Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vinagreira (Hibiscus sabdariffa L)

A Vinagreira, Hibiscus sabdariffa L, possui na sua constituição oxalato de potássio, carboidratos e ácido oxálico, ascórbico, ácido cítrico, ácido hibísco, ácido málico, ácido oxálico, ácido tartárico, oxalatos, taninos, delfinidinas, flavonóides, oxalato de potássio, mucilagem e vitamina C.

Vinagreira (Hibiscus sabdariffa L)

A Vinagreira é uma planta medicinal da família das Malvaceae, e é, também conhecida por azeda, azedinha, erva vinagreira. agrião-de-guiné, caruru-da-guiné, groselha-flor-roxa, groselheira, graxa-de-estudante, hibisco, hibiscus, pampola, pampulha, papoula, quiabo-roxo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, rosela, Rosa da Jamaica e roselle.

IndicaçõesPara que serve, Propriedades e Benefícios
O seu uso está indicado como estimulante do apetite e como elemento depurativo para o sangue, podendo também ser utilizada para o combate a problemas nas vias urinárias, espasmos e cólicas uterinas, febres, ativar a excreção da urina, infecções da pele, hemorroidas, varizes, má digestão e hipertensão.
As suas propriedades medicinais passam por ser uma vasodilatadora periférica, antiescorbútica, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, laxante suave, digestiva, diurética, antiespasmódica e emoliente.

Origem da planta
Não é, no entanto, clara a origem da planta, uns dizem ser proveniente de África outros que é proveniente da Ásia, sendo que a África é, ao momento, o maior produtor da planta o que se explica por possuir um clima quente e tropical ideal à sua reprodução. A Vinagreira é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, é perene ou bianual e semilenhosa. O seu caule apresenta tonalidades encarnadas e é pouco ramificado.

É arroxeada a coloração das folhas que têm características simples, alternas sendo as folhas superiores densas e de pecíolo longo e as inferiores ovadas e internas. As folhas são ácidas e suculentas ao paladar sendo também ligeiramente astringentes.

A cor das flores da Vinagreira variam entre a tonalidade rosa e púrpura, com o pedúnculo encarnado, as flores são axilares e solitárias.

O fruto da Vinagreira tem a forma de uma cápsula oval , revestida de pelos picantes e finos e contem, no seu interior, uma enorme quantidade de sementes. O fruto é formado através da colora e do cálice.
São as flores, as folhas e as raízes da Vinagreira que depois de secas, preferencialmente ao sol, são utilizadas para fins medicinais. Podem ser usadas em geléias, sumos, saladas e poderão ser preparadas tisanas.


Contra Indicações

A ingestão da planta deverá ser evitada por indivíduos com tendência à formação de pedra nos rins.

Chá de Vinagreira
A tisana normal de vinagreira é feita juntando a uma chávena de água a ferver o equivalente a um colher de chá de vinagreira. Deixe repousar a preparação durante pelo menos dez minutos findo os quais poderá proceder à sua ingestão. Correndo o risco de propiciar vômitos e diarreias não deve tomar mais de duas canecas de chá por dia.

fonte:especialista24.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário