Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Farinha de Coco e seus benefícios

Foto:bruxinhadolar.blogs.sapo.pt
O fruto do coqueiro é chamado de coco da baia, cujo nome científico é Cocos nucifera. O coco é um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa, ou seja, é um tipo de fruto carnoso com apenas uma semente. A casca ou mesocarpo é a película fibrosa de cor mais escura que envolve o “caroço” (endocarpo lenhoso). Este endocarpo apresenta três poros de germinação visíveis na superfície exterior.

Da polpa, parte interna branca e gordurosa, são extraídos diversos produtos, entre eles: o leite de coco, o coco ralado e o óleo de coco. Este último tem merecido destaque devido suas propriedades nutricionais.

Pesquisas têm mostrado que o óleo de coco pode contribuir para o aumento do HDL colesterol, aumentar a resposta imunológica contra diversos micro-organismos, além de agir no combate aos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Cerca de metade do ácido graxo de cadeia média presente no óleo de coco é o ácido láurico. Ao chegar ao intestino o ácido láurico sofre ação da enzima lípase e se transforma em monolaurina que apresenta ação antimicrobiana, antiviral e antiprotozoária. Além disso, o ácido láurico também contribui para melhorar a capacidade imunológica do organismo, age como anti-inflamatório, antioxidante, pode contribuir para prevenção de obesidade e redução de gordura abdominal.
Outro ácido graxo que merece destaque no óleo de coco é o ácido cáprico (7% do óleo de coco). No organismo é transformado em monocaprina que apresenta importante ação antimicrobiana.

Por ser um alimento sem glúten, a farinha de coco pode ser utilizada por portadores de doença celíaca bem como pelos intolerantes ao glúten. Devido ao seu teor de umidade, a farinha de coco confere maciez e leveza às massas, sendo um ótimo ingrediente para o preparo de pães, bolos, biscoitos e tortas, inclusive para enfarinhar assadeiras contribuindo para uma leve crocância. De fácil aceitação e devido à atuação na melhora do sistema imunológico pode ser uma excelente alternativa para enriquecer a alimentação de algumas populações de risco: como crianças e idosos.

Tanto no uso doméstico como industrial a farinha de coco além de uma alternativa para produtos sem glúten contribui para agregar excelente valor nutricional aos produtos e preparações resultando em alimentos mais saudáveis e saborosos.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

2 comentários:

  1. Onde se pode adquirir farinha de côco em Portugal, sabe dizer-me?

    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, já existe franquias mundo verde ai em portugal, nessa loja vende muitos alimentos especiais e saudáveis, e provavelmente você encontrará a farinha de côco.

    Att: Amanda Dantas
    Nutricionista

    ResponderExcluir