Cientistas sugerem que a fruta age na prevenção de danos dos radicais livres
O estresse do dia a dia pode ser combatido com um aliado natural: o melão. É o que sugere um estudo recente feito por cientistas franceses, publicado no Nutrition Journal. Os cientistas se basearam em estudos que apontaram relação entre o estresse e a oxidação celular. Segundo os pesquisadores, o melão é rico na substância SOD (superoxide dismutase), principal enzima de defesa antioxidante presente no organismo.
Durante o estudo, foram acompanhados setenta voluntários, com idades entre 30 e 55 anos, e que possuíam estresse diário e fadiga. Metade dos participantes tomou um suplemento dietético com base no suco concentrado de melão, enquanto a outra metade um placebo, uma vez ao dia, durante 4 semanas.
Os cientistas identificaram que o consumo do suco de melão, quando comparado ao efeito placebo, diminuiu sinais de estresse e fadiga apresentado pelo desempenho físico dos indivíduos (dores no corpo, por exemplo), além de problemas para se concentrar e de comportamentos (irritabilidade e atitudes agressivas). Segundo o estudo, esse efeito pode ser decorrente das propriedades antioxidantes que o melão possui, que previnem danos provocados por radicais livres em células e tecidos.
fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10265-melao-pode-ajudar-a-combater-o-estresse
imagem:portalsaofrancisco.com.br
Por Minha Vida - publicado em 01/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário