Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de junho de 2018

Chá de Limonete – Para que serve, propriedades e benefícios


Você sabe o que é limonete? Também conhecida pelos nomes de cedrina, verbena e lúcia-lima, trata-se de uma planta medicinal originária da Argentina e do Chile e que também é produzida no Marrocos.

Suas folhas são utilizadas para o preparo de um chá, e é justamente sobre suas propriedades, benefícios e serventias que falaremos mais abaixo. Vamos conhecer o chá de limonete e para que serve a bebida?

Propriedades do chá de limonete
A planta medicinal é dotada das seguintes propriedades:

*Antibacteriana;
*Anticatártica (combate a diarreia);
*Antiemética (combate o vômito)
*Antiespasmódica;
*Antimalárica;
*Anti-histérica;
*Aromática;
*Carminativa (combate a formação e favorece a expulsão de gases intestinais);
*Cardíaca;
*Descongestionante;
*Digestiva;
*Emenagoga (aumenta o fluxo menstrual, provoca menstruação);
*Estimulante;
*Excitante;
*Febrífuga (que estimula a queda da febre);
*Prolongadora do sono;
*Tônica;
*Sedativa.

Para que serve? Os benefícios do chá de limonete
Os benefícios contidos na lista a seguir são atribuídos ao chá de limonete. Confira:

Pessoas que possuem problemas para dormir podem beneficiar-se do consumo do chá de limonete, melhorando assim a qualidade de seu sono e descansando por mais tempo. Isso porque, como acabamos de aprender, a planta medicinal que dá origem à bebida age como uma prolongadora do sono e possui propriedades digestivas;

Proteção contra danos musculares: uma pesquisa divulgada no ano de 2011 na publicação European Journal of Applied Physiology (Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada, tradução livre) identificou em um experimento com duração de 21 dias que os participantes que malharam durante 90 minutos e incluíram o extrato de limonete em suas dietas experimentaram uma diminuição em suas taxas gerais de danos musculares;

Ação antioxidante: tal propriedade foi apontada em um estudo também divulgado no ano de 2011, desta vez no Journal of Alternative and Complementary Medicine (Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, tradução livre). O objetivo da pesquisa era avaliar os efeitos da planta medicinal em relação à saúde das articulações;

O limonete ainda está associado à redução de dores na articulação e à aceleração da recuperação de lesões relacionadas às articulações;

Estímulo ao sistema imunológico: uma pesquisa publicada em uma edição do ano de 2012 do Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports (Jornal Escandinavo de Medicina e Ciência do Esporte, tradução livre) concluiu que a ingestão diária de 1,8 g de limonete por parte de atletas resultou no fortalecimento dos glóbulos brancos do sangue, o que é um indicativo de que o sistema imunológico encontra-se mais saudável;

O chá de limonete proporciona um efeito relaxante que pode colaborar com o alívio do estresse do dia a dia;

Auxilia no tratamento de problemas digestivos como diarreia, gases, cólicas, inchaço e indigestão;

Ajuda em relação aos resfriados, ameniza a congestão nasal, limpa a passagem de ar e estimula a eliminação de muco e catarro;

Regulação do apetite, o que pode ter como consequência uma consumo mais saudável de nutrientes;

Na América do Sul, a planta medicinal é conhecida por auxiliar a diminuição da febre e acelerar o processo de cura de indivíduos que sofrem com processos inflamatórios;

A erva ainda colabora com o tratamento de outros problemas de saúde: hemorroidas, veias varicosas (ampliação e entortamento das veias), asma, doenças nervosas, dor de cabeça, enxaqueca, inchaço dos olhos, melancolia, taquicardia, vertigem, zumbido no ouvido e náusea.

Como fazer chá de limonete
Ingredientes:

2 colheres de chá de folhas de limonete;
1 xícara de café de água quente.

Modo de preparo:
Colocar as folhas de limonete na água quente;
Deixar abafar durante cinco minutos.

Cuidados
Mulheres gestantes não devem consumir o chá de limonete, tendo em vista que a planta possui propriedades que podem causar hemorragias e, por consequência, levar ao aborto. A erva também não é considerada segura para as mamães que se encontram em processo de amamentação de seus bebês.

É importante não exagerar na ingestão da bebida, porque o seu consumo em altas doses pode causar vômitos e irritar o aparelho digestivo. Outro motivo que merece cuidado em relação ao chá de limonete é que a erva possui efeito depressor em relação ao sistema nervoso central.

O limonete ainda pode trazer reações alérgicas moderadas e dermatite leve. Por possuir potencial de piorar a doença renal, a planta medicinal não deve ser utilizada por pessoas que sofrem com a condição.

Ao aplicar compressas de limonete na pele, recomenda-se evitar exposição ao sol, sob o risco de ter fotossensibilidade.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, recomendamos que consulte o seu médico para saber se não há chance de ocorrer algum tipo de interação entre a planta medicinal e o remédio em questão.

Além disso, se você sofrer com algum dos problemas de saúde mencionados acima, que podem ser auxiliados pelo chá de limonete, não se apoie exclusivamente em seu consumo para se tratar.

É importante ter em mente que a bebida pode ajudar, entretanto, ainda assim, você deve seguir direitinho o tratamento completo indicado por seu médico de confiança e pergunte a ele se a planta medicinal é realmente apropriada e segura para o seu caso em particular.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário