Benefícios e propriedades da camomila e de seu chá | Imagem: Reprodução
A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas.
Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e a sua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedades sejam mantidas. Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colágeno; tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.
Benefícios e tratamentos
Se você busca tratar certos males do dia a dia de forma natural e barata, saiba que o chá da camomila pode ajudar em casos de:
má digestão,
sedativo,
protetor térmico da pele,
conjuntivite (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa do mesmo),
dores musculares,
stress,
insônia (é comum à venda de travesseiros e máscaras para dormir com essência de camomila),
diarreia,
inflamações urinárias e gripes.
Mulheres, mães e bebês
Sendo um forte relaxante muscular, a infusão dessa erva pode ser utilizada para sanar sintomas de cólicas menstruais que afetam mulheres em seus períodos férteis, causando enjôos, vômitos e dores de cabeça. O chá de camomila é um agente relaxante desses sintomas, aliviando a tensão menstrual e uterina.
As mamães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebês, também utilizado no período do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida. Sendo um calmante natural, o chá pode ser usado para controlar as emoções das crianças, em especial as hiperativas.
Uma curiosidade sobre o chá, é que este pode ser banalmente usado em cabelos, com intuito de deixá-los mais claros, atuando nos pigmentos do cabelo e deixando-o em tonalidade loura. É comum encontrar no mercado de cosméticos produtos para os cabelos, tendo a camomila como ingrediente principal.
Contra-indicação
Pessoas com rinite alérgica;
Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode aumentar a risco de hemorragia;
Mulheres gestantes.
fonte:remedio-caseiro.com
Por João Silva
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário