Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Memoria turbinada

Ingredientes:
1 e ½ xícara(chá) de água pura
01 colher(sopa) de levedo de cerveja
01 colher(sopa) de clorela, espirulina ou alga azul-verde
02 colheres(sopa) de gérmen de trigo
½ xícara(chá) de suco de maçã
01 colher(sopa) de lecitina em grânulos
01 colher(chá) de óleo de linhaça. Cânhamo ou prímula
01 colher(chá) de vitamina C em pó
01 pitada de estévia.

Essa rica mistura de vitaminas turbina o “QI”, deixando a sua memória clara e ligeirinha o dia todo. Adicione a água apenas para criar uma consistência cremosa e desejada. Procure tomar sempre pela manhã.
Revista 7 dias com você, nº 413 pg. 16


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chá verde

por Renata Velloso

Diversos estudos e reportagens têm demonstrado uma série de benefícios do chá verde para a saúde. Os chineses conhecem há mais de 4.000 anos as propriedades medicinais do chá verde usando-o para tratar todo tipo de doença, de dor de cabeça à depressão.

Pesquisando em sites de artigos científicos com o pubmed pode-se encontrar uma infinidade de artigos que testam as mais diversas propriedades atribuídas ao chá-verde. A maior parte desses estudos comprova os benefícios desde que se fique atento para a qualidade do chá empregada, para o modo de preparo e para a quantidade de chá verde ingerida. Assim, tomar uma vez por mês uma xícara de chá verde de procedência duvidosa, muito quente e ainda adoçado não traz benefícios para a saúde de ninguém.

O que é o chá verde?
Em primeiro lugar a palavra chá só é corretamente empregada para os produtos que contenham a planta Camellia sinensis. O processo de fabricação do chá verde (no qual as folhas não são expostas ao sol para secagem – como é feito com o chá preto) permite que as catequinas presentes nas folhas da planta sejam preservadas. As catequinas são as substâncias encontradas no chá verde que possuem propriedades antioxidantes, elas fazem parte de um grupo de substâncias chamados flavonóides (vamos falar mais sobre eles em outros posts em breve), presentes em uma série de frutas e outros vegetais e tem características semelhantes das vitaminas.

O que significa uma substância ser antioxidante?
Ser antioxidante não significa combater o oxigênio. Significa que elas atuam contra uma reação química chamada de oxidação. Essa é a reação que causa a ferrugem no ferro, os que deixam as frutas expostas ao ar pretas. O contato do oxigênio com algumas moléculas causa essa reação que libera radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis por uma série de danos ao corpo entre eles o envelhecimento da pele.

Quanto chá verde é necessário beber para ter os benefícios?
É difícil dizer exatamente, mas a maioria das pesquisas só comprova os benefícios do chá verde para a saúde quando se toma entre 3 e 10 xícaras do produto por dia, o que dá cerca de 1,000 mg de catequinas.

Quais os benefícios para a beleza comprovados do chá verde?
Entre os diversos estudos feitos com chá verde, foi comprovado que o consumo do produto traz benefícios neurológicos, diminui a incidência de uma série de tipos de câncer como de mama, de próstata e de pele, diminui os níveis de LDL (o colesterol “ruim”) e aumenta os níveis de HDL (tendo assim efeito de diminuir o risco de doenças cardiovasculares), bem como diminui a incidência de diabetes tipo 2.

Em termos estéticos o chá verde seja ele consumido ou usado em produtos cosméticos tem poder de proteção contra os raios solares, ou seja, minimiza os efeitos da exposição solar que é a principal causa do envelhecimento da pele. Isso não significa que quem toma chá verde pode dispensar o protetor solar, mas o seu uso é potencializado e os efeitos são mais duradouros.

O chá verde também tem benefícios comprovados na saúde bucal (e ninguém discorda que a saúde dos dentes é fundamental para a beleza né?), isso porque os componentes do chá verde combatem a placa bacteriana, diminuem a incidência de cárie e a produção de tártaro.

O chá verde também tem sido estudado no combate à obesidade (se bem que para esse efeito acredita-se que o chá Oolong – um outro tipo de preparação com a mesma planta que faz o chá verde e sobre o qual falaremos em breve – tenha efeitos superiores). Estima-se que o consumo de 3 xícaras de chá verde por dia, sem açúcar obviamente, leve a uma queima adicional de 80 calorias (parece pouco, mas se multiplicarmos pelos 365 dias no ano dá 29.200 calorias!!)

Como preparar o chá verde?
Use um saquinho (ou 2-4 gramas se for usar as folhas soltas) de chá verde por xícara.
Leve a água para ferver. Depois de fervida espere a água esfriar por cerca de 3 minutos. Coloque então a água sobre o chá e deixe agir por 3 minutos. Deixe o chá esfriar novamente por mais 3 minutos. Tome sem adoçar (o açúcar além dos malefícios conhecidos ainda atua quebrando parte do efeito benéfico das catequinas presentes no chá verde).

Estudos americanos sobre os chá verde engarrafados têm concluído que no processo de industrialização a maior parte dos benefícios presentes no chá são perdidos, portanto esses produtos não substituem o chá verde preparado em casa a partir das folhas de boa qualidade.
http://bulledebeaute.wordpress.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

domingo, 22 de maio de 2011

Hortela alivia problemas intestinais

Cientistas da Universidade de Adelaide apresentaram estudo inédito sobre as propriedades da hortelã-pimenta na redução das dores causadas pela Síndrome do Intestino Irritado (SII).

Esta patologia é um distúrbio gastrointestinal que causa intolerância alimentar, dores abdominais, estresse, diarreia, intoxicação alimentar e distensão abdominal. A SII atinge um em cada cinco norte-americanos e está presente em mais de 20% da população australiana.

A pesquisa publicada na revista PainInternational, explica como a hortelã ativa um canal “anti-dor” na região do cólon, reduzindo os sintomas causados pelas inflamações no trato intestinal. Agindo através deste canal, denominado TRPM8 a hortelã diminui a nossa percepção da dor. De acordo com o Dr. Stuart Brierley as folhas da erva já são bastante utilizadas em tratamentos prescritos pela medicina alternativa, mas ainda não existiam evidências científicas que comprovassem sua eficácia no alivio da dor.

O efeito anestésico da hortelã se deve ao Mentol – substância contida na erva e que é responsável pela sensação de refrescância. Segundo Dan Linetzky Waitzberg (médico do Hospital Santa Catarina) basta ferver 3 gramas de hortelã em 100 ml de água por aproximadamente cinco minutos para se obter um chá capaz de combater dores de barriga e prisão de ventre.

Para os coordenadores do estudo esse é um passo significativo no desenvolvimento de novos tratamentos clínicos para a Síndrome do Intestino Irritado.Além desse composto que permite o alívio da dor, a hortelã também é rica em muitos outros nutrientes como vitaminas A e C, ferro e cálcio.
Érika Rodrigues
http://www.jornalciencia.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Agoniada

(Plumeria Lancefolia).
Família: Apocináceas.
Outros nomes: Agonium
Descrição: Árvore grande, que medra do sul do Brasil. Madeira rija. Casca muito amarga, folhas oval-alongadas, lanceoladas, peninervadas. Flores de corola de cinco pétalas, de forma semelhante à das folhas.
Uso medicinal: Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atonias gastro-intestinais, nos catarros crônicos, na clorose, nas febres intermitentes, nas menstruações difíceis.
Parte usada: Fôlhas, por infusão.
Dose: Normal.
Fonte: As Plantas Curam pg. 135

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A cebola: O tempero que cura

Além de ser um saboroso tempero, a cebola tem um extraordinário poder curativo. Isso porque possui diversas vitaminas e sais minerais como o enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio, flúor, entre outros.

A cebola também é um ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as úlceras e inflamações de qualquer espécie. Doenças da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins podem ser aliviadas com cebola. Ela abre o apetite e regulariza as funções do estômago. Suas propriedades diuréticas a tornam um depurativo eficaz nos casos de retenção de urina. No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. Como o diabético precisa purificar o sangue, o meio terapêutico mais apropriado é a cebola, porque desinfeta e depura o líquido vital do organismo, eliminando as toxinas.

Por incrível que pareça a cebola ajuda a combater a insônia. Experimente cheirar durante algum tempo, antes de deitar-se, uma cebola cortada pela metade. A sensação agradável se transformará em sono profundo e restaurador das energias.
Por Yasmin Barcellos
equipebemstar


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Benefícios do Abacate

O abacate é encontrado em todas as regiões que possuem solo fértil e calor. Sua safra vai de fevereiro a julho, porém é encontrado quase o ano inteiro em feiras livres e supermercados.
Seu sabor suave, nem doce e nem amargo; sua maciez, abundância e grande valor nutritivo muitas vezes não são valorizados devido ao seu grande teor de gordura e calorias que variam entre 170 a 180.
Porém, pesquisas vem desmistificando essa cultura provando que a gordura presente no abacate não permite que os níveis de colesterol no sangue aumentem.
Além dessa boa notícia, o abacate também possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes, entre eles: Vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Beta sitosterol e Glutationa.

Com todos esses nutrientes o abacate se torna um poderoso alimento para a saúde. Dentre todos os benefícios podemos citar:

· Promoção da saúde dos dentes e gengivas;
· Proteção dos tecidos do corpo através dos antioxidantes presentes na fruta;
· Ajuda a desenvolver células e tecidos saudáveis;
· Redução dos níveis de colesterol total no sangue;
· Aumento do HDL (colesterol bom);
· Ajuda a combater doenças cardiovasculares;
· Ajuda a combater alguns tipos de câncer;
· Diminui a pressão sanguínea;
· Ajuda na formação de ossos e dentes;
· Age contra prisão de ventre;
· Possui ação antiinflamatória;
· Auxilia na desintoxicação do fígado;
· Fornece energia aumentando a disposição;
· Conserva e Restaura pele e cabelo.

Além de todos esses benefícios, também é recomendado a portadores de diabetes por não conter tanta frutose como outras frutas e, segundo alguns estudos, não interferir
no índice glicêmico.


Depois de todas essas informações você ainda pensa que o abacate é um “vilão”?

Mas consuma a fruta com responsabilidade, 3 a 4 colheres de sopa por dia. Consuma de forma saudável como, com algumas gotas de limão, batido com leite desnatado ou como molho para saladas. Nada de adicionar açúcar.

Para saber a recomendação da quantidade ideal de abacate diária para você consulte
seu nutricionista e aproveite os benefícios que essa poderosa fruta tem a oferecer !!!

Imagem: http://belezaesaude.dae.com.br/abacate/
http://www.dicasdenutricao.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 17 de maio de 2011

Angico, cedro e eucalipto para bronquite

Serragem de angico, cedro e eucalipto, coloca-se um punhado de cada em um vidro com mel e vinho.
Expõe ao sol durante 10 dias. Coar, tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Em casos mais graves de 3 em 3 horas.

Livro: Cuidar da Saúde através das plantas

Embora aqui você encontre todas as aplicações de inúmeras plantas, além das diversas maneiras de utilizá-las, lembre-se de que tudo deve ser usado com moderação e preferencialmente sob os cuidados e indicações de um profissional especializado. Não se arrisque inutilmente, tentando a auto-medicação.





Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

Cacto: para Asma


Para asma, corta-se em fatias uma palma(folha). Colocar as fatias em camadas com 01 quilo de açúcar em uma vasilha que não seja de alumínio.
Deixar assim toda uma noite, pela manhã levar ao forno até ficar no ponto de mel. Coar, tomar uma colher três vezes ao dia, durante quinze dias.

Livro: Cuidar da Saúde através das plantas.

Embora aqui você encontre todas as aplicações de inúmeras plantas, além das diversas maneiras de utilizá-las, lembre-se de que tudo deve ser usado com moderação e preferencialmente sob os cuidados e indicações de um profissional especializado. Não se arrisque inutilmente, tentando a auto-medicação.




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários