Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 3 de junho de 2018

3 Melhores chás para depressão

O Transtorno Depressivo Maior, comumente conhecido como depressão, é um dos diagnósticos mais sérios da atualidade, sendo responsável pelo crescimento exponencial de casos de suicídio ou tentativas de suicídio em todo o mundo na última década, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A depressão é a doença que mais cresce em todo o mundo. Não é a toa que o século XXI foi batizado como o “Século da Depressão”. As cobranças sociais, a agenda lotada e a obrigação do sucesso e felicidade constantes são alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de boa parte dos diagnósticos mentais e emocionais, entre os quais a depressão está presente.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre essa doença e aprenderá quais chás naturais podem auxiliar no tratamento desse diagnóstico, nada fácil para o paciente e para seus familiares. Boa leitura!

Depressão – A doença do século XXI
A depressão é uma doença mental de cunho emocional que altera as funções cerebrais e a frequência da troca de informações entre as sinapses do cérebro, de acordo com uma série de estudos recentes.

O desenvolvimento da depressão é multifatorial. De modo geral, os pacientes com esse diagnóstico possuem uma combinação de aspectos biológicos, hereditários, psicológicos e sociais que facilitam o desenvolvimento da doença.

Entre os sintomas mais comuns da doença, estão a sensação persistente de tristeza acentuada e a ausência de interesse ou prazer, mesmo em atividades que outrora eram agradáveis. A associação desses dois sintomas costumam gerar uma série de outros problemas físicos e comportamentais, tais como:

*Alterações na rotina de sono, como insônia ou sono excessivo
*Alteração no apetite, como ausência de desejo pelos alimentos ou ingestão de alimentos excessivamente
*Redução significativa no nível de energia, ou seja, sentir-se desmotivado e sem ânimo para nada
*Dificuldades acentuadas para concentrar-se, mesmo em atividades anteriormente simples
*Redução significativa na autoestima, gerando – algumas vezes – autodepreciação e sentimentos negativos em relação a si próprio
*Sentimentos acentuados de culpa, mesmo em situações que não há motivos para tal. Esse sintoma costuma despertar, ainda, a sensação de um descontentamento geral com a vida
*Apesar dos pensamentos suicidas serem um claro – e conhecido – sintoma de depressão, a ausência desse não significa que a doença não esteja presente. Os pensamentos sobre a morte e/ou suicídio apenas se fazem presentes nos casos mais severos de depressão e após a doença estar fortalecida, ocupando espaço significativo na vida do paciente

A depressão é uma doença séria que necessita de acompanhamento psicoterápico com um psicólogo qualificado e acompanhamento medicamentoso, com um médico psiquiatra.

Estudos recentes vêm demonstrando, cada vez mais, a importância de algumas medidas naturais para o tratamento complementar da depressão. Veja, a seguir, os três chás mais indicados para complementar o cuidado com pacientes depressivos e, consequentemente, auxiliar no processo de tratamento.

Chá de erva de São João para tratar a depressão

A erva de São João é uma das plantas mais interessantes quando trata-se de cuidados naturais com transtornos mentais e emocionais, como o caso da depressão.

Alguns estudiosos afirmam que a erva de São João possui propriedades capazes de auxiliar significativamente no tratamento de casos de depressão leves e moderados. Pacientes com quadros severos da doença também podem se beneficiar com a erva de São João, apesar das vantagens apresentarem-se em menor medida.

Estudos produzidos nos últimos 5 anos demonstram que a erva de São João é mais eficaz que placebo e tão eficaz quanto alguns medicamentos antidepressivos para tratamentos de curto prazo. Não é a toa que esse chá está na nossa lista, não é mesmo?

Além da depressão, o chá de erva de São João também é indicado para:

*Espasmos musculares, como cãibras
*Mal humor
*Sintomas de menopausa
*Dores de cabeça e enxaqueca
*Hepatite C
*HIV/Aids

Chá de alecrim para tratar depressão

O chá de alecrim possui uma infinidade de benefícios para a saúde, que vão muito além das vantagens associadas aos transtornos emocionais. Veja os principais casos em que o consumo do chá de alecrim é altamente indicado:

*Anemia
*Menstruação insuficiente
*Problemas de irrigação sanguínea
*Diabetes
*Tratamento de problemas associados ao sistema nervoso
*O chá de alecrim auxilia no (re)equilíbrio da temperatura do sangue e, consequentemente, atua em todo o corpo humano.

As alterações cerebrais e fisiológicas advindas da depressão causam problemas que vão muito para além dos aspectos psíquicos e emocionais de seus pacientes. Infelizmente, muitos estudos recentes demonstram que todo o corpo de pacientes com depressão sofrem com essa doença, e não apenas suas emoções e pensamentos. Por esse motivo, o chá de alecrim é altamente indicado para aqueles que sofrem com essa doença, uma vez que o equilíbrio fornecido pela erva poderá reduzir vários dos sintomas fisiológicos da depressão.

Chá de erva-cidreira para tratar a depressão

Assim como nos casos anteriores, a erva-cidreira possui uma infinidade de benefícios para o organismo humano. Por esse motivo, seu chá pode ser consumido para diversos problemas, tais como:

*Cólicas, inclusive as menstruais
*Estresse
*Problemas na rotina de sono, como insônia
*Nervosismo e ansiedade
*Sintomas de depressão

A erva-cidreira possui óleos essenciais que combatem a ansiedade, gerando uma leve sensação de calma entre aqueles que o consomem. Sua função calmante é conhecida em todo o mundo, não é a toa que este chá é indicado para aqueles que estão sofrendo com nervosismo, ansiedade e estresses.

As pressões sociais da atualidade fizeram com que esse chá fosse cada vez mais popularizado, em diversos lugares do globo.

Grande parte dos sintomas depressivos estão associados com dificuldades de controlar a ansiedade e as pressões externas. Por esse motivo, o consumo do chá de erva-cidreira pode ser um aliado importante no tratamento complementar dessa doença, cada vez mais comum.

fonte
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Um comentário:

  1. Apesar de não haver comentários, acho que o site é bem visitado, pois é um dos melhores sites que já visitei.

    ResponderExcluir