Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Para que serve o Ginseng

O Ginseng e uma raiz medicinal muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam a diminuir o estresse e o cansaço, melhorando a qualidade de vida e proporcionando a longevidade.

Essa planta é tida como sendo adaptógena, ou seja, seus constituintes são capazes de atuar em diversas situações, não somente frente a uma condição específica, possuindo, assim, vários benefícios.

Essa raiz medicinal pode ser utilizada na forma de pó, chás ou cápsulas, que pode custar entre R$26 e R$ 50,00 dependendo da região. Em alguns locais a raiz do ginseng pode ser encontrada em mercados e feiras livres, sendo vendida à kg.


Para que serve
O ginseng possui propriedades estimulantes e revitalizantes, podendo ser usado para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, depressão e arteriosclerose, além de regular a pressão sanguínea. 

O ginseng coreano ou chinês, chamado cientificamente de Panax ginseng, é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios. Já o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius, tem efeito contrário e é calmante sendo útil para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

O ginseng indiano melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo e, além disso, pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer. 

Como consumir ginseng
Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de ginseng por dia, que pode ser consumido de diversas formas:

Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária ;
Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.
O ginseng não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por um curto período de tempo, de acordo com a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Cuidados com ginseng
Apesar de todos os benefícios do ginseng ele não é aconselhado para pessoas que possuem doenças cardíacas, mulheres grávidas ou durante a amamentação. Quando acima da dose diária máxima de 8 g, o ginseng pode provocar alguns efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial. Esses sintomas, porém, podem desaparecer ao cessar o uso desta planta.

por Tatiana Zanin - Nutricionista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário