Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chá de Picão

Desta vez, vamos com um chá para curar a icterícia, o nome correto dado à coloração amarelada sobre a pele acompanhada de mucosas causadas por acúmulo de bilirrubina no organismo (hiperbilirrubinemia). Acompanhando a tendencia comum de se manifestar em recém nascidos e crianças, (chegando a receber o nome de icterícia neonatal), este remédio natural feito com picão (Bidens Pilosa) regulamentado pela ANVISA é para uso infantil.


Você vai precisar de:

* 2g (uma colher de sobremesa) de folhas de picão
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e, após desligar o fogo, acrescentando as folhas de picão, deixando descansar, tampado, por alguns minutos.
Posologia

Beber uma xícara de quatro vezes ao dia
Precauções

Evitar durante a gravidez
Fonte:Receita Natural

Inclua os cogumelos na sua alimentação!

Veja como este alimento é capaz de beneficiar a sua saúde!


Já faz algum tempo que os cogumelos invadiram a culinária brasileira e ganharam um espaço considerável em receitas que fazem parte do nosso cotidiano. O que muitos não sabem é que este alimento possui quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e da soja e acima de alguns vegetais e frutas. Além disso, é rico em vitaminas e tem baixo teor de gordura e carboidratos. Para quem quer emagrecer, é excelente!

“Os cogumelos são encontrados em várias versões: Frescos, secos ou em conserva. Os frescos estragam rapidamente e, por isso, devem ser consumidos logo após a compra. Os secos têm data de validade estendida e devem ser hidratados por aproximadamente 30 minutos antes do preparo. Já as conservas devem ser evitadas pela perda de nutrientes e excesso de sódio”, destaca a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Quando o assunto é a saúde, pesquisas comprovam que este fungo estimula o sistema imunológico. Como qualquer outra proteína, traz mais energia ao organismo e deve ser consumido por pessoas que praticam atividades físicas diárias. Para os chineses, os cogumelos auxiliam no combate a problemas respiratórios e garantem longevidade a seus apreciadores.

Se você quer se beneficiar de todas estas maravilhas, a boa notícia é que o cogumelo é um alimento bastante dinâmico e pode ser usado em risotos, saladas, massas, omelete e saladas. “Vale lembrar que nem todos os tipos de cogumelos são comestíveis. Os mais comuns são: Shitake, champignon, paris, shimeji, funghi e porcini”, conclui Lilian.
suadieta

Chá de papaia possui alto poder anticancerígeno

O extrato de papaia não é tóxico ao organismo e ajuda na cura do câncer.

A cada dia que passa, pesquisadores de todo o mundo investem pesado na descoberta da cura e prevenção do câncer. A doença já é conhecida como o mal do século. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Flórida (UF) descobriram no chá do extrato de folha de papaia propriedades que combatem vários tipos de câncer.

O pesquisador Nam Dang, da UF, e um grupo de cientistas japoneses, documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores. No estudo, eles utilizaram um extrato de folhas secas de papaia e descobriram que os efeitos anticancerígenos eram mais fortes quando as células recebiam maiores doses de chá, disse a UF.

Pela primeira vez, um estudo comprovou que o extrato de folha de papaia estimula a produção de moléculas essenciais do tipo citoquinas Th1. Esta regulação do sistema imunológico, junto ao combate direto do tumor em vários tipos de câncer, sugere possíveis estratégias terapêuticas utilizadas pelo sistema imunológico para combater o câncer.

E as boas notícias não param por aí! Pelo fato de o extrato de papaia não possuir nenhum efeito tóxico nas células normais, várias conseqüência devastadoras comuns em muitas terapias anticancerígenas, neste caso, são evitadas.
suadieta

terça-feira, 27 de abril de 2010

Consumo de uva reduz risco de doenças do coração e de diabetes

27/04/2010 às 14h02:

Fruta ajuda a melhorar funções cardíacas e diminuir problemas de síndrome metabólica
Do R7
Flickr/Divulgação 
Foto por Flickr/Divulgação
Depois de três meses, os ratos que receberam a mistura de uvas
diminuíram sua pressão arterial e melhoraram a função cardíaca
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluíram que consumir uvas pode reduzir riscos de doenças do coração e a síndrome metabólica - excesso de gordura na barriga. Isso acontece por causa dos antioxidantes contidos na fruta. A síndrome metabólica afeta em média 59 milhões de americanos e é geralmente a propulsora da diabetes tipo 2.
Os pesquisadores estudaram os efeitos dos tipos mais comuns de uva (verdes, vermelhas e roxas), que foram misturadas e integradas na dieta de ratos de laboratório, parte deles consumistas de uma dieta altamente calórica, no melhor estilo americano.

Todos os ratos usados na pesquisa são de uma raça mais propensa a ter sobrepeso. Depois os pesquisadores compararam os ratos que consumiram a mistura enriquecida de uvas e os que não receberam. Entre estes últimos, adicionaram as calorias e o açúcar ganho pelos outros pela mistura de uvas.
Depois de três meses, os ratos que receberam a mistura de uvas diminuíram sua pressão arterial, melhoraram a função cardíaca e reduziram indicadores de inflamação no coração e no sangue comparado aos ratos que não consumiram a mistura de uvas.
Diante do resultado, Steven Bolling, cirurgião do laboratório de proteção cardiovascular e um dos pesquisadores, afirma que uma dieta rica no consumo de uvas pode ter efeitos benéficos para a saúde.
- O efeito dos antioxidantes é ativado para proteger as células do coração causadas pelo efeito da síndrome metabólica.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Chá de Carqueja

O chá de carqueja é mais um dos medicamentos fitoterápicos regulamentados pela ANVISA. Como já muitos sabem, a carqueja (Baccharis trimera) atua no sistema digestório, melhorando a má digestão, chamada dispepsia.

Você vai precisar de:

* 2,5 g (duas colheres e meia de chá) das partes aéreas da carqueja
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão, colocando a água para ferver e, quando chegar ao ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente a carqueja. Deixe abafado por alguns minutos.
Posologia

Beber uma xícara de chá de duas a três vezes ao dia.
Cuidados

* Grávidas devem evitar o uso sob o risco de promoção de contrações uterinas
* Evitar uso com medicamentos de diabetes ou hipertensão.
* O chá de carqueja pode fazer baixar a pressão
Receita Natural

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Compressa de Arnica

Alternativa de preparo da compressa que é eficaz em casos de traumas, contusões, torções, edemas devido a fraturas e torções e hematomas em uso adulto ou infantil


Arnica
Você vai precisar de:

* 3g (uma colher de sopa) de flores de Arnica
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Deixe a água em ponto de fervura e, desligue o fogo. Acrescente as flores de arnica e deixe descansar, tampado por alguns minutos.
Posologia

Aplicar compressa na área a ser tratada de duas a três vezes ao dia
Precauções

* Este não é um chá de arnica, portanto, não utilizar por via oral, sob pena de desencadear gastrenterites e distúrbios cardiovasculares, falta de ar e até morte.
* Também não se deve aplicá-lo em feridas abertas.
* Em casos isolados, pode provocar reações alérgicas na pele como vesiculação e necrose.
* Não utilizar por um período superior a 7 dias ou em doses aumentadas pois o uso prolongado pode provocar reações do tipo dermatite de contato (irritação da pele), formação de vesículas e eczemas
Receita Natural

sábado, 17 de abril de 2010

Chá de mulungu

Podemos usar mulungu (Erythrina verna) também para acalmar os ânimos: seja por ansiedade ou insônia, desde que em form mais leve, o mulungu atua como calmante suave. A receita aqui descrita está conforme regulamentação da ANVISA. Confira:


4 a 6 g (de duas a três colheres de sobremesa) da casca do mulungu
150 ml (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Como se trata de uma parte mais dura da planta, para retirar as propriedades do mulungu, deve-se colocar a casca para ferver junto com a água por alguns minutos.
Posologia

Beber uma xícara do chá de duas a três vezes ao dia
Cuidados

Não utilizar mais do que três dias seguidos.
Fonte: Receita Natural

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chá de Castanha da Índia


Para fragilidade capilar e insuficiência venosa que geram problemas de circulação e consequentemente varizes e hemorroidas. Este remédio para além do fato de ser natural, também é regulamentado pela ANVISA. Usaremos a castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) para uso adulto.
Castanha da Índia

Castanha da Índia
Você vai precisar de:

* 1,5 g (meia colher de sopa) de sementes de castanha da índia com a casca
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

O processo de preparo do chá é por decocção, isto é, acrescente as sementes de castanha da india na água de deixe ferver por cinco a dez minutos para extrair as propriedades.
Posologia

Beber uma xícara de chá duas vezes ao dia, após as refeições.
Precauções

* Não utilizar durante a gravidez, lactação, ou em casos de insuficiência hepática e renal, como também em casos de lesões da mucosa digestiva em atividade.
* Altas doses do chá pode causar irritação do trato digestivo, náusea e vômito.
* Não utilizar junto com medicamentos anticoagulantes.
Receita natural

Suco de Uva


Consumidores de suco de uva natural têm memória privilegiada e têm menos chances de adquirir Alzheimer...

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos EUA, chegou à conclusão que os antioxidantes existentes no suco de uva ajudam a memória. Segundo a pesquisa, as pessoas que tomam a bebida de forma natural, têm melhor memória do que as que evitam consumir o produto em seu dia a dia.

As enzimas, minerais e vitaminas que podem melhorar a memória são encontradas em grande escala na casca da fruta ou em seu composto.

Um estudo mais antigo, datado de 2006, concluído pela Universidade Vanderbilt indicou que beber sucos de frutas e vegetais pode diminuir os riscos do desenvolvimento do Alzheimer. Segundo a pesquisa, as chances de adquirir a doença são 76 % menores.

Equipe Bem Star

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sucos desintoxicantes

Bebeu ou comeu demais? Existem sucos que são verdadeiros desintoxicantes e colaboram para o bom funcionamento do intestino

Ninguém escapa de uma orgia alimentar de vez em quando. O abuso pode provocar problemas digestivos, estomacais, hepáticos e intestinais. Mas sem precisar fazer o uso de remédios, é possível aliviar a intoxicação dos cinco sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, rins e pele.

Selecionamos dois sucos que devem ser preparados e tomados em jejum, logo ao despertar. Depois, é preciso aguardar um mínimo de 30 minutos até a refeição matinal.


Suco de maça com hortelã

2 maçãs com casca e sem semente picadas
1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em meio copo de água filtrada
1 xícara de chá digestivo
Suco de 1 limão
1 xícara de folhas e talos de hortelã fresco

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente

Suco de melancia e hortelã

1 xícara de melancia em cubos com sementes
1 xícara de folhas e talos de hortelã fresco
Suco de 1 limão

Bata tudo no liquidificador.

Os benefícios do abacaxi

O abacaxi é uma fruta muito rica em vitaminas e pertence à família das bromealiceas ele pode ser cultivado em qualquer região quente do planeta, ele é um alimento que tem uma incrível aceitação no mundo inteiro independente de ser natural ou industrializado, é rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B ainda contém minerais como cálcio, manganês potássio, ferro e fibras os quais são muito importantes para ter uma vida saudável, tem uma enzima muito poderosa chamada bromelina, algumas pesquisas revelam que essa enzima ajuda na redução de algumas inflamações e contribui para a digestão, para quem tem o grupo sanguíneo A é muito importante contendo fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Ele é bem interessante na culinária também pode fazer parte de sucos deliciosos e de alguns modos de preparação alimentícia como sorvetes, saladas, bolos, frangos com abacaxi, além de cremes hidratantes e xampus.
O abacaxi é um alimento energético e o suco dele em um copo de 250 ml contém em média 150 calorias o que pode te manter forte durante o dia inteiro sem sentir muito sono, ideal para quem trabalha muito tempo em uma posição só.
E tem mais uma qualidade contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal. Faça do abacaxi uma fruta de consumo diário em seu dia a dia, não deixe faltar assim como as outras, quanto mais rica for a sua alimentação com as frutas melhor será.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Linhaça: efeitos do consumo

Segunda-feira, 12 de abril de 2010

Linhaça: mito ou verdade?

O processo inflamatório subclínico encontra-se associado à prevenção e controle de um agrupamento de fatores de risco (FR) cardiovascular, hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes mellitus, dislipidemia e aumento de depósito de gordura visceral (abdominal); entretanto, outros novos indicadores de risco têm se tornado relevantes neste contexto. Indicadores inflamatórios, hormonais e nutricionais parecem estar correlacionados com o estilo de vida e suas modificações.

A semente de linhaça tem sido reconhecida como um alimento rico em fibras e n-3, entretanto, um novo constituinte de sua composição nutricional tem merecido atenção pelo seu papel anti-inflamatório e antioxidante.: as lignanas, que em contato com a microflora intestinal humana transformam-se em enterolignanas, especialmente, enterodiol e enterolactona.

Conhecer os efeitos destas enterolignanas sobre os indicadores antropométricos, bioquímicos, inflamatórios, hormonais e nutricionais, em sujeitos sedentários, com FR relacionados ao estilo de vida moderna, bem como, as diferentes características na composição nutricional da dieta podem interferir no perfil inflamatório, independentemente, da presença das enterolignanas provenientes da semente de linhaça constituíram o objetivo de um estudo intervencional realizado na cidade de Itu, desenvolvido pela Dra Roberta Cassani, com apoio do HCFMRP/USP e FAPESP.

Avaliou-se 52 funcionários masculinos de uma indústria alimentícia, os voluntários foram divididos em 4 grupos de pesquisa, um grupo controle, e três grupos com dietas isocalóricas e diferentes características no % de carboidratos (CH) e acréscimo de semente de linhaça em pó ou arroz cru triturados. Atualmente, mediante o perfil de risco encontrado em nosso meio, caracterizado, especialmente pelo sobrepeso, com depósito de gordura abdominal aumentado e níveis de triglicérides elevados e resistência à insulina devido a ingestão aumentada de CH altamente processados.

A avaliação de nossos dados podem sugerir que dietas com controle do % de CH total ingeridos e a adição de um alimento rico em lignanas constitui uma estratégia inicial relevante, para prevenção e controle da inflamação subclínica, e consequentemente, de fatores de risco cardiovasculares, o que pode contribuir na redução da morbi-mortalidade à eles associada.
www.itu.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Anis Estrelado – Propriedades Medicinais

Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. É considerado uma especiaria. Possui um aroma idêntico ao do anis, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

É conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu). (Fonte: Wikipedia)
Anis Estrelado

Anis Estrelado
Nomes Populares:

* Anis-estrela,
* anis-estrelado,
* anis-verdadeiro,
* anis-da-sibéria,
* badiana,
* badiana-de-cheiro,
* estrela-de-anis,
* funcho-da-china,

Propriedades:

* É anti-séptica,
o aromática,
o calmante,
o estimulante,
o expectorante.
* Eficaz em casos de bronquites,
o tosses,
* Alivia o cansaço,
* Melhora a digestão,
* Atua como diurética.

Cavalinha



Cavalinha


* 3g (uma colher de sopa) das partes aéreas de cavalinha,
* 150 mL (uma xícara de chá) de água

Preparo:

Prepare uma infusão: leve a água ao fogo e, quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione a cavalinha. Tampe e deixe abafado por alguns minutos.
Posologia

Utilizar uma xícara de chá de duas a quatro vezes ao dia.
Cuidados

* Evitar em casos de insuficiência renal ou cardíaca,
* Pode causar alergia em pessoas sensíveis à nicotina,
* Em excesso, pode causar irritações gástricas e no sistema urinário.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chá de Alho

Como no caso do remédio para colesterol alto, onde é feita uma maceração do bulbo, o alho também pode ser utilizado na forma de chá. Neste caso, o chá de alho traz benefícios semelhantes, sendo muito indicado para substâncias que previnem doenças cardíacas, como anti-inflamatório, antibactericida, combate os radicais livres.

No entanto, diferente do que algumas pessoas acreditam, não há nenhuma associação entre o chá de alho e o emagrecimento.


Alho
Você vai precisar de:

* um dente de alho
* uma xícara de água
* uma colher de mel

Modo de Preparo:

Amasse o alho e acrescente uma colher de mel em uma xícara. Enquanto isso, deixe a água em ponto de fervura. Depois despeje a água sobre o alho de deixe em tampado por cerca de dez minutos.
Posologia

O ideal é beber antes de se deitar.
Precauções

* Apesar do uso infantil, menores de três anos não devem ingerir, bem como pessoas com gastrite e úlcera, hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue).
* Também não utilizar em casos de hemorragias e com medicamentos anticoagulantes
* Em excesso pode causar desconforto gastrointestinal
* E não utilizar nos 10 dias antecedentes à uma cirurgia.
Receita Natural

terça-feira, 6 de abril de 2010

Benefícios da Babosa


Em casos de câncer de origem ionizante e biológico, gastrite e úlceras, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares, obesidade, artrite reumática e gota, artrose e osteoporose, problemas de próstata e infecções ginecológicas, cálculos renais e alergias respiratórias como asma e bronquite e problemas dermatológicos como psoríase e aczemas.

Entre as inúmeras qualidades da Babosa, se destacam a sua ação antiinflamatória, o fortalecimento do sistema imunológico.

Autor: Antônio Ventura  Em: Medicina Natural
Essa é uma parte do benefício que a Babosa pode fazer pela saúde do homem.

Principais componentes da babosa



Dentro de uma folha de Aloe Vera contém mais de 75 substâncias que se dividem nos seguintes grupos:
Vitaminas:
Contém um grupo enorme delas. As vitaminas C e E, com ação antioxidante, Beta caroteno – a precursora da vitamina A. É também uma das poucas plantas fontes de vitamina B12.
Minerais:
Magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro.
Aminoácidos:
O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e Aloe Vera gel possui 20 deles. E mais importante ainda, é que ele fornece sete dos oito aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo corpo e por isso precisam ser adquiridos diariamente.

Açúcares:

Está incluída no gel a longa cadeia de polissacarídeos que agem no sistema imunológico, o Acemannan é um dos principais.
Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até a puberdade, após esta fase precisa ser absorvida através de alimentos.
Enzimas:
As lípases e proteases as quais quebram as moléculas dos alimentos e auxiliam na digestão, e também a carboxipeptidíase que está envolvida no processo antiinflamatório.
Esterol da planta:
Os três tipos principais agem como um forte agente antiinflamatório.
Lignina:
Essa substância dá ao gel da Aloe sua habilidade de penetrar e alcançar a camada mais funda da pele.
Saponina:
É uma substância que aplica uma potente função anti-microbial contra as bactérias, vírus e fungos como cândida e micoses.
Antraquinonas:
Os mais importantes são a aloína e a emodina, e juntos se transformam em um forte analgésico e são responsáveis por processar as atividades antibactericidas e antivirais.

Ácido Salicílico:

Esse componente da aspirina é um antiinflamatório e quando usado topicamente ajuda a diminuir a morte dos tecidos.
Uso para tratamento Interno.
As mais usadas como medicamento e tratamento interno são:
Aloe Vera (Barbadensis miller) e Aloe Arborescens  estas duas podem ser usadas internamente a menos que a pessoa seja alérgica a Babosa. De acordo com “Michael Peuser” menos de um por cento da população possui algum tipo de rejeição a planta.
Teste de sensibilidade.

Para comprovar isso é só colocar o gel da planta atrás dá orelha e deixar umas duas horas. Se houver qualquer tipo de vermelhidão, erupção ou bolhas cutâneas na área. A pessoa não deve fazer o uso da planta.
Faça o teste e acompanhe os sintomas, se você fizer parte dos 99,99% que podem usufruir dessa maravilha da natureza, seja feliz.
Usufrua dos benefícios da Babosa de forma consciente. Quando lhe for possível use a planta in natura pois nada supera a planta fresca em se tratando de resultados para a recuperação da saúde.
Minha família toda usa e todos nós temos nossa plantinha em casa. Em várias partes do mundo as pessoas usam a babosa de diferentes formas e você pode estar fazendo o suco de frutas e adicionando o gel da planta. Beneficiando assim dos resultados para toda a saúde.

Segredos do Acemannan

Sabemos agora que um dos ingredientes ativos da Babosa é o carboidrato complexo, chamado “acemannan”.
Edição: Antônio Ventura  Em: Medicina Natural
Este ingrediente tem demonstrado ser um tratamento eficaz para várias formas de vírus e também aumenta a capacidade do sistema imunológico.
O Gel da Aloe vera (nome científico da planta conhecida como babosa), contém alto teor de uma substância chamada  Acemannan.
Sua estrutura química é representada por uma longa cadeia em forma de sacarídeos (açúcares) e pertence ao grupo dos mucopolissacarídeos.

Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até o período da puberdade. Após esta fase ela precisa ser absorvida através da alimentação.
Acemannan é parte constitutiva de todas as membranas celulares e sua presença é o que faz aumentar a resistência imunológica do organismo contra parasitas, vírus e bactérias causadores de enfermidades.
O Acemannan é a base de todas as células do tecido conjuntivo, inclusive a pele, as mucosas, os tendões, articulações, as cartilagens e a parte de que se originam os ossos.
Acemannan é particularmente essencial ao perfeito funcionamento do líquido sinovial, que é a substância do organismo presente nas articulações. Pode prevenir a ocorrência de afecções como a artrite, e em casos agudos, podendo curar. Promove a absorção de água e nutrição do trato digestivo.
O Dr. John C. Pittman explica em seu relatório de pesquisa em “Health Consciousness” (vol.13, no. 1/1992), o seguinte: “Acemannan possui propriedades antivirais, antibacterianas e antimicóticas, que podem ajudar a controlar infestações por Cândida e estabilizar a flora bacteriana dos órgãos digestivos”.
Acemannan estimula a movimentação dos órgãos digestivos e contribui para a eliminação, pelo intestino grosso de proteínas estranhas causadora de alergias.
Acemannan tem efeito direto sobre as células do sistema imunológico. Ativa e estimula macrófagos, monócitos, anticorpos e também linfócitos T (células cujo papel é aumentar a resistência imunológica do organismo).
Experimentos de laboratório mostram que Acemannan serve de ponte entre proteínas estranhas e macrófagos (células matadoras) e favorece uma enormidade a captação dessas proteínas estranhas pelos macrófagos.
Esta função de ponte funciona como chave para o fortalecimento imunológico do núcleo celular, que em infecções, tal como HIV/AIDS estão em quantidade insuficiente.
Células protegidas pela presença de Acemannan não mais podem ser destruídas pelos vírus agressivos da AIDS/HIV. Os leucócitos recebem da Acemannan a mesma proteção.
Acemannan quebra a capa das proteínas de células cancerosas. Desta forma, células defensoras podem agredir e eliminar efetivamente as células e tumores (do câncer, por exemplo). Acemannan protege a medula contra os prejuízos causados por venenos químicos e drogas impregnadas.
Por estar presente na membrana celular, o Acemannan pode proporcionar esta abrangente função imunológica e propicia a um só tempo, tanto a desintoxicação como a atividade preventiva contra doenças. Essa desintoxicação influencia em todo o corpo, e tem como conseqüência uma enorme energização.
A força imunológica de Acemannan encontra-se também nas raízes de Ginseng, Astragalus (erva chinesa), cogumelos Reishi e Shiitake, como também na famosa barbatana de tubarão.
Além destes principais efeitos do Acemannan, encontramos ainda no Gel da Babosa  as seguintes substâncias: mais de 13 mucopoli e monopolissacarídeos, 11 antraquinonas, 20 espécies de sais minerais, 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoácidos (7 essenciais e 11 secundários), 4 ácidos graxos essenciais, saponinas, ligninas e óleos etéricos.
Curas através dos recursos da Natureza
Nosso corpo é formado por muitos sistemas inter-relacionados: sistema digestivo, respiratório, circulatório, imunológico e outros. As emoções que nos animam, participam do complexo sistema psíquico. Em algumas visões, existem também sistemas transcendentes ou espirituais que interagem com nossa biologia e psique.
Nessa perspectiva, o quadro clínico chamado “doença”, advém do desequilíbrio ou desarmonia na relação entre todos esses sistemas.
A cura dos sintomas ou de suas causas é buscada e realizada através de variadas práticas curativas, como: medicina alopata, homeopata, ortomolecular e oriental e terapias psicológicas. A eficácia relativa de cada uma delas depende da maestria do terapeuta, da crença do paciente e da adequação da intervenção proposta.
É na natureza que estão as fontes de equilíbrio e harmonia. As áreas biomédicas e bioquímicas já reconhecem, em várias plantas, substâncias que atuam na recuperação do equilíbrio do nosso corpo, reduzindo ou eliminando as manifestações das chamadas “doenças”.
Entretanto, algumas curas realizadas pelas plantas não se explicam apenas pela presença dessas substâncias. Existe algo mais, seja na proporção quantitativa entre elas, seja em princípios ativos nelas contidos, ainda não estudados e reconhecidos pela medicina ou pela bioquímica.São curas inegáveis.
A Babosa é uma das plantas conhecidas, desde a antigüidade, por suas propriedades curativas quase miraculosas, em muitas circunstâncias. Por exemplo, o suco da babosa tem feito desaparecer sintomas, ou mesmo curado, muitas doenças sistêmicas como: reumatismo, artrite, artrose, osteoporose, bursite, gastrite, diverticulite, hemorróidas e outras, além de afecções de pele, como psoríase, acne, manchas, lúpus, etc.
Além de vitaminas, minerais e aminoácidos, descobriu-se, recentemente, que a babosa contém Acemannan, uma substância que produzimos em nosso corpo somente até a puberdade.
Ela participa ativamente dos tecidos epiteliais, do líquido sinovial contido em nossas juntas e na dinâmica das células fagócitas do Sistema imunológico. Provavelmente é pela ação do Acemannan que a babosa influi no fortalecimento do Sistema Imunológico, tão importante nos processos de cicatrização e de combate a infecções.
Mas, as inúmeras e miraculosas curas que a Babosa tem realizado, ao redor do mundo, transcendem à capacidade curativa, até agora conhecida, de suas substâncias, tendo ainda muita coisa a ser aprendida sobre outros benefícios dessa planta.

Sucos de Luz do Sol

Doce Limão
Nunca estivemos tão distantes e desconectados da natureza. Mesmo os praticantes do vegetarianismo, podem estar escondidos por trás de uma grande fachada de ilusão, e ter péssimos hábitos alimentares. Diante de um alimento fresco e vivo, grande parte das pessoas não sabem de onde vêem ou como consumi-lo adequadamente.
Cegueira da ilusão: por que frutos alquímicos da natureza, plenos de energia vital e cósmica, precisam ser refinados, aditivados com sintéticos, super cozidos, congelados, “microondeados”, encaixados, engarrafados? 
Neste caminho desnaturamos o alimento, acidificamos nossa alimentação, nos afastamos da natureza, a do planeta e a nossa. Esquecemos que fazemos parte da natureza, do contato com a terra, com a água, com os alimentos. Adoecemos porque nos afastamos da origem. Os alimentos cozidos desencadeiam no organismo humano dificuldades digestivas, acidificação e estruturas viciantes. Isto é, cada vez mais o organismo deseja doses mais ácidas, e essa acidez gera euforia e depressão exatamente como acontece com as drogas. Um círculo vicioso, que torna “normal” quem vive nele e “anormal” quem sai por não se identificar com ele.
Mas existem maneiras de trazer a nossa vida de volta à vida. Sem radicalismos, ninguém precisa mudar 100% sua alimentação e escolher por viver somente da alimentação crua e viva. Até porque a intoxicação é tanta, tão imensa, que muitos organismos não agüentariam tal choque, tal como uma desintoxicação de drogas pesadas.
Segundo Ana Branco: "Na Alimentação Crua e Viva, tudo o que estamos acostumados a comer impunemente são drogas: açúcar branco ou mascavo, pão integral com tofu, peixe grelhado, caldinho de feijão com arroz, biscoito de água e sal, sorvete de creme, etc." Isso porque os alimentos industrializados e as misturas de amido com proteína são altamente acidificantes, causando dependência. Mas Ana não "prega" a sua maneira de alimentação. Segundo ela, é "só para os que escolhem ser o que sempre foram". No entanto, ela dá receitas para que qualquer pessoa possa incorporar a força dos alimentos vivos no dia-a-dia, mesmo que não tenha intenção de abandonar de vez seus velhos hábitos de alimentação cozida e processada.
As principais ferramentas da Alimentação Crua e Viva são:
1) As sementes germinadas - alimento biogênico (que gera e acorda a vida).
2) O Suco de Luz do Sol - o puro leite da natureza, um coquetel de clorofila (nutrição e desintoxicação).
Trata-se de um novo caminho. Para quem decidiu, chegou a hora de praticar uma alimentação que alcaliniza, mineraliza e vitaliza: “acorda”. As células, os líquidos corporais, os tecidos, os órgãos e vísceras, os sistemas, o organismo, A Vida.
Quando a semente germina, torna o solo e tudo o mais alcalino, e alcalinização é sinônimo de vitalização, força, vida em gestação, em expansão. Quando deixamos a semente de molho em água à noite, sua latência termina e se dá início a liberação de comandos: é hora de germinar, de expandir, de virar planta, de perpetuar. Durante este “despertar” da semente ocorre uma ampliação do valor nutritivo e vibracional em até 20 mil vezes. Difícil explicar, pois é a alquimia da natureza acontecendo. O invisível da energia telúrica (da terra), da energia cósmica e solar, ofertadas em prol da propagação da vida.
Mais fácil é vivenciar.
Sementes e grãos germinados são a base da alimentação viva. Puras, misturadas, trituradas nos sucos ou preparos culinários os mais criativos. Suco de Luz do Sol, é um suco verde, rico em clorofila (folhas e brotos), frutas, raízes e sementes germinadas. A energia solar, estocada em todos os ingredientes, principalmente nas folhas verdes (mínimo 50% da composição dos sucos), será “bebida” em copos. Quantas vezes por dia for necessário (cada toma um novo suco, pois devem ser tomados imediatamente após preparo). Quanto mais doente e intoxicado, menor a dose, porém maior a frequência de tomas/dia.
Fáceis de digerir, até porque seus ingredientes estão plenos de enzimas digestivas, estes sucos são assimilados pelo organismo em 30 minutos máximo (quando em jejum), acelerando processos de desintoxicação, alcalinização, vitalização e cura. 
Tomando o Suco de Luz do Sol todos os dias, a pessoa vai aos poucos recuperando sua vitalidade, criatividade, equilíbrio e lucidez. Não precisa ter pressa, basta ter ritmo.

A Receita Básica
Ingredientes:
  • 1-3 maçãs picadas com casca e sem semente (a maçã irá dar o tom de doçura do suco). Iniciantes precisam colocar mais maçãs para irem se adaptando aos novos sabores, principalmente das folhas.
  • Opcional: 1 pepino médio (cuidado pepinos não orgânicos contém elevado teor de contaminação por agrotóxicos). Sua principal função é ser o socador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.
  • 3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, rama da cenoura).
  • 3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira.
  • 1 xícara (chá) de girassol (com  ou sem casca) germinado (2 mãos/pessoa).
  • 1 cenoura ou meia beterraba.
  • Suco fresco de 1-2 limões (o responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais).
  • Opcional: 1 xícara (chá) de legume picado como abóbora ou chuchu.
Preparo:
Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco do limão e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Se não quiser usar o pepino, costumo dobrar uma folha de couve e usá-la com a mesma função. Coe num coador de pano -panela furada- e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente. 
Comentários
1) Os ingredientes precisam ser necessariamente crus, maduros e frescos. Idealmente orgânicos. JAMAIS hidropônicos pois esse tipo de cultura é 100% artificial, gerando produtos inchados e com absurdo/perigoso desbalanceamento mineral.
2) Sobre as questões de proporções e combinações, confira nos links abaixo o que recomendo como leitura e aprofundamento.
3) Sobre escolhas dos ingredientes é importante seguir a receita básica enquanto Suco de Luz do Sol. Entretanto, uma vez minimamente desintoxicada e informada sobre as combinações básicas, a pessoa já precisa escutar a sua fome orgânica que é sana (diferente da fome afetiva que ,em geral, não é sana). A fome orgânica tem o valor de falar mais alto e ser mais verdadeira do que as regras de alguém de fora do seu corpo, das suas células.  Ou seja, quando sinto vontade (sintonia com) de colocar manga ou abacaxi no meu suco, respeito o meu Ser somente.
4) Sobre o limão, como estudiosa, química e cientista, claramente que não concordo com a limitação proposta pela Ana Branco do Bioship. Aliás, uma das principais funções do limão é exatamente a da mineralização, aumentando a biodosponibilidade dos micronutrientes presentes nos demais ingredientes dos sucos desintoxicantes, verdes e de Luz do Sol. Uma prova fácil é fazer ao mesmo tempo um suco verde ou de Luz do Sol usando o limão e outro mesmo suco sem o uso do limão.
Será assim observado que o suco preparado sem o limão irá ficar em tom verde-marrom, revelando rápida oxidação e o segundo suco (com o limão), permanecerá de um verde vivo (como o da imagem acima) até a hora da toma.
Estudo em mesa radiônica revela:
Qualidade nutricional e vibracional do Suco de luz do Sol sem uso do limão: 90%
Qualidade nutricional e vibracional do Suco de luz do Sol com uso do limão: 100% = PLENA