O anis estrelado tem origem asiática, onde é bastante usado no preparo de pratos doces e salgados. O sabor marcante e aroma característico fazem com que o anis seja uma das principais especiarias do Oriente, bastante apreciado na culinária. A partir das sementes em formato de estrela também são feitas bebidas licorosas de gosto adocicado.
Os cientistas se interessam bastante pelas substâncias contidas no anis estrelado. Ele é hoje usado para extrair os principais ativos de um importante antiviral, o Tamiflu, usado para tratar a gripe aviária e a gripe H1N1 (conhecida como nova gripe).
Os usos medicinais do anis são conhecidos há vários séculos, inclusive no tratamento de doenças respiratórias. Acredita-se que a planta tenha um alto potencial expectorante, ajudando no tratamento da gripe, dos resfriados, da tosse e da bronquite.
Outro uso importante do anis é no combate aos problemas digestivos. O chá feito com o anis estrela pode aliviar os gases, a gastrite e as cólicas intestinais.
Quem quer perder peso pode aproveitar o efeito termogênico do anis estrelado. Assim como a canela, o gravo e o gengibre, a especiaria acelera o metabolismo, tornando o gasto calórico maior. Dessa forma, o organismo queima mais gorduras. Ele pode ser usado tanto no preparo de pratos quanto no chá.
Se você quer aproveitar todos esses benefícios, vale a pena aprender a receita do chá. Ele deve ser feito com o anis estrelado seco e levemente triturado. Evite o exagero na quantidade para que a bebida não fique muito amarga. Seguindo a receita à risca o chá ficará gostoso e manterá todas as suas propriedades.
Você vai precisar de
1 colher (chá) de anis estrelado
1 litro de água
Modo de Preparo
Junte a água e o anis em uma panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansando abafado por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e reserva para tomar durante o dia.
Posologia
Beber de 2 a 3 xícaras do chá diariamente. Para os casos de doenças respiratórias, o chá pode ser adoçado com um pouco de mel puro.
Precauções
O consumo excessivo do anis estrelado pode causar reações como náusea, vômito e agitação, sobretudo em crianças e idosos. Por isso, é fundamental seguir as recomendações de uso. Caso sobre chá no fim do dia, jogue fora e sempre prepare uma nova receita diariamente para garantir todos os princípios ativos do anis.
fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário