A Grindelia robusta, conhecida popularmente apenas como grindélia, é uma planta semelhante ao girassol, pertencente à família das Asteraceae.
Ela é nativa dos países americanos e também pode ser chamada de girassol silvestre ou mal-me-quer-do-campo. Suas flores, como você pode ver na imagem, são amarelas e bem chamativas.
Os índios do México e da região da Califórnia utilizam a grindélia há muito tempo para fins medicinais. Segundo consta, ela pode auxiliar no tratamento de doenças respiratórias e alérgicas, além de ser usadas topicamente sobre queimaduras. O chá que ensinamos a seguir é indicado para problemas respiratórios e também pode ser usado como anti-inflamatório sobre a pele.
Você vai precisar de:
2 colheres (sopa) de grindélia
1 litro de água
Modo de Preparo:
Para fazer o chá, é necessário colocar a água e grindélia em um recipiente que possa ir ao fogo (preferencialmente de vidro ou esmaltado). Assim que começar a ferver, desligue e tampe. O chá deve descansar por cerca de 10 minutos antes de ser coado e consumido.
Posologia
Os benefícios do chá podem ser obtidos com 2 ou 3 xícaras (chá) da receita por dia. Ele pode ser tomado morno ou frio, conforme o paladar de cada um. Para que todas as suas propriedades sejam preservadas, é importante não adoçar o chá e preparar uma nova receita diariamente.
Precauções
As crianças com menos de 6 anos não devem consumir o chá de grindélia, salvo com a indicação específica de um médico. Para grávidas e lactantes, não são relatadas contraindicações, mas é importante conversar com o seu ginecologistas para saber dos possíveis efeitos da erva sobre a gestação. Em excesso, o chá pode causar intoxicação, assim como acontece com outras ervas. Por isso, é fundamental seguir as recomendações acima em relação ao preparo e à posologia. Em algumas pessoas, o remédio natural pode causar irritação gástrica, diarreia e outros efeitos negativos. Se isso acontecer, suspenda o uso e procure um médico.
fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário