastrite, além de aliviar dores de estômago, náuseas e vômitos. Devido à ação expectorante, o cardamomo é indicado para combater os problemas respiratórios, incluindo a tosse e a bronquite.
Cuidados
O consumo excessivo do cardamomo pode trazer efeitos colaterais, como enjoos e vômito. O ideal, portanto, é ingerir a semente com moderação e, se for observado qualquer tipo de reação estranha, procurar um especialista.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/cardamomo-propriedades-medicinais/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário