LAURUS PERSIA, LINEU
PERSEA GRATISSIMA, GAERTN.
PERSEA AMERICANA, MILL.
Família das lauráceas
SINONIMIA- Árvore que pode atingir até 20 metros de altura, possui caule pouco reto e é considerado, também, como ornamental, devido ao seu elegante porte. Sua s folhas são ovais, elípticas, coriáceas, alternas, pecioladas, de cor verde escura na parte superior e mais claro na parte inferior. Medem de 12 a 20 cm de comprimento por cinco a nove cm de largura. Suas flores são pequenas, de cor amarela ou branco esverdeado. Seu fruto tem formato de uma pêra, cor verde ou violácea e mede de 12 a 20 cm de comprimento e 15 cm de largura. O abacate é muito apreciado por conter uma polpa de cor verde amarelada, comestível, muito saborosa. Deste fruto se extrai um óleo, de cor amarelo esverdeado, muito utilizado na indústria de cosméticos. Esta árvore fornece uma madeira macia e compacta que é utilizada na marcenaria. São encontradas as seguintes substâncias na polpa do fruto: margarina,ácido málico, amido, estearina, glicose e ácido acético.
As folhas novas contêm o principio amargo denominado “Abacatina”. Alguns autores acreditam que esta planta seja originária da Pérsia, porém há outros que afirmam que ela deve ser oriunda do México ou da América Central. Certo é que vegeta em muitos países, sendo bem difundida em todo Brasil. A análise da polpa madura do Abacate apresenta esta composição:
Água..............................71,51%
Proteínas..........................2,15%
Matérias Graxas.............19,31%
Hidratos de Carbono........5,63%
Cinzas...............................1,36%
Contem ainda vitaminas e sais minerais.
USO POPULAR – o abacate, alem de muito rico em nutrientes, apresenta um sabor delicado, que o torna uma das frutas mais consumidas no País. A sua polpa contem um óleo rico em vitamina, A,B,D,E,G, alem de lecitina e fitosterol, que lhe confere propriedades anti raquíticas. A decocção ou o infuso das folhas do abacateiro tem emprego no tratamento de diarréia, reumatismo, infecção das vias urinárias, bronquite, alem de se constituir em um poderoso colagogo e diurético. A casca do abacateiro é vermífuga e bastante eficaz no tratamento de hemorróidas. O caroço do abacate, reduzido a pó, em infusão, é largamente usado na Amazônia, como Tonico do couro cabeludo e debelador de eczemas, alem de oferecer uma tinta negra muito empregada pelos indígenas párea tingir seus utensílios.
Fonte: Livro Plantas Medicinais de uso na Amazônia - Cultural Cejup pg. 9 e 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário