Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

GENGIBRE



Nome popular: GENGIBRE

Nome científico: Zingiber officinale Roscoe

Sinonímia popular: Gengibre-de-jamaica, gengibre-africano

Parte usada Rizoma (raiz)

Propriedades terapêuticas: Estimulante gastrintestinal, aperiente, carminativo, tônico, expectorante

Indicações terapêuticas: Combate gases intestinais, vômito, rouquidão, traumatismo, reumatismo, rinite, faringite, laringite, redução do colesterol, alergias respiratórias, diabete, asma, bronquite, amigdalite, tosse

É popularmente usado como estomáquico (digestivo), carminativo e para náuseas, vômitos (aniemético), artrite, sintomas do aparelho respiratório como rinite, faringite, laringite, tosses, irritações das cordas vocais e alergias respiratórias, na redução do colesterol, para aumentar a imunidade celular e até externamente para estimular a circulação, reduzir dores e rigidez musculares.

Também é usado como antisséptico e antiinflamatório.

É o melhor medicamento para náuseas e vômitos, principalmente pós-operatórios e os causados por viagens.

Dosagem indicada

Há cristais de gengibre com própolis, com canela, com hortelã etc, para tentar disfarçar seu picantismo. Ou em decocto, com álcool, como no quentão.

Náuseas de gestantes : na dosagem de um gramo de rizoma em pó por decocção, três vezes ao dia. Pode-se conseguir tintura - dois ou três mililitros em copo com água, duas ou três vezes ao dia. Se aparece indigestão ou azia, o seu uso deve ser diminuído. Misturá-lo com alcaçuz ou camomila pode ajudar.

Como estomáquico

Meia a uma colher de chá mais uma colher de chá de mel ou uma colher de chá de pó em uma xícara de leite, duas a três vezes ao dia.

Cefaléia

500 ml de gengibre seco ao dia.

Resfriados

Associar hortelã ou cravo da índia.

Laringite

É costume misturar gengibre ralado, mel e limão ao chá de camomila.

Estimular a circulação local, reduzir dores e rigidez muscular

Uso externo (banho de infusão, chá). Há um produto americano, em spray, para hidratar cabelos e pele, que é anunciado como tendo gengibre havaiano. Awapuhi é o nome do produto.


As náuseas incomodam muita gente.

As náuseas incomodam muita gente. Viajar, por vezes, chega a ser um grande incômodo, pois basta o veículo começar a movimenta-se para a pessoa começar a passar mal... E aquela sensação de que vai vomitar a qualquer hora, digamos não é nada agradável. O gengibre é cultivado no oriente há mais de 3000 anos para fins medicinais e culinários. Pode ser usado em condimentos, bebidas e confeitaria.

Além de seu uso mais comum como aromatizante, a raiz de gengibre tem sido usada, desde há muitos séculos, na medicina tradicional chinesa na prevenção de vômitos e da distensão abdominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário