Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Curcuma Longa – Benefícios e Propriedades Medicinais

A cúrcuma (Curcuma Longa) ficou bem comentada nos últimos tempos após uma declaração um tanto quanto polêmica da apresentadora Bela Gil. Ela disse nas redes sociais que só usava a especiaria para escovar os dentes, despertando uma ampla discussão.
A culinarista ainda defendeu que o da cúrcuma, em sua opinião, é muito melhor que pasta de dente, já que a planta é antisséptica, antibiótica, anti-inflamatória e 100% natural. Mas afinal o que é a cúrcuma? Ela realmente faz bem?

O que é a cúrcuma?
Também conhecida com açafrão-da-terra ou açafrão tumérico, a cúrcuma é uma planta de cor amarelo-alaranjada que é responsável, inclusive pela coloração de condimentos como o curry, que é muito usado na Índia e também é base para a mostarda nos Estados Unidos. Além do seu sabor diferenciado, pesquisadores descobriram que a cúrcuma é um excelente anti-inflamatório e possui, ainda, outros diversos benefícios a saúde.

Benefício para a saúde
Pode-se dizer que os estudos relacionados à cúrcuma são ainda novos, mas todas as pesquisas apontam para diferentes propriedades medicinais. Veja:

A pigmentação amarela da cúrcuma explica o efeito antioxidante

É um anti-inflamatório poderoso, como eficácia semelhante a de medicamentos comumente usados para combater inflamações. Por isso, a especiaria é considerada como um tratamento natural para a artrite, à artrite reumatoide e demais doenças ligadas às articulações.

Tem ação antisséptica e antibacteriana, sendo muito utilizada limpeza de queimaduras, cortes e outros ferimentos. Ela também atua na cicatrização e contribui para a modelação da pele lesionada. 

Seu uso ainda é indica para tratar a psoríase e outras doenças inflamatórias que acometem a pele.
Tem diversas ações ligadas ao câncer, como prevenção de câncer de próstata, diminui o risco do câncer de mama se espalhar e de metástase em geral, e pode prevenir o risco de leucemia infantil.

Tem propriedades relacionadas à proteção do fígado, atuando como um desintoxicante natural.

Pode prevenir e retardar a progressão de doenças degenerativas e, ainda sem cura, como a mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Por ser termogênica, a cúrcuma também contribui para o metabolismo das gorduras e consequente redução de peso.

É bastante usada pela medicina chinesa como remédio natural para tratar a depressão.

Como Usar?
Não existem estudos sobre dosagens excessivas da cúrcuma, nem sobre as quantidades recomendadas. O ideal, nesse caso, é o bom senso. A especiaria pode ser tomada em pó ou cápsulas, que você encontra na grande maioria das lojas de produtos naturais. Em pó, além de você encontrar na grande maioria de feiras e lojas de artigos naturais, o mais interessante do uso em pó, é que pode encontrar novas maneiras de usá-lo em diversas receitas. A cúrcuma da uma rica tonalidade amarela e um sabor picante a peixes, por exemplo.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/curcuma-longa-beneficios-e-propriedades-medicinais
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário