Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Chá de agarra-pinto para a saúde do fígado

Uma das principais indicações da utilização do chá de agarra-pinto está relacionada ao tratamento do fígado. Conheça as propriedades e benefícios da bebida

Agarra-pinto é conhecido como uma das ervas rasteiras mais utilizadas na medicina natural para tratar problemas no fígado.

Também popularmente conhecida pelas denominações de pega-pinto, erva tostão, beldroega-grande e bredo-de-porco, esta planta de origem nacional é indicada para tratar uma série de condições de saúde.

A parte mais utilizada do agarra-pinto é a sua raiz, que integra a receita de um chá natural que apresenta propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e diuréticas.

Propriedades e benefícios naturais do agarra-pinto
De sabor bastante amargo, a erva tostão possui ação antisséptica das vias urinárias, febrífuga, diurética, anti-inflamatória e antialbuminúrica. É constituída por amido, ácido boerhávico, boerhavina, lipídios, matéria sacarina, sais inorgânicos (nitratos), substâncias gomosas e pécticas.

Foto: reprodução/wikimedia

Uma das principais indicações da utilização do chá de agarra-pinto está relacionada ao tratamento do fígado. O chá da erva pode ser usado para tratar hepatite, congestão e outros problemas no órgão.

Devido às suas propriedades terapêuticas, o chá de erva tostão ainda pode ser útil no tratamento de uma série de doenças, incluindo as seguintes: problemas nas vias urinárias, cistite, dispepsia, edema, hemoptise, icterícia, nefrite, uretrite, beribéri, febre biliosa, picada de cobras, baço e problemas estomacais.

Além dos benefícios citados, tomar uma xícara de chá de agarra-pinto também pode ser reconfortante para as pessoas que sofrem com nervosismo, pois a bebida ajuda a acalmar.

Doenças menos conhecidas como anúria e albuminúria também podem ser tratadas com o chá de erva tostão.

Como preparar o chá de agarra-pinto?
A erva tostão já triturada pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais. Caso não encontre, você pode triturar a planta em casa mesmo usando o liquidificador.

Confira a seguir a receita do chá de agarra-pinto:

Ingredientes
3 colheres (de sopa) da erva tostão;
1 litro de água.

Modo de preparo
1) Adicione três colheres de sopa do agarra-pinto em uma panela com um litro de água;
2) Leve a mistura ao fogo e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos;
3) Após esse período, desligue o fogo e deixe o chá repousar por mais 10 minutos;
4) Aguarde até que a bebida esfrie, coe e beba. Recomenda-se que o consumo não ultrapasse cinco xícaras por dia.

Precauções
Lembre-se que as ervas contêm princípios ativos que podem causar reações adversas. Por isto, todo tratamento natural deve ser indicado e acompanhado por um especialista.

Sempre converse com o seu médico sobre a possibilidade de usar plantas medicinais. Apenas um profissional poderá analisar corretamente o seu caso, indicando as doses corretas e o melhor tratamento a ser seguido.

Sobre o autor


Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

por Débora Silva
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário